FOTOS IMAGENS-Chacina na Grande SP ocorreu por causa de vingança, confirma polícia


detido2

08/10/2015 18h49 – Atualizado em 08/10/2015 20h45

Chacina na Grande SP ocorreu por causa de vingança, confirma polícia

Seis suspeitos de mortes em Osasco e Barueri foram presos nesta quinta.
Polícia diz que há relação da chacina com quatro outras mortes na região.

Anne BarbosaDo G1 São Paulo

Os ataques que deixaram 19 mortos há quase dois meses em Osasco e Barueri, na Grande São Paulo, ocorreram em vingança pela morte de um policial militar e de um guarda-civil na região, confirmou nesta quinta-feira (8) a força-tarefa que investiga o caso.

Cinco PMs e um coordenador da guarda-civil de Barueri foram presos suspeitos de participação na chacina. Outras cinco pessoas foram detidas por outros crimes durante a operação realizada nesta quinta – entre eles uma outra chacina ocorrida em Carapicuíba.

No dia 13 de agosto de 2015, 18 pessoas foram mortas e sete ficaram feridas em ataques realizados por indivíduos armados em 10 lugares próximos em Osasco e Barueri. Uma adolescente de 15 anos, que foi internada, morreu duas semanas depois. Dias antes da chacina, o guarda-civil Jefferson Rodrigues da Silva, de 40 anos, e o policial militar Avenilson Pereira de Oliveira, de 42 anos, haviam sido assassinados na região.

“Levantamos quatro motivações para os crimes. A primeira que envolvia policiais militares em virtude do homicídio de um policial no dia 7 de agosto, a segunda que direcionava o envolvimento de guardas civis, por causa da morte de um guarda no dia 12, a terceira possibilidade por briga de tráfico de drogas e a última foi a junção das duas primeiras. Com a avanço das investigações, nós vimos que a quarta hipótese foi a que acabou prevalecendo”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes.

A polícia também disse ter identificado “uma relação forte” da chacina em Osasco e Barueri com quatro mortes ocorridas em 8 de agosto na mesma região. O Profissão Repórter mostrou que, depois do assassinato do policial militar, na madrugada seguinte, num espaço de cinco horas, ocorreram outras mortes em Osasco.

Foi comprovado o uso do mesmo tipo de armamento e as testemunhas descreveram os mesmos modelos de carros, um Peugeot prata e um Sandero prata, em quatro desses assassinatos anteriores à chacina. No total, portanto, há suspeita de envolvimento dos presos na morte de 23 pessoas e na tentativa de homicídio de sete.

“Nós estávamos cruzando inúmeros dados, que foram ampliados ao dia 8 de agosto. Essas quatro outras ocorrências do dia 8 tornaram o trabalho mais árduo ainda. Mas, tudo isso para que não tivéssemos nenhuma dúvida”, reforçou o secretário Alexandre de Moraes.

Prisão de suspeitos
Os suspeitos da chacina em Osasco e Barueri foram presos após quebra de álibi. Eles informaram que estavam em um local, mas na realidade estavam em outro. Foi feito o monitoramento do sinal dos celulares dos investigados.

É comum pensar em vingança quando alguém é assassinado. Mas colocar isso em prática beira a selvageria”
coronel Levi Félix, da corregedoria da PM

Entre os detidos há dois sargentos, dois cabos, um soldado e um coordenador da guarda civil. Outro soldado da polícia militar já havia sido preso no final de agosto pelo crime.

Um soldado do 42º Batalhão foi identificado através de imagens de circuito interno, ligações telefônicas, denúncias anônimas e contradições no depoimento. Outro suspeito é um cabo do 20º Batalhão. Ele foi visto por testemunhas em um Sandero prata e foi reconhecido pessoalmente. A polícia também investigou ligações telefônicas e denúncias anônimas.

Outros três presos, um cabo e dois sargentos, pertenciam ao 42º Batalhão. Em 13 de agosto, os três encerraram os trabalhos na Força Tática às 18h, com quebra de álibi. Eles alegaram estar em companhia do companheiro de equipe do policial morto, apontado como autor dos fatos por testemunhas. Os três desligaram os celulares na tarde do crime.

O guarda civil foi identificado através de testemunhas, ligações telefônicas e mensagens suspeitas com polícias militares. O coronel Levi Félix, da Corregedoria da PM, classificou a atitude dos policiais envolvidos nos crimes como “selvageria”. “É comum pensar em vingança quando alguém é assassinado. Mas colocar isso em prática beira a selvageria”, disse.

Mortes em Carapicuíba
Três pessoas também foram detidas nesta quinta-feira por suspeita de relação com a morte dequatro jovens em uma pizzaria de Carapicuíba, em 19 de setembro. Um policial militar já havia sido preso em 24 de novembro por suspeita de participação nas mortes.

A mulher desse PM teria sido roubada e agredida pelos quatro jovens assassinados. Ainda segundo o secretário, a bolsa da mulher foi encontrada com pertences dos jovens mortos. O soldado Douglas Gomes Medeiro trabalhava no 20º batalhão de Barueri, Itapevi e Santana de Paranaíba, cidades vizinhas a Carapicuíba, e está há quatro anos na Polícia Militar.

Operação policial
As prisões ocorreram durante operação conjunta da Polícia Civil e da Corregedoria da Polícia Militar, que ainda cumpriu 28 mandados de busca e apreensão em 36 pontos diferentes. Foram apreendidos capacetes, roupas e armas. Todos os materiais serão periciados.

Alexandre de Moraes afirmou que, no entendimento da polícia, a chacina também contou com a participação de outras pessoas. Algumas já foram identificadas, mas ainda não há evidências suficientes para sustentar mais pedidos de prisões.

“Em relação a outros participantes que nós já identificamos, nós precisamos de mais provas para pedir novas prisões. Nada em um caso como esse pode ser feito com pressa. Tudo tem que ser feito com rigor e é isto que estamos fazendo”, disse. Outros dois PMs foram flagrados durante trabalhos de busca e apreensão. Na casa deles, foram encontradas armas e munições sem registro. Eles irão responder por porte ilegal de arma.

No total, são 457 policiais na operação, sendo 201 policiais civis do DHPP e do Departamento de Polícia Judiciária (Demacro) e 256 policiais militares da Corregedoria da Polícia Militar. O secretário exaltou a operação da polícia. Segundo ele, o trabalho tinha que ser sincronizado para justamente evitar que evidências que permitem à investigação avançar no caso fossem destruídas.

“Mais importante aqui era chegarmos ao mesmo tempo a esses 36 locais para que eventualmente nenhuma prova se perdesse. Tivemos êxito. Conseguimos fazer a operação de maneira que não houvesse nenhum vazamento”, afirmou.

A força-tarefa que investiga o crime apura a participação de 18 policiais militares, quatro guardas municipais de Barueri e de um vigilante. Além dos seis policiais que teriam participado diretamente dos ataques, 12 PMs teriam atuado indiretamente. Eles podem ter dado cobertura aos assassinos.

Antes da operação desta quinta, só o soldado Fabrício Emauel Eleutério estava preso. Ele nega que tenha participado da chacina.

Viatura da PM leva um dos detidos pela força-tarefa pela chacina em Osasco e Barueri (Foto: TV Globo/Reprodução)Viatura da PM leva um dos detidos pela força-tarefa pela chacina em Osasco e Barueri (Foto: TV Globo/Reprodução)
Polícia apreendeu armas dos policiais presos por suspeita de envolvimento na chacina de Osasco e Barueri (Foto: TV Globo/Reprodução)Polícia apreendeu armas dos policiais presos por suspeita de envolvimento na chacina de Osasco e Barueri (Foto: TV Globo/Reprodução)

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou em Jaú, no interior do estado de São Paulo, que os policiais serão expulsos e vão responder civil e criminalmente. Para ele, a operação realizada nesta quinta-feira foi um “trabalho sério” e “muito profundo”.

Isso é muito grave, porque o policial é um homem e uma mulher da lei. […] São ações criminosas. Eles vão ser expulsos da polícia e responder civil e criminalmente”
Geraldo Alckmin, governador

“Chegamos à conclusão que tem sete policiais militares envolvidos, e isso é muito grave, porque o policial é um homem e uma mulher da lei. Ele é o exemplo de cumprimento da lei. Mas nós temos 100 mil policiais e, infelizmente, alguns acabam agindo de maneira incorreta e vão responder gravemente por isso. São ações criminosas. Eles vão ser expulsos da polícia e responder civil e criminalmente.”

Suspeita de vingança
A suspeita de que policiais ou guardas-civis teriam cometido os crimes surgiu porque, alguns dias antes da chacina, o guarda-civil Jefferson Rodrigues da Silva, de 40 anos, e o policial militar Avenilson Pereira de Oliveira, de 42 anos, foram assassinados na região.

O cabo Oliveira foi morto a tiros, no dia 7 de agosto, por dois criminosos ao reagir a assalto a um posto de combustíveis. Ele era da Força-Tática do 42º Batalhão da PM (BPM), responsável pela segurança na região, mas estava sem farda. A dupla usou a própria arma do policial para matá-lo e fugiu.

O guarda Jefferson Silva foi baleado e assassinado em 12 de agosto por três assaltantes que tentaram roubá-lo. Ele também estaria à paisana. Os criminosos fugiram. Na noite seguinte ao assassinato do guarda, começaram as ondas de execuções em Osasco e Barueri.

Um corpo é visto após uma série de ataques em ruas de Osasco, na Grande São Paulo, na noite de quinta-feira (13). Vinte e três pessoas foram baleadas em Osasco e outras três em Barueri. Os ataques aconteceram em 10 pontos diferentes dos dois municípios (Foto: Edison Temoteo/Futura Press/Estadão Conteúdo)Um corpo é visto após uma série de ataques em ruas de Osasco, na Grande São Paulo. Vinte e três pessoas foram baleadas em Osasco e outras três em Barueri. Os ataques aconteceram em 10 pontos diferentes dos dois municípios (Foto: Edison Temoteo/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Zilda Maria de Paula, mãe de uma das vítimas da chacina, organizou o ato ecumênico para lembrar uma semana da série de ataques em Osasco e Barueri (Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo)Zilda Maria de Paula, mãe de uma das vítimas da chacina, organizou o ato ecumênico para lembrar uma semana da série de ataques em Osasco e Barueri (Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo)
Arte mortes ataque Osasco  (Foto: Arte/G1)
veja também
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.