Servidores do Estado recebem a primeira parcela do 13º salário nesta quarta-feira; segunda parcela sairá em agosto
Obery Rodrigues diz que em relação às finanças, a situação não é confortável
O Governo do Estado deposita na conta dos servidores nesta quarta-feira, 16, a 1ª parcela (equivalente a 20%) do 13º salário de 2014. O volume de recursos injetado na economia será de R$ 55 milhões. A 2ª parcela (equivalente a outros 20% do total) será depositada no dia 18 de agosto e a 3ª (60% restantes) no dia 20 de dezembro.
O secretário estadual de Planejamento, Obery Rodrigues, havia anunciado no final do mês de junho que o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores será feito em três ao invés de duas parcelas, como tradicionalmente é pago. O modelo segue o rito de pagamento do salário normal, que é divido em duas categorias de vencimentos.
Naqueça oportunidade, Obery Rodrigues explicou que o fracionamento foi pensando em razão da disponibilidade de recursos. Ele ponderou por diversas vezes na entrevista que as despesas têm sido superiores à receita. Para ilustrar, citou que, neste governo, as receitas subiram 39%, enquanto os repasses aos demais poderes aumentaram 62,6%.
“É uma situação insustentável. O governo vem frisando isso há muito tempo, mas essa questão agora é de ordem política. Estamos reduzindo o nosso custeio para permitir o pagamento aos demais poderes”, explicou.
O secretário de Planejamento também explicou que a previsão de pagamento do décimo-terceiro foi feita já considerando o provável comportamento da receita nos próximos meses. A expectativa é que a arrecadação se mantenha estável até outubro, quando sobe em razão dos tributos recolhidos no comércio, que se aquece para as vendas de fim de ano.
Comentários com Facebook