SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Cientista político alemão teme por ‘desintegração’ da democracia brasileira


jens_borchert

Jornal GGN – Jens Borchert, cientista político da Universidade Frankfurt, acredita que os desdobramentos da atual crise política no Brasil mostram que democracia no país está “se desintegrando”. O especialista alemão afirma que o governo da presidente Dilma Roussef é ruim, mas acha importante que ela termine o mandato. Borchert crê na possibilidade de aumento da violência da instabilidade econômica caso Dilma seja destituída.

Em entrevista ao Valor, Borchert aponta erros tanto da oposição quanto do governo. Ele diz que o fato da oposição pedir o impeachment da presidente logo após as eleições de 2014 é algo que “simplesmente não deveria acontecer numa democracia”, mas também fala na necessidade do governo em corrigir seu rumo e construir uma maioria através de programas políticos.

Borchert critica a nomeação do ex-presidente Lula para a Casa Civil e também o ativismo do juiz Sergio Moro, da Polícia Federal e do Judiciário. E diz que a corrupção no Brasil não seria um “ponto fora da curva”, relembrando casos de suborno envolvendo empresas alemãs. Leia mais abaixo:

Do Valor

‘A democracia brasileira está se desintegrando’ , diz especialista alemão

Em visita ao país, o cientista político alemão Jens Borchert, 54 anos, da Universidade de Frankfurt, vê com preocupação os desdobramentos da atual crise. “A democracia brasileira está se desintegrando”, alerta, ao analisar um quadro em que aponta erros de lado a lado da polarização política.

Borchert considera a presidente Dilma Rousseff ruim -­ “Não vai ser a primeira, nem a última ­”- mas considera importante que a petista termine o mandato.

Caso Dilma seja destituída, numa espécie de “golpe frio”, Borchert prevê o crescimento de violência nas ruas e de instabilidade, com fuga de capital e redução do turismo. Culpa de uma elite política que, em suas palavras, tem falhado completamente em lidar com a crise. “Tucanos e petistas não conseguem um acordo até mesmo sobre as regras do jogo”, espanta­-se.

Falta a noção de que a democracia é sempre a melhor escolha, observa Borchert: muitos na direita ainda flertam com a ditadura militar, e outros tantos, à esquerda, ainda sonham com Getulio Vargas.

Falta acordo sobre o básico: tão logo foi derrotada nas urnas, em 2014, a oposição passou a pedir o impeachment de Dilma ­ “algo que simplesmente não deveria acontecer numa democracia”, diz. Falta a correção de rumos pelo governo do PT, que desenvolveu “um estilo paranoico de política” pelo qual não tenta mais construir uma maioria em torno de programas políticos, mas apenas pela compra de votos – ­ não necessariamente em dinheiro.

Leia mais

Imagens

Select rating
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.