REFLEXÃO;


download (1)

Romanos 12.2

Paulo escreveu esse texto numa época totalmente diferente da nossa, há séculos atrás, onde muitas coisas que existem hoje não existiam. Porém, existia o pecado, a imoralidade e, o apóstolo identificou a necessidade de uma transformação, de uma renovação. Quando se fala de transformação é constatado que há uma necessidade de mudança. O apóstolo Identificou que deveria haver uma renovação na mente, na maneira de pensar para poder experimentar a vontade de Deus. Mas por que o apóstolo falou isso? Por que ele destacou a importância de transformação? Esse texto destaca alguns princípios e queremos estudá-los.Não se conformar com este mundo
Século ou mundo significa o sistema de valores que a sociedade sem Deus dita e quer que seja aceita. É o sistema do homem natural. Nesse sistema, o referencial de família perdeu o real valor. O papel da família de dar uma orientação correta, de auxiliar na formação do pensamento tem perdido espaço para a internet, televisão e revistas, que têm ditado a maneira de pensar através de uma proposta falsa de padrão de comportamento. São valores anticristãos, contrários à Palavra de Deus. Esse sistema mundano quer que o pecado seja visto e aceito em relacionamentos “sem preconceito e sem discriminação”, mas condenados pela Palavra. Chamam de preconceito e tabus princípios que o Senhor nos deu para sermos abençoados na terra. O perigoso é que muitos cristãos compram essas idéias do mundo e passam a abrir pequenas concessões, admitindo o que é abominação ao Senhor, agindo como homem natural, regido pelo mal e pelo pecado. Não podemos nos modelar a esse tipo de sistema corrompido! Não podemos nos conformar, entrar na fôrma, no mesmo padrão, na mesma formatação. Não podemos deixar de ver o pecado senão como pecado. O mundo tenta inverter as coisas, chamando o pecado de virtude, o ilegal de legal, e se você se posicionar contra é taxado de “preconceituoso, ultrapassado e fanático”. Nós precisamos assumir o papel de sermos luz e sal, de ser igreja santa e gloriosa, sem mácula e sem ruga, nem coisa semelhante. Precisamos ser praticantes e não somente ouvintes da Palavra. Temos que fazer a diferença. Só quem conhece e ama a Palavra de Deus não se conforma e não aceita o padrão corrompido do mundo. A Bíblia diz que o mundo e suas paixões passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (1 Jo 2.17). Essa sociedade corrompida precisa de um modelo melhor. E quem tem esse modelo? A Igreja de Cristo!

Transformação pela renovação da mente
A mente é o nosso campo de batalha. É na mente que enfrentamos as nossas lutas. Existe uma oposição muito forte aos pensamentos positivos, aos pensamentos santos e corretos. O que deve ocupar o nosso pensamento? (Fp.4:8). E assim como imagina o homem em sua mente (alma), assim ele é (Pv.23:7). O homem é e faz o que pensa! Um pensamento sem os princípios da Palavra de Deus gera o pecado. É pensamento de derrota, de fracasso, de incredulidade, de maldade, de imoralidade. É necessário renovar, tornar nova a mente. Novas idéias, novos pensamentos, novos sonhos. Mente velha nem Deus gosta. Deus sempre quer que o homem esteja na bênção, e sempre ajuda nesse processo, mas depende do homem. Tudo na nossa vida depende de uma decisão. As decisões revelam o caráter. Só podemos ter um caráter correto com ajuda do Espírito Santo. No Salmo 51.10 diz: “Cria em mim oh Deus um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável”. Davi reconheceu sua total incapacidade, por si só, de viver uma vida à altura do padrão divino. Então ele buscou a ajuda do Espírito Santo, por uma transformação, uma renovação. Só tem mente renovada, vida transformada, quem tem uma experiência real com Jesus. Deus coopera conosco para essa transformação, que é um retorno ao seu altar. É um retorno aos princípios e valores de Deus. Renovar a mente é um retorno aos caminhos e valores do Reino de Deus. É voltar a viver nos princípios de entrega, de dependência, de compromisso e de santidade. Nunca estaremos transformados para Deus se estivermos distraídos ou com uma vida descuidada, agindo como homem natural. Jesus, nosso modelo maior, veio a este mundo “amando a justiça e odiando a iniqüidade”. Sem uma genuína transformação não há crescimento nem realização da obra de Deus. Com uma genuína transformação outros serão transformados também. Quem vive no pecado jamais poderá ser testemunha de um Deus santo e justo nesta sociedade corrompida.

Experimentando a vontade de Deus
Muitos têm errado na vida porque não se submetem a Deus, nem querem seguir a orientação de Deus. Mas querem a bênção dele, querem o Seu perdão; querem os benefícios sem se importar com a Sua vontade. Mas, qual é a vontade de Deus? Paulo diz que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita. Deus deseja que o homem, que é Sua criação, tenha conhecimento dele e intimidade com Ele. Quer que o homem seja salvo. Conhecer e andar com Deus é a maior bênção que existe. Mas o mundo não conhece a Deus e o homem natural não entende as coisas do Espírito de Deus, pois lhe parecem loucura, e não pode compreendê-las porque elas se discernem espiritualmente. Mas Deus tem uma maneira própria de se revelar aos homens, através da sua Palavra. E toda palavra de Deus é inspirada pelo Espírito Santo. O Espírito Santo não se revela aos que vivem em delitos e pecados, porque eles precisam primeiro arrepender-se da vida pecaminosa. Em 1 Ts 4.3 diz que a vontade de Deus é “a vossa santificação”. Deus quer que sejamos santos no agir, no pensar, no sentir, em todo nosso ser. A perfeita vontade de Deus é que andemos em santidade porque Ele é santo. Esse é o padrão perfeito. Andar longe do pecado, do caminho mal. Viver em novidade de vida.

Conclusão
Não precisamos andar como o mundo só porque vivemos no mundo. O mundo está olhando para nós e precisa ver em nós a resposta para suas mazelas. Não podemos negociar os valores santos da Palavra de Deus, nem brincar com o pecado. Não podemos aceitar o pecado só porque vem com outro nome. Precisamos, sim, voltar para Deus, para Sua Palavra, renovando nossa mente e experimentando Sua perfeita vontade. E se você ainda não conhece Jesus, de andar com ele, decida hoje pelo novo nascimento. Sem o novo nascimento não temos acesso a Deus. Tem que haver arrependimento. O novo nascimento ocorre quando nos arrependemos e cremos em Jesus Cristo. Só quem é nascido do Espírito é que tem seus olhos abertos para as coisas de Deus. Jesus é o que Deus tem de melhor para nós. Deus quer que você experimente viver a vida que ele propôs. Uma vida plena, com valores mais elevados, com sonhos realizados, com alegria interior, com paz de espírito, uma nova vida com Jesus. A Sua boa, agradável e perfeita vontade.

Autor: Silvia S Marinho
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.