A PALAVRA DO DIA-2 Pedro 1 estudo: A suficiência em Cristo para Crescermos na fé


2 Pedro 1 estudo: A suficiência em Cristo para Crescermos na fé

O capítulo de 2 Pedro 1, o apóstolo Saúda a igreja desejando que as benção de Deus esteja sobre o seu povo. Pois tudo aquilo que precisamos vem da vontade do Senhor Jesus Cristo.

Apóstolo Pedro incentiva e exorta para que cada irmão crença espiritualmente por meio da fé, do conhecimento, da perseverança, do domínio próprio, da piedade e na sincera fraternidade que é o amor uns para com os outros.

Pedro confirma a grandiosidade da glória do Senhor, pois foi testemunha presencial do ministério do Senhor. O seu testemunho é valioso e verdadeiro.

Esclarece a igreja que a autoridade das escrituras é completamente divina. Sua origem não é de homem algum, mas veio da parte de Deus. Os homens foram instrumentos usados pelo Espirito Santo de Deus para transmitir a verdade eterna.

2 Pedro 1 estudo: Esboço bíblico

  • Prefácio e Saudação (2 Pedro 1:1-2)
  • A prática progressiva das graças cristãs e seus resultados (2 Pedro 1:3-11)
  • O apóstolo dá os motivos por que escreveu esta carta (2 Pedro 1:12-15)
  • A superioridade da palavra de Deus (2 Pedro 1:16-21)

Legendas do artigo:

Letras Vermelha: Texto da Bíblia

Letras pretas: Meus comentários.

Prefácio e Saudação (2 Pedro 1:1-2)

1 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo,

Comentário: Pedro faz sua apresentação como servo e apóstolo de Jesus Cristo. Ele foi chamado para ser apostolo de Cristo e apascentar a sua igreja.

Pedro diz que todo aquele que tem a fé preciosa tem acesso igualmente a Deus por meio de Jesus Cristo.

A justiça pratica por Jesus e não por nós mesmo e Ele se fez nosso Senhor e Salvador.

2 graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.

Comentário: Graça e paz é uma saudação muito comum nas cartas apostólicas as igrejas. O conhecimento de Deus e de Jesus Cristo nosso Senhor é o que a graça e a paz sejam multiplicadas em nossas vidas pelo entendimento que temos de Deus pelas escrituras sagradas.

 

A prática progressiva das graças cristãs e seus resultados (2 Pedro 1:3-11)

3 Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude,

Comentário: Através do poder de Jesus, na sua morte e ressurreição, foi nos dado todas as coisas que precisamos para viver em novidade de vida. Tudo que somos é para sua glória e virtude.

4 pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo,

Comentário: As promessas são as dadivas que a palavra de Deus nos traz através das escrituras. Cristo nos fez coparticipantes com ele, com a sua natureza divina aos nos conceder o Espirito Santo (João 14:23). Através da sua vida nos limpou da corrupção do pecado que há no mundo.

5 por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento;

Comentário: Pedro pede que associemos a nossa fé a virtude, aquela que refere ao caráter de cristo, no versículo 3. E acrescenta o conhecimento que vem da palavra de Deus, a bíblia sagrada.

6 com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade;

Comentário: Pedro pede com aplicação do versículo 5 tenhamos o domínio próprio. Que é o controle de nossas emoções carnais e não que sejamos controlados por elas.

Para termos a fé, a virtude, o conhecimento e o domínio próprio, nós precisamos de perseverar no Senhor. Pois, tudo está no controle do Senhor.

7 com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor.

Comentário: Uma vida piedosa é uma vida na presença de Deus. Devemos amar porque Deus é amor e deu seu único filho por amor a todos nós. E nesse amor devemos amar uns aos outros (João 15: 12-17).

8 Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

Comentário: As qualidades mencionadas nos capítulos 5, 6 e 7 faz você um cristão sadio e dedicado no conhecimento do Senhor.

9 Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora.

Comentário: O fruto do verdadeiro cristão é viver uma vida de fé, devoção, perseverança, conhecimento, o domínio próprio e o amor. Não viver esses valores se tornou cego espiritualmente, pois olha somente para as coisas terrenas e carnais.

10 Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.

Comentário: O cristão deve confirmar em seu coração o chamado de Deus para a sua vida. Pela graça de Deus, em Jesus Cristo, nossos pecados foram perdoados para glória de Deus.

11 Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Comentário: Vivendo uma fé genuína e alicerçada na graça de Deus entraremos no reino dos céus e juntos com Senhor reinaremos eternamente.

O apóstolo dá os motivos por que escreveu esta carta (2 Pedro 1:12-15)

12 Por esta razão, sempre estarei pronto para trazer-vos lembrados acerca destas coisas, embora estejais certos da verdade já presente convosco e nela confirmados.

Comentário: O apóstolo Pedro faz lembrar os irmãos sobre a constância na fé cristã. Ele compartilha os fundamentos para servir ao Senhor com perseverança além das adversidades e da nossa própria carne.

13 Também considero justo, enquanto estou neste tabernáculo, despertar-vos com essas lembranças,
14 certo de que estou prestes a deixar o meu tabernáculo, como efetivamente nosso Senhor Jesus Cristo me revelou.

Comentário: Pedro sabia o pouco tempo de vida que ele tinha. O tabernáculo que ele fala significa o corpo. O apóstolo Paulo via também seu corpo como um tabernáculo temporário ( 2 Coríntios 5:1). Jesus já tinha dito a Pedro que em sua velhice seria preso e levado à morte (João 21: 13,19). Pedro queria encoraja-los a viver uma fé convicta e sincera com o Senhor.

15 Mas, de minha parte, esforçar-me-ei, diligentemente, por fazer que, a todo tempo, mesmo depois da minha partida, conserveis lembrança de tudo.

Comentário: Existia em Pedro uma preocupação genuína com vida cristã dos seus irmãos. Ele se esforçou com muito cuidado para que os irmão não esquecesse das suas palavras mesmo após a sua partida daqui da terra.

Pedro relata sua morte como uma partida (ou viagem), da mesma forma que Paulo descreve em 2 Timóteo 4:6.

A superioridade da palavra de Deus (2 Pedro 1:16-21)

16 Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade,

Comentário: Pedro combate aos falsos mestres que diziam que eram fábulas a ressurreição e a vinda de Jesus Cristo. O próprio apóstolo foi testemunha ocular (presencialmente) da glória de Jesus.

17 pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
18 Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo.

Comentário: Esse momento que Pedro relata foi quando Jesus se transfigurou na presença dele, Tiago e João (Mateus 17:1-13). E a voz de Deus glorificando o seu filho amado(Mateus 17:5). Os apóstolos presenciaram de fato a majestade de Jesus Cristo, pois eles viram, ouviram e depois lembraram claramente da glorificação do filho pelo pai. Isso não é fábula enganosa. É a pura presença de Deus.

19 Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração,

Comentário: Muito mais do que a presença real de Pedro é a palavra de Deus que pela boca dos profetas foi anunciada as grandezas de Deus. A palavra de Deus é luz que ilumina em meio à escuridão e aponta para o autor e consumador de nossa fé, Jesus Cristo.

20 sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação;
21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.

Comentário: A fonte de origem da escritura é o Senhor. Não veio dos profetas como se eles falasse deles mesmos, mas foram usados pelo Senhor para transmitir sua verdade de salvação. E dever de todo cristão estudar com afinco as sagradas escrituras, pois ela é a palavra de Deus. Os homens usados pelo Espirito santo falaram e escreveram o que Deus desejava para o seu povo e para a humanidade.

 

Fonte:
Bíblia Sagrada: 2 Pedo 1:1-21

O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento – Earl D. Radmacher, H. Wayne House, Ronald Allen

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.