PESTES-FIM DOS TEMPOS-Brasil ultrapassa 400 mil casos prováveis de dengue, diz Ministério da Saúde


Saúde
Brasil ultrapassa 400 mil casos prováveis de dengue, diz Ministério da Saúde
Em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, a pasta iniciou na quinta-feira 8 a distribuição de vacinas aos municípios
Redação
09/02/2024 | 19:30
Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue / Foto: Reuters / Agustin Marcarian
Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue / Foto: Reuters / Agustin Marcarian
O Brasil registrou 408.351 casos prováveis de dengue, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (9) pelo Ministério da Saúde. Ainda segundo o Painel de Monitoramento de Arboviroses, o país tem 62 mortes confirmadas e outras 279 em investigação por relação com a doença.

Segundo informações da pasta, Minas Gerais, com 143.876 casos, segue como o estado com o maior número de diagnósticos.

São Paulo é o segundo, com 63.033 casos, e o Distrito Federal é o terceiro, com 49.915 casos prováveis.

Já no coeficiente de incidência por 100 mil habitantes, a capital federal lidera com 1.771,9 casos por 100 mil habitantes. Em seguida está Minas Gerais, com 700,5 casos por 100 mil habitantes. O Acre, com 4.640 casos prováveis, é o terceiro na lista do coeficiente de incidência.

Pelas informações do Painel, as mulheres são maioria dos casos prováveis com 54,9% dos diagnósticos. Os adultos entre 30 e 39 anos é a faixa etária mais infectada, com 43.795 casos entre mulheres e 36.721 casos entre os homens.

Na quinta-feira (8), o Ministério da Saúde, em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), iniciou a distribuição de vacinas contra a dengue para os municípios que atendem os critérios definidos pela pasta.

A imunização começará pelas crianças de 10 a 11 anos e irá avançar a faixa etária progressivamente, assim que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante.

As crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos são considerados público-alvo da vacinação, seguindo a recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O lote inicial de 712 mil doses de vacina será enviado para 315 municípios do Distrito Federal, Acre, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba e São Paulo. O Distrito Federal e o estado de Goiás receberam as primeiras remessas ainda na quinta-feira (8). Os demais devem receber ao longo dos próximos dias.

Neste primeiro momento, o Ministério da Saúde atende 60% dos 521 municípios selecionados com a quantidade de vacina disponível. A previsão do ministério é que todos os 521 municípios recebam doses para a vacinação da faixa etária de 10 a 11 anos até a primeira quinzena de março.

Com o recebimento das 6,5 milhões de doses disponíveis pelo laboratório em 2024, a pasta afirma que garantirá a vacinação de todo o público-alvo, de 10 a 14 anos, nos 521 municípios selecionados, ao longo dos próximos meses, de forma progressiva.

Com informações da CNN Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS Sesap inaugura Sala para acompanhar situação da dengue no RN
MAIS

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.