FOTOS IMAGENS-Detento morre e sete ficam feridos em tumulto em penitenciária


20160505115754

 

Detento morre e sete ficam feridos em tumulto em penitenciária

Segundo governo, confusão em penitenciária agroindustrial foi controlada.
Transferência de um dos presos teria motivado a confusão, em Itamaracá.

Do G1 PE

Um detento morreu e sete ficaram feridos após uma briga entre dois grupos de presos na Penitenciária Agroindustrial São João (PASJ), na Ilha de Itamaracá, Região Metropolitana doRecife, na manhã desta quinta-feira (5). A confusão já foi controlada pelo Grupo de Operações Especiais da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres). A informação foi confirmada pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. [Veja no vídeo acima]

De acordo com a Seres, o detento que morreu tinha 32 anos. Em nota, a secretaria informou que os sete feridos foram encaminhados para unidades de saúde de Itamaracá e Itapissuma e para o Hospital da Restauração. A Seres disse ainda que uma equipe da Superintendência de Segurança do órgão foi ao local e, juntamente com o setor de inteligência e a gerência da unidade, vai apurar o episódio.

Segundo o promotor da Vara de Execuções Penais do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Marcellus Ugiette, o tumulto aconteceu porque o líder de um grupo de reeducandos voltou à Penitência Barreto Campelo, onde o regime é fechado. Na PASJ, ficam apenas os que cumprem regime semiaberto. Atualmente, na unidade estão 2.400 presos, mas o espaço tem capacidade para 600.

“Ele mandava na cadeia e saiu, mas o grupo dele ficou. Aí as pessoas que se sentiam coagidas por eles agrediram as pessoas dele. Tudo isso acontece por falta de ação do Estado. Na hora da confusão, só havia quatro agentes, e a Seres teve que mandar reforços. Na cadeia predomina uma filosofia absurda, de presos mandando em presos. Eles resolvem entre si quem mata e o que fazer. O Estado só vai recolher os corpos”, diz o promotor.

Dois revólveres calibre 38 foram apreendidos desde quarta-feira (4), em Itamaracá e no Curado (Foto: Divulgação/Assecom Seres)Dois revólveres calibre 38 foram apreendidos
desde quarta (4) (Foto: Divulgação/Assecom Seres)

Apreensões
Um revólver calibre 38 foi apreendido, também na manhã desta quinta (5), no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (PJALB), no Complexo do Curado, Zona Oeste do Recife. De acordo com a Seres, a arma foi encontrada no mesmo pavilhão onde uma briga entre detentos deixou um morto na última terça-feira (3).

Já na noite de quarta (4), outro revólver calibre 38 foi encontrado pela Supervisão de Segurança do Presídio Frei Damião de Bozzano, que também integra o Complexo do Curado. Ainda segundo a Seres, com essas duas armas, já foram apreendidas nove armas de fogo nos presídios do estado este ano. Em todo o ano passado, foram encontrados 21 armamentos desse tipo.

Feridos foram encaminhados para unidades de saúde de Itamaracá, Itapissuma e Recife (Foto: Ana Regina/TV Globo)Feridos foram encaminhados para unidades de saúde de Itamaracá, Itapissuma e Recife
(Foto: Ana Regina/TV Globo)

Crise
Este ano, o sistema prisional de Pernambuco tem tido vários registros de tumultos e fugas. No dia 12 de abril, três presos ficaram feridos durante uma confusão na Penitenciária Barreto Campelo. No fim de janeiro, após uma fuga em massa de 53 presos também na Campelo, 40 detentos fugiram do Complexo do Curado, na Zona Oeste do Recife, após explosão do muro do Presídio Frei Damião de Bozzano.

Já no dia 8 de março, dois detentos foram baleados no Presídio Agente Penitenciário Marcelo Francisco de Araújo, que integra o Complexo Prisional do Curado. Wagner Cruz de Brito e Joab Marques de Pontes foram atingidos por tiros efetuados por policiais da Guarda Externa da unidade. No momento do tumulto, estava faltando energia no local por causa de uma pane.

Superlotado, o Complexo Prisional do Curado é alvo de dossiê elaborado pelo Ministério Público de Pernambuco, que aponta a desativação das unidades como solução para os problemas do sistema penitenciário.

tópicos:

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.