Assú RN; STF nega pedido de Cunha para retirar processo da Lava-Jato das mãos de Moro


Brasil

Zavascki é o relator da Operação Lava-Jato no STF. – ANDRE COELHO/Agencia O Globo / Agência O Globo

O ministro Teori Zavascki, relator das investigações da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quarta-feira pedido do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para retirar da Justiça Federal do Paraná a ação penal sobre irregularidades na contratação de navios-sonda pela Petrobras. A defesa de Cunha argumentou que a primeira instância tentou investigá-lo, o que é proibido, porque a Constituição Federal dá a parlamentares o direito ao foto privilegiado. Por isso, ele queria a transferência dos autos para o STF.

No ano passado, em acordo de delação premiada, o lobista Júlio Camargo negou o envolvimento de Cunha no esquema de desvios da Petrobras. Este ano, em novos depoimentos, Camargo acusou Cunha de participar das irregularidades. O presidente da Câmara teria recebido US$ 5 milhões em propina. O pedido de Cunha chegou ao STF depois da revelação mais recente.

Teori negou o pedido. Ele concordou com as informações prestadas pelo juiz que conduz a Lava-Jato em Curitiba, Sérgio Moro, e pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de que Cunha não estava sendo investigado na primeira instância. O parlamentar foi apenas citado em depoimento, o que não é proibido. Já existe inquérito instaurado no STF para investigar Cunha.

Na segunda feira, Sérgio Moro condenou o lobista Fernando Baiano, apontado como operador dos desvios da Petrobras; o lobista Júlio Camargo; e o ex-diretor da estatal Nestor Cerveró. Eles também são acusados de tirar vantagem dos contratos de navios-sonda pela Petrobras.

O Globo

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3jI5ZIIvw

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.