SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Grupo adia anúncio de sede do hub da TAM no Nordeste para 2016


aeroporto

O Grupo LATAM, responsável pela companhia aérea TAM, informou nesta sexta-feira (6) que só vai anunciar em 2016 a capital que vai sediar o primeiro hub doméstico e internacional da TAM no Nordeste. Em nota, o grupo justifica que a divulgação que estava prevista para o final deste ano foi adiada devido ao “prazo de desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária”. Além de Fortaleza, Natal e Recife estão na disputa para receber o centro de conexões de voos.

Ainda de acordo com a nota, a “infraestrutura aeroportuária é um dos três fatores de decisão estabelecidos pelo Grupo LATAM, que incluem paralelamente a experiência do cliente e a competitividade em custos, ambos, neste momento, igualmente em análise”.

A empresa explica ainda que os aeroportos das três capitais estão discutindo adaptações técnicas para sediar o hub e que o “encaminhamento dessas discussões dependerá de um conjunto de avaliações que envolverá várias esferas governamentais e concessionários para o aprofundamento dos requisitos que foram apresentados nos estudos técnicos realizados para a implementação do equipamento na região.

Impacto de 9,9bi na economia do Ceará
Em comunicado à imprensa, o Governo do Ceará informou que um relatório encomendado pelo Grupo Latam prevê a geração de 35 mil empregos diretos e indiretos até 2018, além de crescimento de 6% do PIB cearense, o que representa impacto de R$ 9,9 bilhões na economia do Estado, num período de cinco anos de operação do Hub.

Ainda de acordo com o Governo do Ceará, mais de um terço do impacto econômico (39%) virá dos setores de transporte e armazenagem, outros 17%, do setor de atacado e varejo, e 12% dos setores de hotel e alimentação. Já sobre o impacto em empregos, 29% virão nos setores de transporte e armazenagem, 29% de atacado e varejo, e 12% de hotéis e alimentação.

Pontos a favor de Fortaleza
Na apresentação do levantamento, foram apontados como fatores que fortalecem Fortaleza na disputa para sediar o Hub equipamentos que valorizam o turismo e o esporte na capital, como o Centro de Eventos do Ceará, o Centro de Formação Olímpico e o Acquario do Ceará.

Para chegar às conclusões apresentadas, o estudo da Consultoria Oxford Economics utilizou como base os dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre os quais aplicou uma metodologia própria de avaliação de modelos econômicos regionais. O Grupo Latam também usou informações sobre o potencial turístico e de desenvolvimento econômico da cidade, além de dados coletados em visitas técnicas.

Camilo Santana no lançamento da campanha "todos pelo Hub" (Foto: Diana Vasconcelos/G1)Camilo Santana no lançamento da campanha “todos pelo Hub” (Foto: Diana Vasconcelos/G1)

Disputa pelo Hub
Em 22 de junho, o Governo do Ceará lançou, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, a campanha “Todos pelo Hub da TAM no Ceará”, para receber a instalação do Hub da companhia aérea. A empresa afirmou que pretende instalar o empreendimento em uma capital nordestina: Fortaleza, Natal e Recife estão na disputa.

Depois da apresentação do relatório, a TAM afirmou que a decisão final será baseada na análise global de uma série de critérios técnicos, como a competitividade de custos, atrelada a uma infraestrutura adequada para o empreendimento e a experiência dos passageiros.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.