SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Por que o futebol é tão popular no Brasil?


O futebol tornou-se popular no Brasil porque é um esporte que nunca precisou de equipamento próprio para ser jogado, nem de uma determinada habilidade específica, nem mesmo fardamento igual.

Para jogar, basta ter pelo menos 4 pessoas, em times de 2. Se houver um número ímpar de “atletas” pode-se colocar dois “perebas” (jogadores menos habilidosos) de um lado e um melhor do outro.

Usualmente os dois melhores jogadores tiram “par ou ímpar” e vão escolhendo os integrantes das suas equipes. Em geral os menos habilidosos são os últimos a serem escolhidos.

Na posição de goleiro costuma haver revezamento. Há não ser que haja algum louco que goste de ficar no gol; esses geralmente tem uniforme, luvas e fazem isso meio que por ostentação mesmo.

Joga-se de preferência com bola de borracha, mas pode-se jogar também com bolas feitas de meia, plástico amarrado. Até com pedras…dependendo da vontade de jogar.

O campo, também, pode variar muito. É bom que ele seja nivelado…mas um time pode jogar morro abaixo e o outro morro acima; nesse caso, convém dar-se uma vantagem ao time prejudicado.

Mas joga-se também em….qualquer lugar. Na praia, nas praças, no quintal, na frente de casa, no jardim, na sala, na varanda….antigamente havia muitas várzeas e campos próximos das cidades, mas a especulação imobiliária foi tomando conta de tudo.

Quanto ao uniforme…todo mundo gosta de jogar com uniforme igualzinho, como um time! (Eu joguei assim apenas duas vezes na minha vida…com a camisa da Mecânica Furtado e com a do Remo, de Belém do Pará, e foram dois dias muito felizes…).

Na falta de uniforme, joga-se o time “sem camisa” contra o “com camisa”.

A duração das partidas também é variável…em geral, se for um campo pequeno e houver muita gente na fila para jogar, a regra de norte a sul do Brasil é “2 gols ou 10 minutos”. E os times que perdem vão dando lugar aos outros.

Juiz??? Para quê? Futebol é uma escola de democracia, e quem tiver melhor argumento ganha a marcação do lance.

Espero ter ajudado. Um abraço.

8
1

Essa resposta tem sentido contrário à pergunta :

Por que o tênis é impopular no Brasil ?

O Futebol é aclamado como Paixão Nacional por que reúne grande número de atletas, em diversas posições , respeitando as características e individualidades de cada um e Principalmente por ser um esporte que não exige grande investimento: BASTA A BOLA !

Pedras ou chinelos se fazem de trave, giz ou tijolo marcam o espaço no asfalto e a diversão está pronta e ali se mostram os talentos a ser lapidados !

Para colocar um pouco de polêmica na resposta , o Atacante francês , agora aposentado, Thierry Henry, Disse que

Continuar a ler
1

Por que o futebol é um esporte popular, no Brasil especialmente mais popular ainda pois tem uma seleção vitoriosa e cheio de glórias, o que tornou essa paixão do brasileiro pelo esporte tão intensa.

Refutando uma resposta anterior o futebol no brasil já havia se tornado uma febre decadas atrás, na epoca só existia TV em preto e branco e a maioria das pessoas ouviam os jogos pelo rádio, na epoca ao contrario de hoje futebol era tratado somente como entretenimento, nada com negócios.

Em 1950 houve a primeira Copa do Mundo realizada no Brasil, a seleção brasileira chegou a final da competição contr

Continuar a ler
2

Países com grande população e cujo “esporte nacional” é o futebol tendem a ser mais fortes.
Na verdade isso acontece com qualquer esporte.
E dos países que têm o futebol como esporte nacional, o Brasil é o mais populoso.
A vantagem do futebol é que, pelas características do jogo, as chances da equipe mais forte vencer a mais fraca não são tão altas como em outras modalidades.
Isso cria uma falsa noção de equilíbrio entre as equipes.
Porque na verdade o Brasil é – e tem que ser mesmo – o melhor do mundo nesse esporte. Vencendo ou não os campeonatos.
Logicamente há sempre uns poucos “underachie

Continuar a ler
10

Desde muito cedo os brasileiros desenvolveram um estilo de jogo que conseguia encantar e ser vencedor! com o requinte de produzir ótimos jogadores ao borbotões!

A Alemanha e a Itália desenvolveram estilos vencedores mas bem toscos.

A Argentina com um estilo bonito mas muito violento, e só tardiamente vitorioso.

1

O futebol se tornou o esporte mais popular do Brasil quando todos puderam jogá-lo.

Até mesmo nas favelas os garotos podem jogar futebol, em todo lugar deste país existe um campinho de futebol.

O esporte se torna popular a partir do momento que se torna acessível ao povo.

3

O futebol já “nasceu” popular; oriundo de um período em que o ser humano ainda desprovido de “conhecimentos”, pois a vida era dedicada ao trabalho e ao enfrentamento das dificuldades, e algumas horas de intervalo entre uma “labuta e outra”, foram “inventando” atividades diversas”; e eis que o “chutar uma coisa redonda” veio a calhar. Como é do conhecimento de todos, esta atividade agradou em cheio aos europeus (principalmente aos ingleses). E assim, o esporte de chutar uma coisa redonda” foi se popularizando, e enraizando no “gosto” do povo. Muitas transformações ocorreram ( e ainda ocorrem),

Continuar a ler
Sua resposta é sigilosa
Isso valeu a pena?
Isso nos ajuda a classificar as respostas na página.
Absolutamente não
Definitivamente sim
1

Creio que se deva ao fato de que o futebol é um esporte bastante democrático, tendo espaço pra todos tipos de pessoas independente de sua forma física ou condição financeira.

Atrelado a isso, pode se creditar a facilidade com qual ele pode ser praticado. Na rua, na praia, na terra, no campo ou na quadra qualquer lugar é lugar para se jogar a famosa “pelada”.

O futebol, principalmente nos países mais pobres é encarado também como um propulsor social, jovens de periferia que se tornaram grandes atletas é o mais comum de se ver nesse esporte.

Seja por qual motivo for, o Brasil e o mundo inteiro ama

Continuar a ler
3

Pq não importa de és branco, preto, amarelo, vermelho, gay, hetro, pobre ou rico, no campo de futebol és igual a todos.

Sentes e vibras connosco…somos portistas, não somos de outra equipa qualquer…

Futebol é o desporto do povo, aquele que juntou ricos e pobres na mesma equipa…

É algo difícil de explicar

1

Segundo a mais recente sondagem da Datafolha, 22% dos brasileiros com mais de 16 anos não gostam de futebol.

Isto leva a fazer umas contas curiosas, no que toca ao apoio popular a cada time. De facto, vamos começar por desconsiderar as crianças até 10 anos de idade – aproximadamente 14% da população – ou seja 30 milhões de pessoas. Depois, vamos deduzir a percentagem de 22% (que me parece bem normal e realista em qualquer país) dos 180 restantes. Observa-se que só é legítimo que se considerem 140 milhões de brasileiros como amantes de futebol e, portanto, susceptíveis de serem torcedores de um

Continuar a ler
2

Quem disse isso? O Voleibol já levou mais de 90 mil pessoas a um estádio de futebol adaptado e num dia chuvoso. As escolas deveriam criar insentivos para mais práticas esportivas, é a única coisa que falta.

2

Eu acredito que é resultado de um processo que acabou se tornando um círculo vicioso.

O Brasil sempre foi um país pobre. E o futebol é um esporte que alcança esse público mais pobre por ser simples. Qualquer um pode jogar futebol. Uma bola de meia e dois pares de chinelos (ou pedras, ou pedaços de tijolo) já são o suficiente para jogar futebol. Quando eu era criança, os meus colegas de escola jogavam futebol com uma tampa de garrafa de refrigerante ou até mesmo uma bola de papel.

O futebol ganhou muita popularidade no Brasil no século XX também devido ao surgimento de grandes ídolos, como Artur

Continuar a ler
6
2

Por culpa da Lei Pelé.

Antes os clubes eram dono do passe do jogador. O jogador não poderia ser negociado sem autorização dos clubes, mesmo sem contrato com o mesmo.

Por essa razão, os jogadores passavam bastante tempo dentro de um clube, como Zico no Flamengo. Ademais, os clubes investiam muito mais na base para revelar jovens jogadores, já que o retorno era garantido devido o passe. No entanto, a lei pelé acabou com isso. Os clubes pararam de investir tanto base. Os clubes ficaram vulneráveis, pois havia o risco dele investir em uma promessa na base e assim que ele chegar a maior idade poderia

Continuar a ler
9
1

Nada de novo, se estivéssemos na antiga Roma, podia-se reduzir isso a uma única frase:

“Ad captandum vulgus, panem et circenses”

Frase muitas vezes reduzida só a “…panem et circenses”.


Tradução: Para captar o povo, pão e circo!

PS: Em portugal e no resto da Europa, não é diferente.

11
1

De uma coisa temos certeza: foram os britânicos. Mas qual deles?

A versão oficial diz que foi Charles Miller, que já jogava a tempos, e que organizou a primeira partida em 14 de abril de 1895 em São Paulo.

Entretanto, está bem documentado que o escocês Thomas Donohoe organizara uma partida um ano antes, em 1894, em Bangu, Rio. Miller desqualificava esta partida porque “as medidas do campo não eram oficiais” e os jogadores “não estavam de uniforme”.

No fim, parece que era luta de classes: Miller era um figurão, um alto executivo, e Donohoe um operário de tecelagem. A versão de Miller ganhou.

Mas… t

Continuar a ler
11
3

Bem, eu nunca tive interesse por futebol, mas moro no Brasil e não tem como ficar imune a esse tipo de notícia. Desconfio que essa perda de interesse se deve ao futebol gourmetizado que existe hoje em dia. Jogadores que se comportam como moleques mimados, cobertura jornalística pasteurizada e reverente, campeonatos irrelevantes, estádios que passaram a se chamar “arena”, cartolagem corrupta e vagabunda como sempre.

Futebol é legal de ver no estádio, mas hoje os preços afastam os mais pobres. Futebol era legal de ver no famoso Canal 100, mas hoje o que se vê é jogador fazendo dancinha no TikTok.

Continuar a ler
4

Não é que ele esteja se tornando menos popular. Ele apenas está tendo sua importância diminuída por outros esportes que antes não tinham espaço nenhum na grande mídia. Além disso, muita gente não gosta de futebol por achar que é “alienação”, apesar de gostar de outras formas de alienação, como séries, por exemplo.

4

identificação.

Nos EUA as pessoas se identificaram muito com Seinfield.
Ele nunca funcionou no Brasil pois mostra uma realidade quase alienígena para nós.

Todo Mundo odeia o Cris foi feito para retratar de forma exagerada como era a mais pobre e mais violenta area dos EUA nos anos 80.
Praticamente qualquer pessoa que mora em uma cidade razoavelmente grande no Brasil se identifica com o Cris.
Na serie ele sofre muitas injustiças e violências exageradas por ser negro.
No Brasil qualquer pobre sofre as mesmas coisas.
Tirando uma ou outra coisa exclusiva dos EUA o resto é quase factual.

Em um episódi

Continuar a ler
2,6 mil
23
121

Eu acredito que talvez o Brasil seja o país que mais valoriza o futebol no mundo. O futebol é importante em vários países, mas até onde eu sei, na maioria deles o futebol de certo modo divide a atenção do público com outros esportes, ainda que seja o mais popular desses lugares. No Brasil não. É só futebol.

Programas de televisão sobre esportes só falam de futebol. Ocasionalmente há trinta segundos de notícias sobre competições de vôlei ou basquete, mas a maior parte do tempo é dedicado ao futebol. O beisebol e o futebol americano ainda são praticados por pouquíssimas pessoas, uma verdadeira ex

Continuar a ler
5
1

Só jogando uma partida de futebol de campo com times devidamente fardados e com jogadores bons para entender.

Não há diversão melhor no mundo para se fazer.

Eu jogaria de manhã até a noite todos os dias se tivesse como.

1

As havaianas apareceram em 1962 e foram inspiradas nos chinelos de dedo japoneses tradicionais chamados Zori, cujas solas são feitas de palha de arroz. Apesar de não serem muito atrativas, as sandálias conquistaram o gosto do consumidor por causa de seu valor acessível, o conforto proporcionado e a alta resistência do produto. Durante muito tempo era vista como um calçado de pobre, e nos anos 90 a marca começou a perder mercado. Por isso, a empresa Alpargatas decidiu lançar agressiva campanha publicitária, apresentando novas cores e modelos para as Havaianas. Além disso, foram contratadas dive

Continuar a ler
29
8

Basicamente, os americanos não apreciam esportes em que haja a possibilidade de nenhuma das partes pontuar. Um jogo que acabe ‘0x0’ é uma afronta ao torcedor que pagou ingresso.

Por isso, o Basquete faz tanto sucesso por lá. Não é raro que ambos os times façam pontuações acima de 100. A vibração e adrenalina é constante. E mesmo os torcedores do time que perdeu o jogo saem satisfeitos.

No dia que os dirigentes de Futebol decidirem melhorar as regras, para privilegiar o ataque e aumentar a quantidade de gols por partida, talvez os americanos passem a se interessar mais.

Mudar o sistema de pontuaçã

Continuar a ler
2
1

Inúmeros motivos!

1)Preço

O Camaro chegou ao Brasil em 2010. Seu preço? 180 mil reais. Se…,para o brasileiro normal,é difícil comprar um carro de 22 mil reais,imagine comprar um carro 10 vezes mais caro? E detalhe,o Camaro custa,hoje,300 mil.

2)IPVA

Junto,ao preço de 300 mil reais,o Camaro tem um caríssimo IPVA. 13 mil reais.

3)E o seguro,como é que fica?

As seguradoras querem ganhar dinheiro em cima do cliente,tendo que gastar o mínimo possível. O Camaro,pelo simples fato de ter 406 cavalos (o mais fraco), chegar aos 100 km/h em 4,6 segundos,ter tração traseira e tendo motoristas que gostam de brin

Continuar a ler
76
10

A popularidade do Espiritismo tem, a meu ver, com a inexistência de céu e inferno em suas narrativas: você é alguém em evolução, e não um escolhido, e está aqui para aprender, e não para pagar o “pecado” de ter nascido pelado.

A principal palavra que se associa ao Espiritismo é a caridade, e não a salvação. Esse foco em tornar o mundo um lugar melhor para o outro, e não em salvar a própria pele, dá ao espírita algo para, de fato, realizar nessa vida: ajudar o outro e, em o fazendo, compreender melhor a si mesmo.

A reencarnação não exime ninguém de nada que faz aqui, e em assumir a própria respon

Continuar a ler
12
4

A única exceção foi o futebol, que se tornou adorado em quase todo mundo. Talvez pela simplicidade das regras, talvez pelo aspecto meio teatralizado de sua prática, é difícil responder. Mas de fato, os americanos não encontraram uma resposta ao soccer, como fizeram com o rugby e o cricket.

Também é bom quê se diga que as entidades de futebol americanas desde a década de 1920 não queriam se submeter as regras exigidas pela FIFA preferindo criar suas próprias regras quando eles resolveram se interessar por futebol já era tarde demais os outros esportes principalmente o beisebol e o basquete já es

Continuar a ler
2

O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros. Estima-se que 89% dos internautas brasileiros estejam no WhatsApp. Algumas operadoras permitem o uso ilimitado do aplicativo, sem debitar do consumo do pacote de dados, por isso, muita gente se comunica e se informa por meio dele.

4
2

É popular no mundo inteiro. Está longe, mas bem longe de ser uma exclusividade brasileira. Muitas pessoas, no mundo todo, ouvem apenas músicas em inglês, assistem apenas filmes Hollywoodianos, acompanham a NBA, usam marcas americanas, bebem Coca-Cola.

Neste sentido o Brasil, tem uma identidade cultural bastante forte: é mais comum jovens brasileiros ouvirem música nacional (atualmente principalmente sertanejo, funk) do que o rap e pop americano, muito popular no mundo todo. E acompanhar campeonato brasileiro, ao invés dos torneios de esportes americanos (ou mesmo futebol europeu, pra este propó

Continuar a ler
3
1
1

Futebol é apenas um reflexo da sociedade. Hà corrupção porque há pessoas corruptas, simples assim. Além disso, há dirigentes e dirigentes. Acredito que a maioria não é corrupta; o que pode faltar é, sim, competência. Por exemplo, um gestor que sonha em ser presidente de clube mas não tem as devidas competências para tanto. Fatos como o que vimos no Cruzeiro em 2019 e no Internacional em 2016 foram crimes, mas não é a regra (penso eu). Não obstante, acredito que acordos excusos ocorram com mais frequência em Federações estaduais e na tão conhecida Confederação.

1

Verdade é que o polo é pouco popular em qualquer lugar do Mundo. Não é um esporte de massa. Eu imagino que o autor da pergunta esteja se referindo àquele tipo de polo que se joga montado no cavalo. Bom, por aí já se sabe.

É um esporte que você precisa ter um cavalo apto para a prática desportiva. Isso é muito caro. Ainda mais para um país em desenvolvimento. Na Argentina sei que é mais popular do que aqui, mas mesmo assim é coisa de gente “rica”…

1

Culturalmente o brasileiro é cristão. Seja católico ou evangélico, o cristianismo é maioria, e isso já cria uma barreira para a entrada do budismo.

E em segundo lugar, tem muito pouco “missionário” budista no Brasil. E tem pouco “missionário” porque tem pouco templo budista. E tem pouco templo budista porque tem pouco “missionário” budista.

4
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.