SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Governo discute com Unicef ampliação do programa Caminhos da Aprendizagem


O Governo do RN discutiu com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), nesta quinta-feira (09), a expansão do “Programa Educacional Caminhos de Aprendizagem: Avexadas para Aprender” que adota novas políticas educacionais no enfrentamento à cultura do fracasso escolar.

O programa envolve a escuta de adolescentes, a formação de professores e gestores, e a elaboração de um currículo diferenciado com o objetivo de facilitar o diagnóstico amplo sobre a distorção idade-série oferecendo um conjunto de recomendações para o desenvolvimento de políticas educacionais.

O programa “Avexadas para Aprender” foi desenvolvido em regime de colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN), a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime/RN), com apoio estratégico do UNICEF e do Itaú Social.

Nesta parceria, o Unicef, a SEEC/RN e a Undime desenvolveram uma proposta curricular diferenciada para as escolas integrantes do projeto, buscando apoiar a aprendizagem de estudantes em distorção idade-série e a redução das desigualdades.

No primeiro ano, o Avexadas envolveu 31 turmas e 623 estudantes de 22 escolas públicas das redes estadual e municipal em 16 cidades (Afonso Bezerra, Baraúna, Caiçara do Norte, Caicó, Canguaretama, Cerro Corá, Extremoz, Galinhos, Lagoa de Velhos, Macau, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Pedro Avelino, Pureza e Touros). Também estão engajados 167 profissionais da educação e 38 coordenadores pedagógicos.

No RN, a parceria permite a identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção.

Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola.

A governadora Fátima Bezerra ressaltou que a administração atual trabalha para dotar as escolas públicas de estrutura física agradável e infraestrutura tecnológica para garantir o interesse do aluno e o aprendizado. “Cada dia se torna mais importante a infraestrutura tecnológica reforçando as ferramentas do aprendizado”, afirmou.

Secretária Estadual de Educação, Socorro Batista destacou os eixos do projeto que contemplam a formação continuada de educadores e o fortalecimento do pacto federativo para promover ações conjuntas com as prefeituras municipais. “Inclusive estamos trabalhando para elaborar a Carta Potiguar da Educação que será um compromisso em prol da educação”, registrou.

Mônica Rodrigues, chefe de educação do Unicef Brasil, disse que “pela primeira vez temos um programa estruturado para junto aos alunos desistentes. Queremos ampliar o programa e a formação de professores, a governança tripartite e a adesão das Direcs como importantes para alcançarmos mais alunos. Estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado em parceria com o Governo do Estado que pode contar conosco”, declarou.

A reunião com o Unicef Brasil contou também com a participação das também representantes do Unicef Verônica Bezerra, coordenadora de Educação no Semiárido e Socorro Araújo, consultora sênior; secretária executiva da Undimes, Euba Reis e Joária Vieira, presidente da Undime-RN. Por parte da SEEC-RN, Cleonice Koreski, secretária adjunta de Educação; Álvaro Bezerra, subsecretário estadual de Educação; Nazineide Brito, subcoordenadora do Ensino Fundamental; Andreia Varela, pedagoga da Cosede; Magnólia Margarida, coordenadora de órgãos regionais de educação e Glauciane Pinheiro, coordenadora de desenvolvimento escolar.

Compartilhar
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.