SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Parceria para melhorar o ensino
Uma parceria entre a Prefeitura de Parnamirim e o Ministério Público do Rio Grande do Norte vai garantir a implantação do projeto Transformando Destinos – “Tamo Juntos” em 26 escolas do município, beneficiando os jovens do 8º ano, do ensino fundamental, no enfrentamento às drogas. O projeto é mais uma das ações que a atual administração de Parnamirim tem realizado com a proposta de melhorar a qualidade do ensino, oferecendo uma educação diferenciada. Durante todo o mês de agosto, a Secretaria de Educação promoveu eventos em homenagem aos estudantes, incluindo desde oficinas, caminhadas, palestras até capacitações com educadores e escritores renomados no cenário nacional. “Agosto é um mês recheado com programações voltadas aos nossos alunos. Eles são a nossa prioridade”, disse a secretária de Educação, Vandilma Oliveira.

Um dos assuntos abordados nas palestras oferecidas foi sobre bullying na escola, ocorrido na manhã do dia 26, na Escola Municipal Augusto Severo, com a participação do escritor Mário Enzio Bellio Júnior, autor da “Coleção Bullying – o que é isso” e “Vamos Enfrentar com Amor”. A proposta da palestra foi capacitar os professores da rede municipal no sentido de orientá-los a detectar a prática de bullying na sala de aula e, consequentemente, mostrar como agir nesses casos.
Processo
De acordo com o escritor, o bullying ocorre entre páreos e nem sempre é fácil detectá-los. Ao identificar os casos é fundamental que a escola tenha o papel de um mediador para iniciar a restauração de convívio. “O envolvimento da família é fundamental nesse processo. E, eu falo da família moderna – podendo ser a participação de um pai, mãe, tio, avó”, explicou o palestrante.
Além dessa palestra, outros escritores foram convidados pela Secretaria de Educação como o premiado escritor e ilustrador André Neves com o objetivo de aproximar as crianças da cultura literária, incentivando a leitura e mostrando como descobrir o mundo, através das letras.
O projeto Transformando Destinos a ser desenvolvido no próximo ano irá atender cerca de 3 mil jovens de 26 escolas municipais. Os professores irão desenvolver a metodologia do programa, através de vários eixos, explicando a metodologia, apresentando os profissionais envolvidos, o material utilizado e o apoio logístico necessário.
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook