SERRA NEGRA DO NORTE RN-Cosern desativa ‘gatos’ de energia em plantios irrigados de duas fazendas no interior do RN



Cosern desativou "gatos" em duas fazendas em Serra Negra do Norte — Foto: Divulgação/CosernCosern desativou "gatos" em duas fazendas em Serra Negra do Norte — Foto: Divulgação/Cosern

Cosern desativou “gatos” em duas fazendas em Serra Negra do Norte — Foto: Divulgação/Cosern

Equipes técnicas da Cosern, com apoio das polícias Civil e Militar, identificaram e desativaram ligações clandestinas de energia – o popular “gato” – que abasteciam de forma irregular os plantios irrigados em duas fazendas no município de Serra Negra do Norte, na região do Seridó. Uma pessoa foi presa e levada para prestar depoimento na delegacia do município.

O “gato” de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela fraude pode chegar a 04 (quatro) anos de reclusão. De janeiro até agora, 9 pessoas já foram presas em flagrante em todo estado cometendo a irregularidade.

Somente neste ano a Cosern já fez 34.847 inspeções e identificou e desativou 4.291 ligações clandestinas em todo estado. Com essa ação, o volume de energia recuperado pela concessionária seria suficiente para abastecer, por exemplo, os municípios de Pau dos Ferros e Extremoz durante um mês – ou cerca de 147 mil residências.

A Cosern alerta que, além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode provocar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.

A população pode colaborar denunciando as fraudes, de forma anônima, no telefone 116 ou no site da Cosern.

Veja também

G1 Carros

Carro voador japonês faz voo de um minuto em teste

Modelo da Nec Corp parece mais um drone gigante e utiliza 4 hélices para sair do chão. Governo japonês que tornar carros voadores viáveis até 2030.

5 de ago de 2019 às 15:16

PróximoMúsico toca teclado durante cirurgia no cérebro
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais do G1
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.