FOTOS IMAGENS-Soltos, detentos fabricam armas e se preparam para possível novo confronto em Alcaçuz


Agora RN – Passando por diversos motins desde que a rebelião do último fim de semana foi encerrada na manhã de domingo (15), a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do Rio Grande do Norte, ainda não tem data para ter seu controle retomado pelo Governo do Estado.

Segundo os secretários Caio Bezerra, da Segurança Pública, e Wallber Virgolino, da Justiça e Cidadania, não há nenhuma previsão para que as forças policiais entrem no presídio e controlem o último motim, que está em andamento desde às 10h50 desta terça-feira (17).

A reportagem do Portal Agora RN esteve em Alcaçuz durante toda a tarde de terça e se deparou com um cenário bárbaro dentro do presídio. No alto de uma duna que fica nas imediações da Penitenciária – e onde a imprensa tem feito seu trabalho -, é possível perceber o complexo completamente destruído e todos os detentos soltos.

Neste momento, apenas uma barricada montada pelos próprios presos separam o PCC do Sindicato do Crime, facções criminosas rivais que lutam pelo comando do tráfico de drogas no Rio Grande do Norte.

As duas frentes passaram a tarde inteira procurando itens para fabricação de armas brancas que possam ser usadas em confrontos futuros.

Agentes de segurança estão nas guaritas do presídio, monitorando a todo momento as ações dos presos. Vez por outra usam balas não-letais para afastar qualquer possibilidade de confronto. Do lado de fora, a Polícia faz todo o acompanhamento ao redor da penitenciária na intenção de abortar qualquer tentativa de fuga.

Ainda não existem informações quanto a detentos que possam ter fugido do presídio ao longo dos últimos dias. Segundo Virgolino, a Sejuc não tem como confirmar essa suspeita uma vez que ainda não fez a recontagem dos presos. A intenção do Governo é tentar essa recontagem até sexta-feria (20), mas não há nada confirmado.

JANEIRO
2017
19:04

IMG_4066

Facebook/Reprodução

As inscrições para o processo seletivo de professores temporários em Macaíba que teve início ontem (16) e se encerraram nesta terça-feira (17) foi bastante concorrido, como podemos observar na imagem. Um número altíssimo, ainda não divulgado, de educadores compareceram ao Pax Club para a realização da inscrição. Segundo relatos de participantes, o tempo de espera foi superior a três horas.

JANEIRO
2017
17:14

IMG_4064

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte anunciou na tarde desta terça-feira (17), o estado de prontidão, para eventuais ocorrências violentas ou conflitos no decorrer do dia.

A convocação pede que todas as unidades do Comando de Policiamento Metropolitano fiquem à disposição no Quartel General da PM, em Natal. Desde o fim de semana presos enviam áudios e avisos ao Governo com ameaças de novas rebeliões, e até mesmo ataques criminosos na capital e demais cidades do Estado. O aviso também segue natureza voluntária.

Segundo a PM, a convocação se dá em decorrência do confronto entre facções criminosas na Penitenciária de Alcaçuz, no município de Nísia Floresta, que ocorre desde sábado (17), quando houve a rebelião sangrenta, que matou, segundo números oficiais até o momento, 26 presos.

JANEIRO
2017
14:29

É preciso esclarecer que o Estado do Rio Grande do Norte não está tratando, no momento, de indenizações para famílias dos presidiários que vieram a óbito na rebelião de Alcaçuz, no município de Nísia Floresta, região Metropolitana de Natal, no último sábado (14).

Segundo o procurador geral do Estado, Francisco Wilkie, a primeira etapa é avaliar as causas e as consequências da rebelião.

“Temos que saber, além dos números de óbitos, o número total de feridos, avaliando cada caso separadamente. Quanto à posição dos tribunais, o Superior Tribunal de Justiça tem posição sedimentada no sentido de que a responsabilidade do Estado é objetiva. No Supremo Tribunal Federal, o tema está sob repercussão geral, ou seja, ainda não há uma definição e, quando houver, valerá para todo o país. É importante deixar claro que aqui no RN, não foi falado em direito absoluto, nem em prazo, nem em valor”, finalizou o procurador geral do Estado, Francisco Wilkie.

JANEIRO
2017
13:09

IMG_4061

Um dos mais antigos, mas também dos mais rápidos meios de comunicação, continua sendo o rádio. Preferido por boa parte da população potiguar, o veículo é mais um utilizado pela Assembleia Legislativa para manter os norte-rio-grandenses informados e a par de tudo o que ocorre na Casa do Povo. Para isso, a Rádio Assembleia e o Setor de Comunicação da Casa iniciaram um trabalho voltado diretamente ao meio – e o resultado tem sido comemorado.

Gravado diariamente com os deputados estaduais, o programa tem três minutos de duração e, em cada edição, um parlamentar trata sobre uma proposta ou assunto específico, prestando contas do mandato. Todos os deputados já participaram, relatando suas ações em prol do Estado e deixando a população informada sobre o que é discutido dentro do Poder Legislativo. O material, produzido no estúdio da Rádio Assembleia,é disponibilizado instantaneamente.

Na opinião do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), a iniciativa de utilizar a Rádio Assembleia para produzir os boletins diários ajuda a aproximar a população do Poder Legislativo e contribui para que os parlamentares prestem contas do seu trabalho.

Para contribuir com a celeridade na divulgação dos programas, os arquivos são enviados por e-mail e pelo aplicativo de mensagens WhatsApp para todos os que estão nas listas de transmissão de notícias da Assembleia Legislativa.
Ao todo, são mais de 30 rádios em todas as regiões do Rio Grande do Norte, inclusive de Natal, que recebem o conteúdo e fazem a transmissão em diversos horários durante toda a semana.

De acordo com a coordenadora de Comunicação Social da ALRN, Marília Rocha, é muito importante que, além de um bom conteúdo, a informação tenha a agilidade necessária para chegar rapidamente a todo o Estado, pois isso contribui para o aperfeiçoamento das propostas dos parlamentares, com o feedback da população, que fica por dentro do que está sendo modificado em sua vida com as ações da Assembleia Legislativa.

JANEIRO
2017
11:21

IMG_4059

O Agora RN destaca:

Um novo confronto foi iniciado dentro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz por volta das 10h50 desta terça-feira (17). O barulho de tiros e bombas pode ser ouvido por jornalistas que estão do lado de fora do presídio.

Segundo informações iniciais, os presos voltaram a invadir pavilhões que não são os seus. Membros do pavilhão 5 invadiram e tomaram o pavilhão 4, enquanto os presos pertencentes ao 1 foram para o 3.

As forças policiais estão tentando controlar a situação neste momento. Guariteiros do presídio afirmam que as brigas serão inevitáveis.

JANEIRO
2017
11:08

IMG_4057

O governador Robinson Faria se reuniu na manhã desta terça-feira (17) com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, em Brasília, para formalizar pedidos para reforço das operações nas missões referentes ao sistema de segurança pública, entre elas o emprego da Força Nacional para intervenção na penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta. As tropas devem atuar em apoio ao Batalhão de Polícia de Choque (BP Choque) nas ações no sistema prisional.

De pronto, o ministro atendeu ao pedido do governador de disponibilização de uma aeronave do ministério para a transferência dos cinco chefes de facções criminosas retirados do presídio na tarde de ontem, em operação conduzida pela polícia do RN. Os detentos serão transferidos para presídios federais.

Ao ministro, Robinson ainda pediu reforço de equipamentos e a disponibilização do helicóptero do Departamento da Força Nacional ao RN, por um período de 30 dias, em ações relacionadas ao sistema de segurança pública, aeromédicas e outras solicitadas durante a operação.

“O ministro foi extremamente atencioso e receptivo. Desde o início ele está acompanhando as medidas e estratégias adotadas para debelar a crise em Alcaçuz, com muita boa vontade, auxiliando o RN”, declarou o governador.

Amanhã, Robinson participará de reunião com o presidente Michel temer, às 15h, no Palácio do Planalto, para tratar do Plano Nacional de Segurança.

JANEIRO
2017
09:16

IMG_4055

O governo do Rio Grande do Norte deve indenizar as famílias dos 26 presos mortos na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. Em entrevista ao Globo, o Procurador-Geral do Estado (PGE), Francisco Wilkie disse que ainda estuda o valor das indenizações.

— A gente tem que identificar causas e consequências da rebelião, fazer perícias técnicas. Ainda não se tem exata dimensão de tudo e do que levou às mortes.

Segundo Wilkie, nesta semana serão iniciados os trâmites para indenizar as famílias que tiverem direito, conforme estabelece a Constituição Federal e decisões do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF).

— As indenizações oscilam entre R$ 25 e R$ 50 mil. Nesse momento estamos apurando causas de rebelião para sentar e trabalhar essa questão. No caso do preso, os tribunais e o STF entendem que o Estado tem o dever de custódia, de guarda e de proteger a integridade física dos presos.

O subdefensor geral do RN, Marcos Vinícius, afirmou que o órgão não elaborou nenhuma ação para pedir indenização ao Estado, mas que vai colocar um defensor para auxiliar as famílias que forem ao ITEP.

— Vamos manter contato com as famílias e procurar se informar se alguma medida jurídica vai ser necessária. No Amazonas, a Defensoria articulou para chegar a algum valor.

O Globo

JANEIRO
2017
08:59

IMG_4054

Faltam poucos dias!!!! Está chegando! O LouvorZÃO de abertura da UMP “Jovens D+ Para Desistir”! 20 de Janeiro às 19h na Igreja Presbiteriana de Macaíba!

Programação:
Ministração de Louvores

Ministração de Teatro

Ministração da Palavra com Pastor Sandro da Igreja Presbiteriana de Parnamirim

E+ Espaços Interativos

Será um tempo precioso com Deus!
❤️🙏

Pastor Sandro Viana

JANEIRO
2017
20:17

IMG_4052

O Governo do Estado detalhou, nesta segunda-feira (16), o andamento das investigações sobre a rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz ocorrida no último final de semana.

A Polícia Militar, com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) e Grupo de Escolta Penal (GEP), adentraram na unidade prisional e retiraram cinco detentos apontados como chefes da rebelião. Eles foram levados para a Polícia Civil, onde serão ouvidos pelas autoridades competentes. Os presos foram identificados como: Paulo da Silva Santos; João Francisco dos Santos; José Cândido Prado; Paulo Márcio Rodrigues de Araújo; e Tiago Souza Soares. Durante a ação, também foram retiradas do presídio armas brancas e armas de fogo de fabricação caseira.

“Todos os dias estamos realizando operações em Alcaçuz. Primeiro fizemos a retirada dos corpos. Agora fizemos a retirada das lideranças da organização criminosa que comandou a rebelião. Depois vamos fazer a recontagem dos presos da penitenciária”, explicou o secretário da Justiça e Cidadania do RN, Wallber Virgolino. Esses apenados devem responder por crimes como organização criminosa e homicídio.

Além disso, nesta segunda o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) confirmou a identificação de quatro dos 26 corpos retirados da penitenciária, são eles: Jefferson Pedroza Cardoso; Anderson Barbalho da Silva; George Santos de Lima; e Diogo de Melo Ferreira. Todos foram identificados por comparação de digital através dos exames papiloscópicos.

“Tivemos um apoio importante da Polícia Federal, que nos enviou papiloscopistas para ajudar nesse processo. Em conjunto com as nossas equipes, estamos trabalhando para fazer a liberação desses corpos o mais rápido possível”, destacou o secretário da Segurança do RN, Caio Bezerra.

JANEIRO
2017
19:49

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) confirmou a identificação de quatro dos 26 corpos retirados da penitenciária. São eles: Jefferson Pedroza Cardoso; Anderson Barbalho da Silva; George Santos de Lima e Diogo de Melo Ferreira.

Todos foram identificados por comparação de digital através dos exames papiloscópicos. Amanhã mais quatro corpos irão para o Itep, onde passarão por exames.

Do 190rn.com

JANEIRO
2017
18:26

IMG_4049

Em entrevista ao Portal Nominuto.com, a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp), Vilma Batista ressaltou que os dententos querem dominar Alcaçuz. “Eles querem dominar a cadeia, que até então era de controle do Sistema Penitenciário. Cada facção que queira o presídio para si e estamos cobrando que o Governo não deve ceder e impor a força do Estado”, enfatiza Vilma.

JANEIRO
2017
15:15

A Prefeitura de Macaíba, através de Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), em parceria com o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE-RN) da Polícia Militar, realizou mais uma ação de fiscalização nas ruas de Macaíba, a qual ocorreu na sexta-feira (13). Desta vez, o objetivo foi combater o fluxo de transportes clandestinos no município.

De acordo com estimativas feitas pela SMTT, cerca de 10 motos foram recolhidas durante a fiscalização. Neste ano de 2017, também já foi realizada uma blitz para fiscalizar o tráfego de veículos pesados nas vias municipais. Em breve, outras ações serão realizadas. O trabalho da SMTT em parceria com a PM visa tanto proporcionar um melhor fluxo ao trânsito da cidade como prevenir ações ilegais e criminosas feitas com uso de veículos em situação de irregularidade.

Assecom-PMM

JANEIRO
2017
13:07

Com relação à situação no presídio estadual de Alcaçuz, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte presta os seguintes esclarecimentos:

O Instituto-Técnico e Científico de Perícia (ITEP) tem realizado o trabalho de retirada dos corpos. Na noite deste domingo (15), foram contabilizados 26 óbitos.

Em virtude das instalações do presídio estarem bastante danificadas, por causa das últimas ocorrências, e por ainda concentrarem detentos nas áreas internas, tem sido um trabalho difícil e demorado. Outro fator que também dificulta a identificação é a situação em que alguns corpos foram encontrados.

O ITEP permanece trabalhando e existe a possibilidade de que outros corpos sejam descobertos nas dependências do presídio, portanto, esses números poderão ser atualizados. O Governo do Estado trabalha com absoluta transparência e não tem interesse em esconder as informações.

As ações policiais ainda atuam em Alcaçuz para preservar o controle no local.

Nesta segunda-feira (16) está em andamento uma operação no presídio, com GOE, Choque e Bope, além do apoio de outros órgãos, para a realização de um pente fino no presídio, com o objetivo de manter a ordem e identificar se há outros mortos.

A Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc) está gradativamente realizando a contagem de presos nos pavilhões. Só após a conclusão dessa contagem será possível confirmar se houve fugas.

Na madrugada, por volta das 3h da manhã, detentos do presídio provisório Raimundo Nonato, na zona Norte de Natal, iniciaram um motim. Alguns colchões foram queimados e os agentes realizaram alguns disparos para conter o grupo, até a chegada do reforço da Polícia Militar com o BOPE e BP Choque na área externa. Até o início da manhã, a PM permaneceu no local aguardando a chegada do Grupo de Operações Especiais (GOE) para realizar uma revista no local. A situação está controlada e não há informação sobre feridos na unidade.

A partir das 17h os secretários de Justiça e Cidadania, Wallber Virgolino, e da Segurança Pública, Caio Bezerra, estarão à disposição da imprensa na sede da Secretaria de Segurança Pública para prestar as informações mais recentes sobre as ações realizadas nas últimas 24 horas.

JANEIRO
2017
12:35

Agência Brasil – O Sistema Informatizado do Fundo de Financiamento Estudantil (SisFies) será aberto para os alunos a partir de hoje (16). Os estudantes podem, portanto, renovar seus contratos, já que os aditamentos são feitos pela internet. A renovação vale somente para contratos formalizados até 31 de dezembro de 2016. As novas inscrições estão previstas para fevereiro.

Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades e, em seguida, os alunos devem validar as informações inseridas pelas instituições no SisFies.

Na última segunda-feira (9), o acesso ao sistema foi aberto às instituições de ensino superior para o cadastro de dados dos alunos beneficiados. Agora, os estudantes devem confirmar as informações. O prazo para as instituições inserirem os dados vai até o dia 30 de abril.

No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema. Ler mais…

JANEIRO
2017
11:29

A reportagem da Tribuna do Norte destaca que após retomarem o controle da Penitenciária Estadual de Alcaçuz na manhã desta segunda-feira (16), os detentos do pavilhão 1 estão trocando ameças com rivais de outros pavilhões e exibindo faixas de facções criminosas presentes no Estado.

A Penitenciária foi palco da maior rebelião já registrada na história do Rio Grande do Norte neste final de semana, quando 26 detentos foram brutalmente assassinados através de decapitações e carbonizações.

Durante a retomada da posse do presídio, os presos alegaram que o número de vítimas é maior do que o que foi anunciado pelo Governo em entrevista coletiva na noite do último domingo (15).

De acordo com os presos, ainda existem corpos dentro da Penitenciária que não foram recolhidos pelos órgãos de segurança. Estes corpos estariam, ainda segundo os detentos, dentro de valas e fossas nas instalações do maior presídio do Estado.

JANEIRO
2017
10:05

IMG_4038

O G1 RN destaca que após a saída da Polícia Militar da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, os presos voltaram a ocupar os telhados dos pavilhões e trocar ameaças entre eles. A secretaria de Justiça e Cidadania nega que a rebelião tenha sido retomada. O Bope foi acionado.

A tensão acontece após a rebelião que durou pouco mais de 14 horas, terminou na manhã de domingo (15) e deixou 26 mortos.

Os presos estão em cima dos telhados dos pavilhões com pedras e paus nas mãos e com bandeiras com as siglas de duas facções criminosas. Na Penitenciária de Alcaçuz os presos ficam soltos dentro dos pavilhões porque não as grades das celas foram arrancadas em uma rebelião em 2015.

JANEIRO
2017
09:49

IMG_4036

Alunos, pais e mestres contemplados pelo projeto descobriram que podem ser agentes de transformação da própria história

As vidas de alunos, pais e professores de três escolas da região metropolitana de Natal deram uma guinada em 2016 quando foram contempladas pelos projetos de desenvolvimento social que se tornou a nova marca da Assembleia Cidadã.

Com foco em educação e progresso social, o projeto que surgiu com a ideia assistencial se refundou na premissa educacional com o propósito de fazer o aluno enxergar que ele mesmo pode ser o agente modificador da própria trajetória. Ao todo, foram 12.085 atendimentos no último ano.

Um dos principais eixos da Assembleia Cidadã ao longo de 2016 foi o projeto Semear, pelo qual se discutiu violência, prevenção às drogas, cidadania, preparação para o mercado de trabaho, bullying, autoestima, relacionamento com a família. Pais, alunos e professores das escolas estaduais Castro Alves (Natal) e Presidente Roosevelt (Parnamirim) e da municipal Professora Clóris Trigueiro Peixoto (São José do Mipibu) tiveram contato com as experiências psicológicas que os convidaram ao crescimento.

O segundo eixo do projeto, denominado, “Lazerania” estimulou os alunos a alargarem suas experiências no esporte e lazer, enriquecendo o repertório motor e de habilidades físicas. Os circuitos recreativos, com badminton, slackline, dança, karatê e jogos diversos deram tão certo que esse braço da Assembleia Cidadã e seus resultados sobre o alunato acabaram atraindo a atenção de estudiosos de lazer que se reuniram em Natal ao fim de outubro de 2016 para discutir políticas para a área.

Já na Saúde, o projeto realizou oficinas sobre higiene pessoal e hábitos saudáveis, lançando mão até de encenações teatrais para desmitificar alguns temas. Além disso, houve atendimentos com fonoaudiólogos, nutricionistas, clínica médica etc.

Para este ano, a Assembleia Cidadã prevê ampliar o alcance dos efeitos que os três eixos adotados pelo projeto vêm proporcionando aos seus beneficiados.

JANEIRO
2017
09:39

IMG_4034

Imagem ilustrativa

Após o princípio de tumulto realizado na Cadeia Pública de Natal, conhecida também como Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato, ter sido controlado por policiais e agentes penitenciários, os presos da unidade, membros do Sindicato do Crime, ameaçaram cumprir retaliação ao PCC (Primeiro Comando da Capital) fora das unidades prisionais.

A informação foi publicada no jornal O Estado de S. Paulo na manhã desta segunda-feira (16). Segundo a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), os detentos tentaram derrubar uma das paredes do presídio, porém, a intervenção de policiais evitou o andamento da ação. Uma tentativa de invasão a uma ala da Cadeia Pública onde ficam presos ameaçados de morte também foi abortada.

No último sábado (14), presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior do Rio Grande do Norte, se rebelaram durante 14 horas numa ação que resultou em 26 mortes, segundo os números divulgados pelo Governo do Estado. A rebelião, que foi iniciada às 16h30 do sábado, só foi controlada às 6h30 do domingo (15). As vítimas foram assassinadas através de decapitações e carbonizações.

Via Agora RN

JANEIRO
2017
07:52

IMG_4032

Foram apresentadas na noite deste domingo (15) mais informações sobre a atuação dos órgãos de segurança pública do Estado na contenção da rebelião no presídio de Alcaçuz, no município de Nísia Floresta, na grande Natal. De acordo com as secretarias de estado da Segurança Pública (Sesed) e Justiça e Cidadania (Sejuc), o motim está sob controle. Foram contabilizados 26 óbitos. Nenhum policial, agente de segurança ou servidor do estado sofreu danos físicos.

A equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) reforçou a estrutura para receber os corpos. O ITEP está com quatro equipes de criminalística, cinco necropapiloscopistas, quatro identificadores criminais, quatro arquivistas criminais, quatro médicos legistas, dois odontolegistas, além de duas psicólogas e uma assistente social para o acolhimento aos familiares das vítimas. Também foi contratado um caminhão frigorífico para manter os corpos conservados durante o processo de exames periciais e de identificação humana.

“Vamos trabalhar para agilizar a identificação das vítimas através de necropsia, arcada dentária ou DNA. Pelo estado dos corpos, alguns com muitas perfurações e decapitados, precisamos de tempo para identificar as vítimas. Nossa expectativa é concluir os laudos em até 30 dias”, explicou o diretor geral do ITEP, Marcos Brandão.

Sobre a situação em Alcaçuz, o secretário de estado da Segurança Pública, Caio Bezerra informou que o policiamento na unidade permanece reforçado na área externa e guaritas. “A Polícia Militar e a Força Nacional estão patrulhando o perímetro para prevenir fugas. Temos um planejamento e continuaremos colocando em prática para evitar que novos motins aconteçam”, disse.

De acordo com o titular da Sejuc, Wallber Virgolino, alguns responsáveis pela rebelião foram identificados. “O monitoramento continua e estamos avaliando. Caso necessário, faremos as transferências dos grupos e líderes que participaram do motim para outras unidades prisionais”, declarou o secretário.

Também estiveram presentes à coletiva, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Sócrates Vieira; delegado geral adjunto da Polícia Civil, Correia Júnior; e o subcomandante da Polícia Militar, Ulisses Paiva.

JANEIRO
2017
07:44

IMG_4030

Detentos do Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato, em Natal, estão rebelados desde as 3h (4h de Brasília) desta segunda-feira (16). Segundo o governo do Rio Grande do Norte, a situação está controlada. Não houve fugas e não há informações sobre feridos. No fim de semana, uma rebelião em outro presídio do estado deixou 26 mortos.

De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), os presos tentaram derrubar uma parede do presídio, mas a polícia interveio e evitou a fuga. Eles ainda tentaram entrar em uma área de isolamento da unidade onde ficam os presos ameaçados de morte, mas não conseguiram. O Grupo de Operações Especiais da pasta entrou no presídio para debelar o motim.

A nova rebelião atrasou uma revista prevista para ocorrer na manhã desta segunda-feira na Penitenciária de Alcaçuz, onde ocorreram as mortes no fim de semana.

Conhecido como Cadeia Pública de Natal, o Presídio Provisório Raimundo Nonato não tem grades, que foram arrancadas em rebeliões anteriores. O estabelecimento tem 166 vagas projetadas, mas abriga 600 detentos, segundo um relatório de novembro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As condições são consideradas “péssimas”.

G1 RN

JANEIRO
2017
20:23

IMG_4029

Por Lucas Charles – Portal Conectados

Hoje o Solar Ferreiro Torto foi palco de um daqueles dias em que a história revive e passa a ser uma realidade no presente.

Uma senhorinha muito simpática veio fazer um passeio no Solar, até ai tudo certo, mas para surpresa de todos a senhora se apresenta e diz eu sou, Suelena Moura, bisneta do coronel Estevão de Moura, neta de Jerônimo da Camara Moura, filha do engenheiro Walter Moura. Neta também de Dina Chaves Moura que se casou com o primeiro Jerônimo Moura, Maria Bernardina (Dina) era filha de João Chaves, o que deu o nome ao presídio que existia na zona norte de Natal.

É por este e vários outros motivos que devemos preserva os nossos patrimônios Históricos e culturais de nossa cidade, para muitas e muitas destas janelas do tempo possa ser abertas ao logo dos próximos anos para frente.

JANEIRO
2017
19:38

IMG_4027

O Governo do Rio Grande do Norte, reduziu de 27 para 26 a contagem de apenados assassinados na rebelião que aconteceu neste fim de semana na Penitneciária Estadual de Alcaçuz. Os corpos das vítimas foram retirados dos pavilhões da unidade prisional, em Nísia Floresta e chegaram no fim da tarde ao Intituto Ténico de Polícia (Itep).

A quantidade de 27 presos foi divulgada por volta das 17h20 deste domingo (15). No início da coletiva de imprensa concedida pela cúpula da Segurança, no início da noite, o número oficial foi reduzido a 26. Um corpo havia sido contado duas vezes.

Nove detentos foram feridos por tiros e sofreram fraturas expostas. Eles foram encaminhados para atendimento no Hospital Walfredo Gurgel.

Informações e foto do Novo Jornal

JANEIRO
2017
16:51

IMG_4024

Cerca de 20 corpos já foram retirados até o momento dos pavilhões da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, onde neste sábado (14) os detentos fizeram uma rebelião.

A reportagem do NOVO está no local e observou as movimentações dentro das unidades. O Instituto Técnico-Científico (Itep) de Polícia está fazendo a perícia e os presos estão tirando os corpos com ajuda de carrinhos. Os corpos estão sendo colocados dentro dos sacos mortuários e enfeileirados em frente a um dos pavilhões.

A rebelião durou aproximadamente 14h e só foi finalizada após a intervenção dos agentes de segurança, na manhã deste domingo (15).

Novo Jornal

JANEIRO
2017
15:35

IMG_4021

Segundo o Delegado Otacílio de Medeiros, plantonista da regional, mais de 30 mortes já estão confirmadas na chacina no presídio Estadual de Alcaçuz.

O delegado informou a reportagem da Tribuna do Norte que em vários casos, os corpos foram esquartejados. “Há muitos presos decapitados e alguns corpos completamente destruídos, esquartejados”, disse Otacílio.

JANEIRO
2017
15:07

IMG_4018

O jovem Wendell Pinheiro, residente na comunidade de Guanduba, em São Gonçalo do Amarante, está desaparecido.

Segundo as publicações de familiares e amigos nas redes sociais, ele foi levado por um carro preto na madrugada deste domingo (15), na comunidade onde reside. Veja as informações publicadas  sobre ocorrido:

IMG_4019

JANEIRO
2017
14:57

IMG_4016
Foi inaugurado na tarde do sábado, dia 14 de janeiro de 2017, o sebo cultural HQZ! (referências as iniciais de História em Quadrinhos e ao mangá Dragon Ball Z), do repórter e professor Rômulo Estânrley. O espaço é dedicado a comercialização de revistas em quadrinhos, livros, vinis, CDs e DVDs usados. Em outras palavras, vende, compra e troca artigos culturais.

“Mas o enfoque principal é o estímulo à leitura, através da cultura pop”, diz o proprietário, que é educador na área de Artes Visuais.

Como morador da cidade de Macaíba, Rômulo vem se incomodando com a crescente onda de homicídios que vem assolando e denegrindo a imagem do município. E acredita que o melhor remédio para se combater a violência está bem debaixo de nossos narizes: a boa e velha leitura!

“Ai, podemos perguntar: ‘Mas, que leitura?’ Temos uma variedade de livros – de literatura, áreas diversas do conhecimento, etc. – que, na maioria das vezes, não despertam a curiosidade da moçada, que cada vez se entrega ao mundo virtual, à procura de algo que lhe complemente, em especial nas redes sociais. Então, qual caminho seguir para atraí-los ao maravilhoso mundo da leitura? Resposta: cultura pop!”, aponta o professor de Artes da Escola Estadual Alfredo Mesquita Filho e de outras duas da rede municipal de ensino.

Para isso, ele teve a iniciativa de inaugurar um espaço de leitura, com características de sebo cultural! “A ideia é atrair a garotada para o mundo da leitura e, assim, despertar a sensibilidade, imaginação e força criativa latentes, usando a cultura pop como ponte!

Mais do que ensinar os meninos e meninas de hoje a ler, acredito que podemos ensiná-los a gostar de ler”, disse Estânrley.

O proprietário do sebo HQZ! mencionou que algumas destas crianças e adolescentes parecem não ter hipóteses: vêm de contextos educacionalmente baixos e de famílias estruturalmente pobres.

– Uma revista em quadrinhos ou um livro, para elas, pode muito bem ser uma tábua de salvação – analisa o educador, complementando:
– Acredito que a educação aliada ao hábito de ler quadrinhos, mangás, livros, etc. é a melhor arma numa revolução pacífica que pode mudar as pessoas e o mundo. A leitura, juntamente com a assimilação do conhecimento, pode ajudar as pessoas a transformarem suas situações e suas histórias, a conquistarem autonomia e a se conhecerem melhor, bem como adquirir referenciais que enriqueçam seu repertório.

O sebo cultural HQZ! se localiza na Avenida Mônica Dantas, n.º 6 (entre a Prefeitura de Macaíba e o supermercado Favorito – e também vizinho à Onbyte Cursos).

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.