Acompanhe apuração oficial dos votos direto do site do Tribunal Superior Eleitoral
Foto: Cézar Alves
Em 30 minutos, o Tribunal Regional Eleitoral deve iniciar a contagem dos votos da eleição suplementar de Mossoró. Neste momento estão chegando advogados e representantes das coligações e a imprensa para acompanhar e fiscalizar a apuração dos votos pelos técnicos da Justiça Eleitoral.
Acompanhe a apuração ONLINE.
Durante o dia, oito urnas apresentaram problemas. Sete foram substituídas e uma teve apenas a bateria trocada na Escola Estadual Aida Ramalho. No quesito segurança, o patrulheiro da Policia Rodoviária Federal Edinaldo disse que em termos de problemas nesta eleição foram no máximo 20% da eleição passada.
Apenas quatro pessoas foram deditas. Segundo as equipes de fiscalização, não foi registrado um só caso de boca de urna.
Os candidatos votaram acompanhados com suas lideranças políticas e vigiados de perto pelo poder judiciário, que dividiu em equipes para garantir a aplicação da Legislação Eleitoral nas Eleições Suplementares.
Estão habilitados para votar aproximadamente 145 mil eleitores, sendo que até o meio dia, segundo o promotor eleitoral Olegágio Gurgel, menos de 40% dos eleitores haviam procurado exercer a cidadania nas urnas.
Para apuração, a preocupação principal são com as unidades localizadas na zona rural. No assentamento Paulo Freire, perto da Serra Mossoró, o motorista disse que é quase uma hora de viagem. No assentamento Cabelo de Negro, o mesmo.
Na sede do TRE, além de advogados, já estão presentes a juíza Ana Clarissa Arruda e os promotores Fábio de Weimar Thé e Olegário Gurgel. Os dois declararam que a votação transcorreu na maior tranquilidade. Elogiam o comportamento dos eleitores e atribuem a tranquilidade a fiscalização intensa do pleito.