MACAÍBA RN-Cnh categoria b: quais veículos posso dirigir?


O que é habilitação b?

A CNH na categoria B habilita o motorista a conduzir veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista.

Quais são as categorias da CNH ?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é possível se habilitar em 5 categorias de habilitação:

  1. Categoria de CNH tipo A
  2. Categoria de CNH tipo B
  3. Categoria de CNH tipo C
  4. Categoria de CNH tipo D
  5. Categoria de CNH tipo E

Entre elas está a categoria A que habilita condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral. Inclui-se nessa categoria motos, triciclos, motonetas e ciclomotores, independente das cilindradas.

Esse é o primeiro tipo de carteira de motorista que o artigo 143 do CTB apresenta.

A habilitação nas categorias B e C permite a condução de veículo motorizado, especialmente àqueles usados para transporte de passageiros, sem reboque e com lotação superior a oito lugares, contando com o motorista, entre eles ônibus e vans.

Quais os veículos que posso dirigir com a categoria b?

categoria B da CNH permite que os motoristas conduzam veículos de 04 rodas, cujo peso bruto total não exceda 3.500kg e lotação não exceda à 08 lugares, excluindo o motorista.

Isto é, com a CNH B é possível dirigir veículos grandes, como minitrucks e furgões.

Nessa categoria, contempla-se também uma unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, desde que atenda à lotação e capacidade de peso determinada

Qual é o tipo de habilitação para dirigir van?

É a categoria D a categoria que abrange veículos motorizados de oito lugares, incluindo o motorista e que são usados no transporte de passageiros.

Se, por ventura, o condutor tiver interesse em exercer a atividade remunerada, ele deverá fazer o curso de transporte coletivo que é oferecido pelas autoescolas.

Em seguida, o curso é inserido no campo “observações”, no verso da habilitação do motorista.

É preciso também fazer a solicitação para emissão da 2ª via da CNH.

Qual categoria para dirigir caminhonete?

Ao responder as principais dúvidas automotivas de seus leitores, a Revista Auto Esporte diz o seguinte:

De fato o site da Ford informa corretamente que o condutor de uma picape F-250 Cabine Dupla deve possuir CNH de categoria C.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a diferença principal entre as categorias B e C é o peso do veículo.

A CNH de categoria B habilita condutores que poderão guiar veículos com peso que não ultrapasse 3.500 quilos (considerando o peso total do veículo, o peso da carga e de todos os ocupantes) e que acomodem até nove ocupantes, incluindo o motorista.

Nessa categoria também se enquadram os quadriciclos e o Volkswagen Kombi – exceto se a van for usada para o transporte escolar, permitido apenas para condutores com CNH de categoria D.

É importante que o condutor conheça como é realizado o processo de habilitação, uma vez que há as diferentes categorias da CNH – A, B, C, D e E, e cada uma delas permite que o condutor esteja habilitado a dirigir um tipo diferente de veículo.

Se a caminhonete ultrapassar 3,5 toneladas, ter a habilitação de categoria B não é suficiente. É preciso que o motorista se habilite nas categorias C, D ou E, pois são elas que permitem dirigir ônibus, micro-ônibus, caminhão e veículo com dois reboques acoplados.

Qual categoria de habilitação para dirigir kombi?

Desde 1950, quando a Kombi saiu às ruas do mundo, ela é considerada o veículo que transporta o maior número de passageiros permitido para a categoria B, ou seja, 8 passageiros.

De maneira que o motorista, que tenha em mãos a categoria B, pode dirigir Kombi, pois o peso do veículo não ultrapassa 3500 kg.

Nessa categoria, o motorista ainda pode conduzir carros de passeio,  como também caminhonetes até 3.500kg como a F100 e S10, por exemplo.

O que significa adição de categoria?

adição de uma nova categoria na Carteira Nacional de Habilitação permite, por exemplo, um motociclista dirigir um automóvel, com o acréscimo da categoria B.

Veja abaixo a relação de adição de categorias a CNH:

  • a primeira carteira nacional de habilitação só pode ser retirada nas categorias, A, B ou AB;
  • a habilitação na categoria B pode ser mudada para as categorias C ou D;
  • a categoria C, pode ser mudada para as categorias D ou E;
  • a categoria D, pode ser mudada para E;
  • e a admissão nas categorias C, D ou E somente pode ser solicitada após um ano na categoria anterior exigida, ou seja, para obter a CNH na categoria C, é necessário ter no mínimo um ano de habilitação na categoria B.

Como tirar carteira de habilitação D?

Veja o que o Código de Trânsito Brasileiro – CTB  diz sobre a categoria D:

IV – Categoria D – condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista.

É uma categoria que realmente tem características especiais. É uma categoria diferente da B, que possibilita ao portador dirigir carros de passeio.

Para tirar a CNH na categoria D, é preciso ter mais de 21 anos e estar habilitado há pelo menos dois anos na categoria B ou há mais de um ano na categoria C.

Agora, se o condutor for maior de 21, ele precisará de no mínimo 2 anos de categoria B para migrar para a D.

Conheça a Rede de Autoescolas Rezende em Uberaba e faça agora seu orçamento.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.