Observatório: Wilma é jogada à própria sorte pelos Alves


artigo_11093

A menos de 24 horas da votação de amanhã (5), a Tribuna do Norte, jornal da família Alves, estampa uma manchete mortal para Dona Wilma: “Henrique e Fátima lideram intenções de votos no RN”.

Quem lê o título do periódico conclui sem pestanejar: o “voto casado” de Henrique com Wilma desmanchou-se no ar.

Aliás, o Ibope decretou ontem (3) o fim do voto casado ao ajustar os números para o Senado quatro dias depois de afirmar que a disputa estava empatada entre Fátima Bezerra (PT) e a ex-governadora.

Na segunda-feira (29), o Ibope apontou que Fátima e Wilma estavam empatadas em 35% das intenções de voto. Ontem, o cenário foi de ampla vantagem da petista sobre Wilma: 45% a 30%. Um crescimento impressionante da primeira. Uma queda vertiginosa da segunda. Um fenômeno do Ibope a ser estudado na academia. Fica a sugestão.

Quanto ao governo, o Ibope lá fora diz que deverá ocorrer segundo turno no Rio Grande do Norte. Para o cliente local, o instituto deixa no ar a esperança de vitória de Henrique no primeiro turno. Não é o que dizem outros levantamentos, como o do Seta que já dá vitória de Robinson no 1º e 2º turnos. A conferir.

Na reta final da campanha, Dona Wilma foi jogada à própria sorte. Ela acreditou nos Alves e nos Maias, adversários históricos que já sofreram muito nas mãos dela.


Jogo aberto

Dos três deputados federais que abriram mão de uma reeleição quase certa, apenas um chega ao pleito com reais chances de sucesso: Fátima Bezerra (PT). Os outros dois, Henrique e João Maia (PR), ainda batalham para vencer a eleição.

Segundo os institutos de pesquisa, Fátima tem de 10 a 15 pontos percentuais sobre a segunda colocada, Wilma de Faria, na corrida pela vaga do Senado.

Alguém pode ter lembrado de Betinho Rosado (PP). Neste caso, ele não abriu mão da candidatura à reeleição. Foi obrigado pela Justiça Eleitoral a dar lugar ao filho, Betinho Segundo.


Hackers atacam

ilimar_370O sistema tecnológico do Tribunal Superior Eleitoral sofreu um ataque de hackers há duas semanas. É o que revela hoje o jornalista Ilimar Franco em sua coluna “Panorama Político”, de O Globo.

Segundo o repórter, foram feitas 200 mil tentativas de acesso por segundo. O TSE conseguiu deter a ofensiva dos piratas. As tentativas partiram do exterior.

Se as ações tivessem êxito, haveria um “entupimento da totalização”. O resultado do pleito poderia atrasar amanhã.

O TSE garante que a votação nunca esteve em risco.

Um assessor do tribunal explicou a Ilimar que as urnas eletrônicas são um sistema isolado e cada seção imprime o resultado.

Os dados são criptografados em cartões “flashcard”. E a transmissão é feita por linhas exclusivas que são contratadas de empresas de telecomunicações.

Amém!

Tags: observatório
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.