Substância no açúcar pode transformar colesterol bom em ruim


Methylglyoxal-3D-balls.png

Uma substância encontrada no açúcar pode tornar “ruim” o “bom” colesterol (HDL) que previne doenças cardíacas. Esta foi a principal descoberta de um estudo publicado financiado pela British Heart Foundation (BHF) e publicado na revista “Nutrition and Diabetes”.

O vilão da história é a metilglioxal, molécula derivada da glicose, mas 40 mil vezes mais reativa que ela. De acordo com a pesquisa, a substância metilglioxal pode danificar os aminoácidos presentes no colesterol HDL, lipoproteína de alta densidade que é responsável por remover o excesso nos níveis de colesterol “ruim” do corpo.

Este, por sua vez, seria eliminado do sangue ou permanecer no plasma, mesmo depois de ter perdido sua função benéfica.

A falta de HDL suficiente no sangue pode levar a complicações cardiovasculares, diabetes e problemas renais. De acordo com a pesquisadora-chefe do estudo, Naila Rabbani, da Faculdade de Medicina de Warwick, o risco de uma doença no coração pode aumentar em até 10%.

– O dano causado pela metilglioxal no HDL é a nova e mais provável causa do colesterol disfuncional, e poderia contar para até 10% do risco de doença cardíaca. Mas agora, compreendendo como acontece a danificação, podemos nos concentrar no desenvolvimento de drogas que reduzem a concentração da substância do açúcar no sangue – aposta Rabbani.

O Globo

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.