GUAMARÉ RN -José Aldo suporta pressão de Chad Mendes e mantém Brasil campeão


josealdo2_andur

26/10/2014 02h47 – Atualizado em 26/10/2014 03h31

José Aldo suporta pressão de Chad Mendes e mantém Brasil campeão

Americano obriga o manauara a dar o seu melhor em grande luta, vencida por decisão unânime. Campeão faz piada com Conor McGregor após triunfo

Por Ivan Raupp, Marcelo Russio e Raphael MarinhoRio de Janeiro

Palco de inúmeras lutas históricas do antigo vale-tudo, o Maracanãzinho presenciou na madrugada deste domingo o combate mais difícil da carreira de José Aldo. O manauara enfrentou um duríssimo Chad Mendes, que sugou o melhor do campeão durante cinco rounds na luta principal do UFC Rio 5, mas teve qualidade para suportar a pressão imposta pelo adversário e o derrotou por decisão unânime dos jurados (triplo 49 a 46). Com a vitória, Aldo tirou um caminhão das costas ao impedir que o Brasil ficasse sem cinturão no Ultimate. Foi a sétima vez que ele defende o título dos penas (até 66kg) da organização.

UFC Rio 5, Aldo x Mendes (Foto: André Durão / Globoesporte.com)José Aldo ergue o cinturão dos penas após vitória (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

O duelo, muito mais movimentado do que o primeiro – Aldo nocauteou Chad em janeiro de 2012 -, teve o americano praticamente abrindo mão de seu jogo de wrestling e tentando trocar de igual para igual com o brasileiro. Chad foi muito bem em pé, principalmente com seus ganchos, mas Aldo foi mais competente no carro-chefe de seu estilo.

Após o triunfo, o atleta da Nova União aproveitou para fazer piada com o polêmico irlandês Conor McGregor, tido como possível próximo desafiante ao seu cinturão e que o tem provocado constantemente por meio da imprensa:

– O reinado está completo. Tem o rei, que sou eu, tem o príncipe, que é o Chad, e agora temos o bobo, que está falando muita besteira – provocou o campeão.

UFC Rio 5, Aldo x Mendes (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Mendes e Aldo travaram batalha  (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Chad começou a mil e foi para cima com chutes baixos e socos fortes. Ele encurtou a distância e a princípio anulou os famosos chutes baixos de Aldo. O brasileiro reagiu e encaixou combinações. Chad desequilibrou Aldo com um direto, e o campeão foi ao chão, levantando-se em seguida.

Mendes não deu espaço para Aldo, que soltou bom chute, mas o desafiante riu e fez sinal de que não pegou. Chad encostou o dedo no olho de Aldo, e o árbitro paralisou o combate momentaneamente. Aldo voltou agressivo, soltou a mão em cima de Chad e conseguiu o knockdown. Ele seguiu em cima e, no soar do gongo, aplicou mais dois socos que derrubaram o rival. Mas os atetas foram separados pelo árbitro.

UFC Rio 5, Aldo x Mendes (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Campeão parte para cima do desafiante (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

No segundo round, Chad Mendes soltou alguns golpes em pé e buscou a queda, defendida por Aldo. O americano deu um golpe nas partes íntimas, e Aldo precisou de alguns segundos para se recuperar. Ao dar um chute alto, Mendes levou um chute baixo e escorregou, levando a torcida ao delírio. Os dois diminuíram um pouco o ritmo, mas ainda assim trocaram bons golpes até o fim do round.

UFC Rio 5, Aldo x Mendes (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Aldo celebra sua vitória dentro do octógono
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)

O terceiro assalto começou com mais um dedo no olho aplicado por Chad Mendes, e o árbitro interrompeu o duelo mais uma vez. Na volta, Chad soltou cruzados no vazio. Aldo contragolpeou bem, encaixou bom direto de esquerda e perseguiu o rival. Chad deu o troco com um gancho que fez Aldo andar para trás. O americano acertou mais um gancho e um direto que balançaram Aldo. O campeão jogou um direto limpo e conseguiu outro knockdown. Aldo foi atrás do desafiante, que foi nas pernas para quedá-lo. Chad não conseguiu e agarrou as costas de Aldo, travando o combate.

Chad abriu o quarto round com um chute frontal que pegou de raspão no peito de Aldo. Com mais um gancho certeiro, ele botou pressão. O brasileiro perdeu espaço no octógono, mas achou brecha para dar um direto no queixo. Chad seguiu firme e encaixou um cruzado. Aldo se soltou e jogou uma joelhada voadora no vazio no fim.

UFC Rio 5, Aldo x Mendes (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Chad Mendes arrisca chute baixo em José Aldo (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Chad retornou mais acelerado para o último assalto e já foi logo encaixando boas combinações de boxe. O americano foi no double leg e conseguiu a queda. Ele segurou Aldo no chão por cerca de um minuto, até que o brasileiro se soltou. Chad tentou nova queda, e Aldo foi quem o travou na grade dessa vez. Os dois voltaram ao meio, Aldo encaixou um direto, levou o gancho e deu outro direto. Faltando 20 segundos para o fim, a torcida começou a gritar “É campeão!”. O som deu gás a Aldo, que partiu para cima nos apagar das luzes. O público acertou na mosca, e o brasileiro se manteve campeão com um triunfo por decisão unânime.

– Acho que eu mereci vencer. Ele me acertou, mas eu o acertei mais. Acho que foi uma grande luta. Chad Mendes merece meu respeito. Eu o respeito, sua família e sua equipe. A rivalidade fica na hora da luta, lá fora voltamos a ser amigos – disse Aldo, após o combate.

CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DO UFC RIO 5:

CARD PRINCIPAL
José Aldo venceu Chad Mendes por decisão unânime (triplo 49-46)
Phil Davis venceu Glover Teixeira por decisão unânime (triplo 30-27)
Fábio Maldonado venceu Hans Stringer por nocaute técnico aos 4m06s do R2
Darren Elkins venceu Lucas Mineiro por decisão dividida (30-27, 27-30 e 30-27)
Beneil Dariush venceu Diego Ferreira por decisão unânime (triplo 30-27)
CARD PRELIMINAR
Neil Magny venceu William Patolino por nocaute técnico aos 2m40s do R3
Yan Cabral venceu Naoyuki Kotani por finalização aos 3m06s do R2
Wilson Reis venceu Scott Jorgensen por finalização aos 3m28s do R1
Andre Fili venceu Felipe Sertanejo por decisão unânime (triplo 29-28)
Gilbert Durinho venceu Christos Giagos por finalização aos 4m57s do R1
Tony Martin venceu Fabrício Morango por finalização aos 4m15s do R1

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.