MACAU RN-PATRIMÔNIO DA ALCANORTE É LEIOLADO E MACAU VAI GANHAR INDUSTRIA DE FERTILIZANTE


Alto do Rodrigues: Prefeitura começa a entrega de kits de alimentação e higiene referente ao mês de julho

 

 

    O governo municipal iniciou nesta ultima segunda-feira, (19), a entrega de kits Alimentação e Higiene, distribuídos pela gestão do prefeito Nixon Baracho, beneficiando famílias em vulnerabilidade social no município de Alto do Rodrigues, em razão da pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19).
    A entrega está sendo feita por ordem alfabética, obedecendo critérios pré-estabelecidos pelo município, com a finalidade de cumprir com as determinações e/ou protocolos de segurança e higiene sanitária, recomendados pelas autoridades de saúde.
    Nesta segunda-feira, recebem os beneficiários que estão no grupo corresponde entre as letras “A” a “F”. Estes deverão se dirigir ao local de entrega (Prédio por trás da Caern – proximidades da Praça Joaquim Rodrigues – Centro), para receber o benefício, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17 horas.
    Nesta Terça-feira (20/7), recebem os beneficiários que estão no grupo correspondente entre as letras “G a M”. Concluindo, nesta quarta-feira (21/7), quando recebem o público que está no grupo entre as letras “N e Z”.

 

 

GRUPO DE PROGRAMA DE TV VISITA MACAU PARA CRIAR ROTEIRO DE GRAVAÇÕES

 

Foto: Nazareno Felix 

 

A equipe do Programa On Board da Travel Box Brazil, canal de TV com mais de 12 milhões de assinantes, visitou Macau com o objetivo de traçar roteiro para gravações que acontecerão no mês de setembro.

O grupo foi recebido pelo Secretário Chefe de Gabinete Civil, Rodrigo Menezes e pelo Adjunto de Cultura, Max Kennedy. O programa vai mostrar um casal que percorrerá o litoral de kitesurf com mais de 600km de trajeto, com paradas em algumas cidades para conhecer personagens e pontos turísticos.

Macau terá um episódio dentro do programa que é produzido pela Liberato Produções e Malagueta Filmes.

Fonte: Prefeitura de Macau

RN tem mais de 500 mil pessoas imunizadas contra Covid-19

 

Vacinação contra Covid-19 em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

 

    O Rio Grande do Norte tem mais de 500 mil pessoas consideradas imunizadas contra a Covid-19, segundo dados do governo do estado.
Ao todo, 503.819 pessoas já tomaram as duas doses de vacina ou uma dose única do imunizante da Janssen.
O número representa cerca de 14% da população do estado, estimada em mais de 3,5 milhões de pessoas.
Ainda de acordo com os dados do RN Mais Vacina, onde os municípios registram os dados da vacinação, mais de 53% da população potiguar já tomou pelo menos a primeira dose da vacina contra Covid-19.
Ao todo, 1.387.137 pessoas tomaram pelo menos a primeira dose de vacina.
A vacinação começou no estado em 22 de janeiro de 2021, no estado. Desde então, quatro tipo de vacinas diferentes são usadas na imunização da população potiguar. Até o momento, 2,3 milhões de doses foram enviadas ao estado.
A vacinação é apontada pelo governo do estado como um dos principais motivos para a redução dos casos e mortes por covid-19.
Neste fim de semana, pela primeira vez desde novembro de 2020, o estado registrou taxa de ocupação de leitos abaixo de 50%. Além disso, o estado registra uma baixa nos pedidos de internação.

VIA: G1 RN

Com apoio da Prefeitura, atletas de Alto do Rodrigues se destacam em competição no agreste potiguar

 

 

    Uma delegação de atletas altorodriguenses desembarcou neste final de semana no agreste potiguar, onde disputou mais uma competição representando o município de Alto do Rodrigues.
    A 3ª corrida de Trailrun do Agreste, foi disputada neste domingo (18/7) na cidade de Nova Cruz e reuniu atletas de Alto do Rodrigues, que se destacaram no evento, graças também ao apoio da Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Esportes.
Na bagagem de volta para casa, a equipe de Alto do Rodrigues trouxe troféus e medalhas, com o sentimento de gratidão pelo apoio recebido da gestão do prefeito Nixon Baracho.

Eudiane Macedo requer manutenção da passarela do Via Direta

 

O objetivo do requerimento é amenizar os problemas relacionados ao referido equipamento público. 
Foto: João Gilberto

 

    A deputada estadual Eudiane Macedo (Republicanos) requereu na Assembleia Legislativa, a manutenção da passarela de pedestres sobre a BR-101, perímetro urbano de Natal, na altura do Natal Shopping e do Via Direta. O objetivo do requerimento é amenizar os problemas relacionados ao referido equipamento público.
    “Esta solicitação, visa sensibilizar o departamento responsável, para que tome providências urgentes, ao referido equipamento que encontra-se com o pavimento do piso completamente deteriorado, representando risco de acidentes aos pedestres e dificultando o tráfego de cadeiras de rodas e carrinhos de bebê”, destacou a parlamentar.
    As passarelas são estruturas elaboradas para os pedestres sobre uma via de trânsito de grande movimento, onde a instalação de uma faixa de pedestre seria impossível. Na teoria, esses equipamentos são estratégias para evitar certos acidentes de trânsito e até mesmo morte.
VIA: Blog A Fonte

Alto do Rodrigues: Laboratório do hospital municipal passa a funcionar 24 horas para atender urgências

 

 

    O prefeito Nixon Baracho vem investindo pesado no projeto de ampliação e estruturação dos serviços do sistema municipal de saúde, no município de Alto do Rodrigues.
    Visando melhorar a qualidade no serviço público de saúde, o chefe do executivo altorodriguense autorizou a expansão de funcionamento do laboratório clínico municipal (integrado ao Hospital Maternidade Maria Rodrigues), ampliando o atendimento para 24 horas para atender os casos de urgências.
    “O laboratório funcionando 24 horas, além de agilizar o processo de atendimento e diagnóstico, possibilita segurança aos profissionais de saúde e pacientes, evitando viagens durante à noite e madrugada para Assú ou Mossoró como sempre foi, evitando o risco de acidentes nas estradas”, destacou Antônio Flavio, secretário municipal de Saúde
    Além do laboratório clínico, também foi ampliado o horário de atendimento do serviço de nutrição, que agora funciona 12 horas por dia, todos os dias da semana, permitindo um melhor acompanhamento nutricional aos pacientes que estiverem internados.
    O serviço social, também passa a ter atendimento 24 horas por dia, garantindo suporte a toda equipe de urgência, e entregando aos cidadãos altorodriguenses um serviço público de saúde mais humanizado.

NOME DO PREFEITO DE MACAU APARECE ENTRE OS MAIS CITADOS EM PESQUISA PARA A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE 2022

 

 

    Entre os dias 07 e 13 de Julho, o Instituto IP Sensus realizou uma pesquisa que mostra os nomes mas fortes na corrida pela Assembleia Legislativa do RN.
    Liderando a disputa vem o deputado estadual Tomba Farias(PSDB) com  2,06%. Em seguida aparecem: Dr. Bernardo (MDB), com 1,81%; Adjuto Dias 1,31%; o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PSDB), e o deputado Ubaldo Fernandes com 1,25% cada.
    Na sequência aparece os deputados Vivaldo Costa (PSD), com  1,18%; Nélter Queiroz (MDB) com 1,06%; e Gustavo Carvalho(PSDB), com 0,87%.
Empatados aparecem Francisco do PT, Ivan Júnior e Cristiane Dantas(SDD) com 0,62% das intenções cada.
Lembrando que o instituto divulgou apenas os nomes com mais de duas citações.
Veja quem são os nomes mais citados para Deputado Estadual no Rio Grande do Norte:
    Dr. Zé aparece na lista divulgada pela pesquisa divulgada pelo BLOG MATHEUS PERES com 0.18% empatado com o ex-governador Garibaldi Alves
FONTE: Pesquisa IP Sensus: Confira os nomes dos mais citados para a assembleia legislativa em 2022 (blogmatheusperes.com) / Dr. Zé aparece entre os nomes mais citados em pesquisa para Deputado Estadual realizada pela pesquisa IP SENSUS. (PortalEAM)

PARABÉNS!! Ex prefeito de Macau faz aniversário neste Sábado (17).

   O Blog Joselito Braz Parabeniza no dia de hoje o ex-prefeito de Macau, Flávio Vieira Veras. Que o bom Deus derrame sobre sua vida muita saúde, paz e alegria.

Alunos da rede pública do RN voltam às aulas presenciais no dia 26 de julho, confirma secretário

 

Escola Estadual Berilo Wanderley, em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

 

As escolas da rede pública do Rio Grande do Norte voltarão às atividades presenciais na próxima segunda-feira (19), porém com acolhimento de professores e pais, para planejamento da retomada, segundo a Secretaria Estadual de Educação.

Em entrevista ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi, nesta sexta-feira (16), o secretário Getúlio Marques, afirmou que os alunos deverão voltar às salas de aula no dia 26 de julho.

A retomada das aulas presenciais ocorrem no estado mais de 16 meses após terem sido paralisadas por causa da pandemia da Covid-19.

Segundo o secretário, da próxima segunda (19) até a sexta-feira (23), as escolas deverão se organizar e conversar com os pais para saber quais alunos voltarão ao ensino presencial. Segundo o secretário, os responsáveis que não quiserem enviar seus filhos por temerem contaminação pela Covid terão a decisão respeitada.

Ainda de acordo com ele, o período também será utilizado para que os professores estudem as metodologias que serão aplicadas e as instituições preparem a merenda escolar de acordo com a quantidade de alunos, por exemplo.

As aulas deverão ser retomadas com um terço dos alunos nas aulas presenciais. No caso de uma turma com 30 estudantes, por exemplo, as escolas poderão se organizar para que um grupo de 10 alunos tenha aula presencial a cada semana.

    “Dia 26 teremos as primeiras turmas de alunos, com os alunos do ensino fundamental dos anos iniciais, de 1º a 5º ano, e da 3ª série do ensino médio. E a cada 14 dias nós vamos acrescentando outros grupos – 6º e 7º série e alunos da 2ª série do ensino médio. E 14 dias depois, 8º e 9º ano e 1ª série do ensino médio”, afirmou.

De acordo com o secretário, as 586 escolas da rede estadual já estão com as materiais de prevenção e higiene providenciados, além de medidas de distanciamento. Porém, ele afirmou que “de 15 a 20 unidades” ainda contam com problemas estruturais, que a secretaria vem tentando resolver.

Ameaça de greve

O secretário de Educação do RN também falou sobre a decisão do sindicato dos professores de recorrer à Justiça contra a retomada das aulas presenciais até que toda a categoria tenha tomado as duas doses de vacina contra Covid-19. “A gente respeita a posição do sindicato, mas não concorda”, pontuou.

O secretário apontou que o acordo realizado em 2020 era de que as aulas seriam retomadas com o aval da ciência, quando houvesse taxa de transmissibilidade abaixo de 1 e taxa de ocupação de leitos abaixo de 70%.

Getúlio ainda afirmou que o governo ainda resistiu a “muitas pressões” para só retomar as aulas dentro dessas condições e declarou que a governadora foi uma das principais lideranças nacionais a pressionarem pela inclusão dos profissionais de educação nos grupos prioritários de imunização. De acordo com ele, mais de 80 mil profissionais já tomaram pelo menos a primeira dose.

    “Eu faço até um apelo. Diversas categorias trabalharam. Nós somos servidores públicos. Muitos foram para a linha de frente sem nem ter vacina. E acho que é hora da gente também enfrentar. Falo de policiais, profissionais de saúde, jornalistas… Respeito a posição do sindicato, mas há uma posição de governo, e nós gostaríamos que todos possam voltar às atividades”, afirmou.

Histórico

As aulas presenciais da rede pública estadual de educação estão suspensas desde 17 de março de 2020, por causa da pandemia da Covid-19. Embora inicialmente as aulas da rede privada também tenham sido suspensas, as atividades para os alunos de escolas particulares voltaram ainda em setembro de 2020.

No mesmo mês a governadora Fátima Bezerra anunciou que as aulas presenciais na rede pública só seriam retomadas em 2021 e chegou a marcar esse retorno para fevereiro em um termo de acordo extrajudicial com o Ministério Público do RN e a Defensoria Pública do Estado.

Porém, em janeiro de 2021 o governo publicou um novo decreto suspendendo o retorno às aulas presenciais no dia 1 de fevereiro na rede estadual de ensino. As aulas presenciais não foram retomadas na rede pública desde março de 2020.

Durante as discussões sobre a volta às aulas na Justiça, o governo assinou um acordo para retorno e chegou a apresentar um plano de retomada, porém, sem estabelecer prazos.

Após um pedido de cumprimento de sentença feito pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), a Justiça potiguar confirmou a retomada das aulas presenciais na rede pública de ensino do Estado para o próximo dia 19 de julho.

A decisão da 2ª vara da Fazenda Pública de Natal foi publicada no dia 11 de julho. A Justiça, também acatando pedido formulado pelo MPRN, alterou o prazo entre as fases de abertura proposto no Plano de Retomada apresentado pelo Governo do Estado, que caiu para 14 dias. Esse retorno às aulas será de forma híbrida e gradual.

    “O pedido de cumprimento de sentença foi proposto pelo MPRN em desfavor do Estado devido ao não cumprimento do acordo homologado pela 2ª vara da Fazenda Pública de Natal. Pela decisão publicada neste domingo, os professores retornam às atividades presenciais na próxima segunda-feira (19), tendo a semana de acolhimento”, informou o MP.

Após a decisão, o sindicato dos trabalhadores em educação informou que iria recorrer contra a medida.

POR G1 RN

PATRIMÔNIO DA ALCANORTE É LEIOLADO E MACAU VAI GANHAR INDUSTRIA DE FERTILIZANTE

O que vinha se arrastando há mais de cinco anos teve o seu final nesta quinta-feira (15), quando foi batido o martelo do leilão público de todo o patrimônio falimentar da Álcalis do Rio Grande do Norte – ALCANORTE.

Anteriormente, ainda em 2018, a empresa carioca MVB – Administração Judicial nomeada como liquidante da massa falida da Alcanorte vendera, também em leilão, toda a ferragem existente no pátio da antiga empresa estatal, inclusive fornos e motores nunca utilizados foram leiloados como “ferro velho”.

Hoje, a empresa Fertiway, de Recife, arrematou todo o restante do patrimônio, inclusive a Vila Residencial da Alcanorte, pelo valor global de R$ 7.100.000,00, com o objetivo de transformar o antigo parque fabril para o fabrico de ração animal e fertilizantes. Já na próxima semana, os novos proprietários deverão ir a Macau para definir um cronograma de trabalho com a reestruturação para a nova finalidade.

HISTÓRIA

Filial da estatal Companhia Nacional de Álcalis, a Álcalis do Rio Grande do Norte – Alcanorte que nunca saiu efetivamente do papel, começou a ser implementada em 1977, chegando a construir o parque fabril, a adutora Pendências-Macau que traz água do Rio Açu e hoje abastece as cidades de Macau e Guamaré e os distritos de Barreiras, Diogo Lopes e Baixa do Meio. Além disso, foi construída a Vila Industrial da Alcanorte e que hoje é habitada por moradores que têm suas atividades em Macau. Quase todo o equipamento foi adquirido e parte chegou a ser montado, mas a fábrica, que tinha uma previsão para produzir 300 mil toneladas de barrilha, nunca chegou a funcionar.

A Alcanorte, de estatal, nos finais dos anos 1980, passou para a iniciativa privada e posteriormente voltou a ser estatizada. Era o sonho de todos os macauenses. Seria a redenção econômica do Rio Grande do Norte. Um sonho que nunca se concretizou; a redenção econômica que se transformou em pesadelo para seus financiadores e fornecedores. Serviu de tema de discursos de políticos por muitas e muitas campanhas eleitorais. Não saiu do papel.

Agora, com o seu parque fabril e a reserva de calcário vendidos através de leilão vai se transformar numa Indústria de Ração Animal e Fertilizantes que poderá gerar centenas de empregos diretos e indiretos para a população e assim atrair novas fábricas para Macau. Agora, com a sua adutora vendida, pode representar um pesadelo para a Caern que nunca concluiu a sua adutora e poderá ficar sem água suficiente para os municípios de Macau e Guamaré. Agora, com a sua Vila Industrial vendida para uma nova empresa que está viva e certamente irá utilizar essas residências para os seus futuros funcionários, se transforma num pesadelo para os atuais ocupantes daquelas unidades residenciais.

Acabou o sonho da barrilha. Floresce a esperança de uma nova indústria para Macau e para o Rio Grande do Norte.

Fonte: Folha do Alto

PORTAL SERRANO APRESENTA LIVE COM ARTISTAS LOCAIS

 



Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.