NATAL RN-Um desafio medido em quilômetros


DSC02729

A+A-
Com uma equipe bem competitiva e com o objetivo de conquistar o acesso para série B, o América inicia hoje sua jornada dentro da série C do Brasileiro. A primeira parada será em Maraba (PA), onde o clube potiguar fará sua estreia na competição diante do Águia. Na partida marcada para as 17 horas, o treinador americano Roberto Fernandes deseja tirar proveito o ritmo de competição da equipe para conquistar os primeiros três pontos. O adversário, que não disputou a fase principal do campeonato paraense, ainda está em processo de formação.

Da forma como os grupos foram compostos, com sete  clubes das regiões Norte e Nordeste, no grupo A, o América fará a maioria de suas viagens de ônibus, uma vez que na disputa da série C a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apenas garante trajetos aéreos para jogos cujas distâncias entre as cidades seja igual ou superior a 700 Km. Ao todo, o clube natalense vai percorrer quase 12 mil quilômetros, que daria para percorrer o Brasil  de um extremo a outro uma vez e meia.

Só para o confronto em Maraba, se existissem voos diretos ligando as duas cidades, o América percorreria os 2.762 KM em 5h30. Como não exitem linhas ligando os dois centros, o trajeto terá de ser feito por Brasília, o que irá aumentar o tempo de viagem para 6h50. A previsão de chegada da equipe em Maraba é as 23h30, ou seja, como a partida está programada para domingo as 17 horas, os atletas terão poucas horas de descanso.

Em termos de logística, esse será o trajeto mais complicado, uma vez que para Cuiabá (3.543 KM) e Goiânia (2.619 Km) os voos seguirão direito para Brasília e de lá, a delegação seguirá de ônibus até o destino final. Uma delegação é composta por 26 membros e, no caso da série C, a CBF só garante 23 passagens para deslocamento aéreos. O gerente de futebol do alvirrubro, Carlos Moura, disse que o clube terá de arcar com as passagens restantes e se responsabilizar também pelas despesas com a hospedagens dos membros extras.

As viagens terrestres, consideradas as mais desgastantes serão realizadas para Arapiraca (633 Km), João Pessoa (155 Km), Salgueiro (667 Km), Juazeiro (648 Km) e Fortaleza (537 Km).

Ciente de que estas são algumas das dificuldades encontradas pelos clubes que disputam a série C do Brasileirão, Roberto Fernandes acredita que o espaçamento entre as partidas — com a maior parte das rodadas sendo realizadas apenas nos finais de semana — compensará o desgaste com os longos trajetos.

Com as finanças apertadas, depois do fim do contrato com a Caixa Econômica Federal, é improvável que a diretoria consiga levantar recursos para bancar os trajetos aéreos da delegação. O próximo confronto dos potiguares pelo Brasileiro está marcado para domingo, dia 24, quando eles enfrentam o Icasa, na Arena das Dunas.

Essa primeira semana de competição para o América será atípica, devido a participação do clube na Copa do Brasil. Como  o jogo de volta contra o Atlético Goianiense está marcado para próxima quarta-feira, a delegação seguirá de Maraba direto para Goiânia, de onde só retorna na

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.