SAÚDE -Covid-19: veja quem deve se vacinar em 2024



Covid-19: veja quem deve se vacinar em 2024
Governo anunciou mudanças na estratégia de vacinação contra a doença
Redação
25/02/2024 | 08:11
Idosos tem prioridade na vacina contra Covid-19. Foto: José Aldenir/AgoraRN
Idosos tem prioridade na vacina contra Covid-19. Foto: José Aldenir/AgoraRN
O Ministério da Saúde divulgou no início deste ano a nova estratégia de vacinação contra Covid-19. A medida passou a valer a partir de 1º de janeiro e introduz crianças de seis meses a menores de cinco anos no Calendário Nacional de Vacinação. Grupo prioritários independentemente do número de doses prévias recebidas também serão prioridades em 2024.

Nesta nova etapa da vacinação contra a Covid, o Governo estabeleceu os seguintes grupos prioritários que devem receber a dose de reforço contra a doença. São eles: pessoas com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, pessoas em situação de rua e pessoas privadas de liberdade.

Segundo a pasta, a definição dos grupos prioritários considerou as recomendações do Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização da Organização Mundial de Saúde (SAGE/OMS), além de indivíduos com maior vulnerabilidade na realidade brasileira.

Para pessoas com 60 anos e mais, imunocomprometidos e gestantes e puérperas, deve ser estabelecido o intervalo mínimo de 6 meses da última dose recebida, recebendo uma nova dose após esse período. Para os demais grupos prioritários a recomendação do Governo é de uma dose anual. Pessoas que pertencem ao grupo prioritário e nunca foram vacinadas (nenhuma dose) também podem receber o reforço anual em 2024.

Para esse esquema vacinal, ficou determinado que a vacina monovalente será destinada para os grupos prioritários entre 5 e 11 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Enquanto a vacina bivalente para os grupos prioritários a partir de 12 anos de idade.

Aquelas pessoas que não pertencem a nenhum dos grupos prioritários citados acima, também podem se vacinar neste ano, segundo o Governo. O Ministério da Saúde ressalta que esquemas primários de vacinação contra a Covid-19 não serão mais recomendados rotineiramente para as pessoas com 5 anos de idade ou mais que não fizerem parte do grupo prioritário. Entretanto, a pessoa pode optar pela vacinação.

MAIS
Saúde
Idosos tem prioridade na vacina contra Covid-19. Foto: José Aldenir/AgoraRN
Covid-19: veja quem deve se vacinar em 2024
Registros
Forças de segurança trabalham em busca de captura de criminosos
Galeria de fotos: Forças de segurança intensificam buscas a fugitivos do presídio de Mossoró
Levantamento
Cresce número de moradores de apartamentos, segundo IBGE
Censo 2022: cresce proporção de moradores em apartamentos no

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.