MACAU RN-Robinson vai entregar Central de Distribuição em 90 dias – See more at: http://www.novojornal.jor.br/noticias/economia/robinson-vai-entregar-central-de-distribuicao-em-90-dias
Em audiência na manhã de ontem com o movimento de agricultores familiares do Estado, que é representado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (Fetraf), o governador Robinson Faria disse ser possível entregar em 90 dias a Central de Comercialização da Agricultura Familiar, localizada no bairro de Lagoa Nova, zona Sul de Natal. O governador também colocou um grupo de secretários para avaliar as outras reivindicações dos trabalhdores e apresentar o que o Governo pode fazer com relação a cada uma delas.
Os trabalhadores ligados à Fetraf se concentraram na manhã de ontem no Centro Administrativo com o objetivo de apresentar alguns pleitos reivindicarem junto ao governador Robinson Faria alguns pontos de interesse da categoria. Instantes após os trabalhadores chegarem ao local, Robinson Faria desceu a rampa e foi pessoalmente receber a pauta reivindicatória. “Sejam bem-vindos, aqui é a casa de vocês. Vamos trabalhar, eu e minha equipe, para atender o máximo possível todas as reivindicações desse documento que está em minhas mãos. Uma audiência só se torna legítima quando todos participam”, disse o governador. A Fetraf registrou que essa foi “a primeira vez em que nós somos recebidos na Governadoria sem a polícia. E nunca um Governador desceu para nos receber pessoalmente”.
Entre as reivindicações, os trabalhdores pediram a conclusão da obra da Central de Comercialização da Agricultura Familiar, que está paralisada; a instalação e recuperação de 500 poços artesianos já perfurados nos municípios de base da Fetraf, nas regiões do Potengi, Alto e Médio Oeste, Canavieira, Trairi, Seridó e Mato Grande; e a ampliação do sistema de adutor em Bento Fernandes, com uma extensão de 55 quilômetros; e em São Miguel do Gostoso, mais 40 quilômetros, para atender diversos assentamentos e comunidades rurais. “Vendo toda a pauta, percebo que não há nada impossível de ser cumprido. Acredito que de dois a três meses vamos entregar a Central de Comercialização”, disse Robinson Faria.
Outra reivindicação da Fetraf apresentada ao governador foi a instalação de 550 poços tubulares já perfurados há cerca de quatro anos em diversos municípios do RN. Embora perfurados os poços não estão em funcionamento. “Ficou o compromisso da Semarh de fazer a checagem em relação a esses municípios para fazer projeto de instalação dos poços”, disse o coordenador geral da Fetraf, João Cabral. Uma reunião será marcada para o final do mês com a Semarh a fim de adiantar algum posicionamento em relação a esse assunto. O governo também se comprometeu de até o próximo dia 25 responder oficialmente todos os pontos da pauta reivindicatória dos trabalhadores.
Habitação
Outra pauta de reivindicação dos trabalhadores da agricultura, dessa vez com a Caixa Econômica Federal, foi tratada na tarde de ontem com o gerente regional adjunto da instituição, Carlos Antônio de Araujo. Na ocasião foi apresentada pelo movimento uma demanda em relação aos projetos do Programa Nacional de Habitação Rural. “Temos uma demanda de 51 projetos, cada um com 50 casas, todas para trabalhadores rurais. Os projetos estão na Caixa Econômica e nós fomos pedir agilidade”, disse o coordenador João Cabral. Os planos habitacionais para os trabalhadores englobam 28 municípios em todas as regiões do Estado.
A superintendência da Caixa se comprometeu de repassar aos trabalhadores até o próximo dia 18 a situação real em que se encontram os projetos. A instituição prometeu ainda aumentar o efetivo de pessoal para cuidar dos processos que envolvem os trabalhadores da agricultura familiar.
– See more at: http://www.novojornal.jor.br/noticias/economia/robinson-vai-entregar-central-de-distribuicao-em-90-dias#sthash.FxbQlD1H.dpuf
Comentários com Facebook