SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Problemas Sociais do Brasil


Desemprego, violência, criminalidade, educação, moradia, saúde, racismo, fome são alguns dos grandes problemas sociais do Brasil.

Muitos brasileiros vivem excluídos da sociedade na medida em que, dentre tantos fatores de origem, a falta de dinheiro é dos principais inibidores para o acesso aos meios essenciais que permitem às pessoas usufruir das condições básicas de vida, que apesar de essenciais, nem todos têm acesso.

“A gente não quer só comida A gente quer comida, diversão e arte A gente não quer só comida A gente quer saída para qualquer parte (…) A gente não quer só comida A gente quer a vida como a vida quer” COMIDA – Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto

Apesar de ter sido lançada em 1987, a música acima retrata alguns problemas sociais que ainda afetam o Brasil mais de 30 anos depois.

Quais as suas Causas?

Os problemas sociais têm maior incidência nas grandes cidades em virtude do êxodo rural. Nessas localidades, o número de escolas e hospitais, por exemplo, não é suficiente para atender adequadamente a população brasileira.

A causas dos problemas sociais estão ligadas a uma série de fatores. Dentre alguns, podemos citar:

  • Falta de planejamento familiar;
  • Falta de compromisso dos governantes;
  • Corrupção.

Existe Solução?

O fato de os problemas estarem interligados torna a sua resolução ainda mais complexa. A falta de formação pode resultar no desemprego, que gera a falta de dinheiro, falta dos bens a que o mesmo dá acesso e, pode resultar na criminalidade.

Leia também os artigos:

Apenas um bom planejamento que tivesse como objetivo atacar cada um desses problemas e, especialmente seus fatores de origem, abriria espaço para uma solução progressiva.

Desemprego

Essa é uma realidade vivida cotidianamente, visto que raramente alguém não têm contato com pessoas em situações de desemprego. Para os jovens, especialmente do ensino médio, que vão criando nessa altura grandes expectativas quanto ao mercado de trabalho, esse tema é causa de grande perturbação.

Os índices mostram um aumento progressivo nas taxas de desemprego e os estudos indicam que a baixa escolarização e a pouca qualificação profissional são os maiores obstáculos para a ocupação das vagas existentes no mercado de trabalho.

Leia Trabalho Informal.

Violência e Criminalidade

Na lista dos países mais violentos, o Brasil ocupa um lugar de destaque.

Ultimamente os debates acerca da violência nas ruas deu lugar às situações de violência naqueles que deveriam ser os locais mais seguros para se estar. Em casa ou na escola os atos de violência física e bullying ganharam proporções tais ao ponto de se tornarem crimes.

Em 2015, a maioridade penal passou a ser tema de diversos debates no Brasil quando a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou a emenda que considera a maioridade penal a partir dos dezesseis anos. A providência traz à tona uma série de discussões na medida em que há quem seja contra à redução da idade que responsabiliza os jovens com menos de 18 anos por atos criminosos.

Educação

A falta de investimento na educação resulta na lotação e falta de condições nas instituições de ensino. Como consequência, a formação é, muitas vezes falha, ou o nível de aproveitamento é muito baixo.

Uma vez que a escola não esteja preparada para atender os alunos, deixa passar ao lado o acompanhamento às crianças que, em virtude do trabalho, ingressam tardiamente nos estabelecimentos de ensino. Esses alunos não conseguem ultrapassar o problema do atraso escolar, acabam abandonando o ensino e comprometem o seu ingresso no mercado de trabalho.

Leia Educação no Brasil.

Moradia

No que respeita à moradia, para além da falta dela, muitas vezes quem tem casa não a tem com a qualidade esperada.

Há ainda pessoas que vivem em casas de madeira ou com um número de habitantes muito superior ao número de cômodos da moradia. Além disso, há pessoas que vivem em situações bastantes precárias em virtude da falta de saneamento básico e de energia elétrica.

Saúde

O Sistema Único de Saúde (SUS), criado em 1988, não consegue atender a população. Hoje, em dia, o plano de saúde é uma das prioridades de um brasileiro que pode pagar para ter atendimento médico, uma vez que o atendimento público de saúde apresenta uma série de falhas, tais como hospitais cheios, onde os profissionais de saúde convivem com a falta medicação e equipamentos ou falta de funcionários.

Falta de Água

O problema com a falta de água no Nordeste é antigo. Hoje, todavia, não só nessa região do Brasil, mas também no Sudeste se vive um momento de crise hídrica. O problema de abastecimento é tão grave que já é feito o rodízio da água nessa região.

Leia Seca no Nordeste e Desperdício de Água.

Este artigo foi útil?

Recomendados Para Você

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.