NATAL RN -Vaticano tenta amenizar clima de disputa no Sínodo


152329Cidade do Vaticano (DW) – O Vaticano tenta desfazer o clima de disputa desencadeado pela reação contrária dos mais conservadores na alta cúpula da Igreja Católica a um relatório divulgado no início da semana, no qual, bispos sugerem que a Igreja poderia passar a aceitar casais do mesmo sexo e até mesmo a reconhecer seus “aspectos positivos”. Em declaração  à Rádio Vaticano na quarta-feira, o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, foi taxativo ao afirmar que a Igreja está unida e que não há uma briga entre conservadores e progressistas na alta cúpula. “Não existe uma divisão, duas bancadas”, garantiu. O cardeal brasileiro participa da Terceira Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que deu origem ao controverso relatório.

Mastrangelo ReinoD. Odilo garante que não há racha, mas percepções diferentes sobre temas tratados no SínodoD. Odilo garante que não há racha, mas percepções diferentes sobre temas tratados no Sínodo

“A presença de bispos e representantes da Igreja do mundo inteiro, de todas as culturas, povos, raças, línguas e nações, de sensibilidades diferentes, aparece no sínodo, evidentemente. Há percepções diferentes das questões, a partir de olhares diferentes. E isso é uma riqueza no sínodo, ao contrário de ser um problema”, minimizou Scherer, importante nome no Vaticano e que em 2013 chegou a ser cotado para substituir o papa Bento 16.

Logo após a divulgação do relatório, no início da semana, vários cardeais presentes ao Sínodo dos Bispos reclamaram que suas opiniões não estavam representadas no documento. Classificando-o como “inaceitável”, afirmaram que ele precisava de uma urgente revisão. Nesta quarta-feira, o gabinete de imprensa do Vaticano assinalou a necessidade de “justa prudência, para que não se crie a impressão de que há uma avaliação positiva de tal orientação [homossexual] por parte da Igreja” Católica.

Oficialmente, porém, o documento é considerado a síntese das intervenções feitas por mais de 200 bispos reunidos no Vaticano para discutir os desafios da evangelização para a família. “As pessoas homossexuais devem ser respeitadas, como é respeitada a dignidade de cada indivíduo, independentemente da sua orientação sexual”, afirmou o cardeal húngaro Peter Erdo, relator do documento, ainda na segunda-feira.

Agora, o relatório está sendo debatido em grupos menores, que propõem emendas e a retirada de alguns pontos, para nova discussão. O texto final sobre a posição dos bispos deve ser divulgado neste sábado.

“O clima é sereno, fraterno, e de muita liberdade, como o papa Francisco pediu”, disse dom Odilo Scherer. Nos bastidores, no entanto, acredita-se que a ideia de uma Igreja mais misericordiosa e menos moralista, pregada pelo sumo pontífice, tenha desencadeado uma disputa entre grupos progressistas e conservadores na alta cúpula.

Sem mencionar o trecho específico que cita o tratamento que a Igreja deve dar aos homossexuais – ressaltando que gays têm “dons e qualidades” para oferecer à comunidade cristã – o arcebispo de São Paulo ressaltou apenas que questões de cunho pastoral, ligadas à realidade social, precisam de uma fundamentação teológica. “E é natural que quem tem maior preparo teológico argumente teologicamente, e aquele que tem mais sensibilidade pastoral, por estar no meio do povo, fale a partir de questões pastorais.”

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.