NATAL RN-VICE DE LULA, GERALDO ALCKMIN QUER RAFAEL MOTTA PARA PREFEITO DE NATAL


Secretário Municipal de Esportes, Rafael Motta, cogita lançar nome para disputar prefeitura de Natal, apesar do prefeito Álvaro Dias mostrar apoio ao nome da secretária Joanna Guerra – Foto: Reprodução

Por Alessandra Bernardo

O PSB no Rio Grande do Norte poderá lançar o nome do secretário municipal de Esportes e Lazer, Rafael Motta, para disputar o cargo de prefeito em Natal nas eleições de outubro. A candidatura do ex-deputado federal já é vista como uma possibilidade pelo próprio Rafael e por lideranças pessebistas do diretório estadual e da Executiva Nacional e contaria, inclusive, com o apoio do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

“Alckmin tem me estimulado bastante, pelo meu histórico e força no Nordeste”, afirmou Rafael Motta com exclusividade ao Diário do RN, nesta quinta-feira (25). Para o secretário, que ocupa a pasta municipal desde 13 de novembro de 2023, é presidente do diretório estadual do PSB e amigo pessoal do vice-presidente, com quem tem encontros regulares em Brasília.

Segundo o vice-presidente estadual do PSB, Manassés Duarte, o diretório nacional tem estimulado bastante uma possível candidatura de Rafael Motta. “Ele já foi colocado, por várias oportunidades, pelo prefeito Álvaro Dias como um possível candidato à sua sucessão com seu apoio. Sem falar que, quando disputou o Senado Federal em 2022 e obteve quase 400 mil votos, cerca de 50 mil destes foram dados pela população natalense, que reconhece o trabalho de Rafael”, lembrou.

O dirigente afirmou que, tanto o PSB como Rafael possuem uma importante história com o município de Natal. E citou o fato do ex-deputado federal já ter sido vereador pelo município, de 2013 a 2014, quando saiu para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, sendo eleito deputado federal pela primeira vez para o mandato 2015-2018, e reeleito para a legislatura de 2019-2022.

“Rafael Motta foi vereador eleito em 2012 na Capital e, como deputado federal por dois mandatos legislativos, destinou diversas emendas parlamentares para a cidade, das quais destaco os recursos na ordem de R$ 5,5 milhões para a construção e aquisição de equipamentos para o primeiro hospital público veterinário de Natal”, disse.

Duarte afirmou ainda que o diretório nacional do PSB tem estimulado cada vez mais a participação de jovens políticos da legenda como protagonistas na política. E citou que, além de Rafael Motta em Natal, “também tem estimulado os filiados João Campos em Recife, Tábata Amaral em São Paulo e Duarte Júnior em São Luís”.

APROXIMAÇÃO COM ÁLVARO DIAS

Aliado da governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente Lula (PT), Rafael Motta passou a ter seu nome associado ao do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) – que apoiou o ex-presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL) em 2022 – ao longo do último ano. A união dos dois, selada em novembro passado com a nomeação do ex-deputado para a Secretaria de Esportes, levantou suspeitas, mas o gestor preferiu lançar a secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, que é presidente municipal da legenda.

Na ocasião, em entrevista ao Diário do RN, Rafael afirmou que não tinha nenhum tipo de compromisso com Álvaro Dias, mas também não afastou a possibilidade por completo. De forma enigmática, disse: “Não há nenhum tipo de compromisso definido. A parte política, só depois. A parte política é consequência”.

A “amizade” passou a ser mais explícita em fevereiro de 2023, quando ambos estiveram juntos na abertura do Carnaval em Natal. Em abril, o prefeito elogiou o ex-deputado e o classificou como um “bom nome” para sucedê-lo. Um mês depois, bordaram juntos na 9ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN. Em junho, voltaram a se encontrar e posar para fotos no “Maior São João de Natal”, gerando uma onda de especulações sobre a sucessão municipal.

ENTENDIMENTO ENTRE PSB E REPUBLICANOS

No fim de outubro do ano passado, Rafael Motta afirmou que “o entendimento nacional entre o PSB e o Republicanos também terá repercussão no RN nas eleições de 2024. Essa parceria já está feita em Natal, onde caminharemos juntos, e acontecerá também em vários municípios potiguares. Política é um processo construtivo. Eu e Álvaro Dias queremos fortalecer os partidos e somar esforços”.

Na ocasião, Álvaro afirmou que ambos caminharão juntos. “Inclusive com o compromisso de Rafael Motta de apoiar o nosso candidato a prefeito de Natal quem quer que seja. Deixou a nosso cargo a decisão de escolher e definir um candidato e que o PSB apoiará. Ele apoiará qualquer que seja o candidato do Republicanos, pode ser um filiado ao nosso partido, ao PDT, ao PSB, qualquer um terá o apoio de Rafael Motta e do PSB”, disse.
Postagens mais visitadas deste blog

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.