Rio transborda e alaga Lauro de Freitas; prefeitura emite alerta


 

Rio transborda e alaga Lauro de Freitas; prefeitura emite alerta

Em um dos locais, cerca de 80 famílias foram afetadas, diz Defesa Civil.
Também houve deslizamento de terra em Itinga; não há registro de feridos.

Do G1 BA

A prefeitura da cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, decretou estado de alerta, nesta sábado (9), por causa da chuva que atinge a cidade desde a madrugada. O Rio Ipitanga transbordou e alagou diversos bairros da cidade. Em um deles, 80 famílias foram afetadas e perderam móveis e eletrodomésticos, segundo a Defesa Civil do município. Não há registro de feridos.

Lauro de Freitas (Foto: Divulgação/Defesa Civil)Lauro de Freitas (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

Estão alagados os bairros Lagoa da Base, Chafariz, Lagoa dos Patos, Portão e Itinga. As ruas afetadas são a Sempre Verde, Boca da Mata, Chile, no bairro Caji, além da Avenida Brigadeiro Mário Espigal, no Centro.

Em Itinga, houve também deslizamento de terra na Rua Jardim Pouso Alegre e alagamento na Rua Jardim Jaraguá.

De acordo com o responsável pela Defesa Civil da cidade, David Santana, 50 funcionários do órgão e da prefeitura trabalham junto com homens do Corpo de Bombeiros para minimizar os transtornos.

“Um levantamento está sendo feito para saber quantas pessoas estão com casas alagadas. Esses dados serão divulgados ainda hoje”, disse Santana, em contato com o G1.

A prefeitura da cidade também cancelou eventos por causa do temporal. Um deles foi a ação de saúde que aconteceria na Escola Rotary de Quingoma, no bairro Guingoma de Fora.

Em caso de emergência, os moradores podem ligar para o telefone 199, da Defesa Civil, ou o 193, dos Bombeiros. O Disque Denúncia, que atende pelo número 153, também está em alerta para receber as solicitações dos moradores.

Salvador
A chuva que caiu durante a madrugada também causa transtornos na capital baiana. O temporal derrubou árvores e provocou pontos de alagamento e lentidão no trânsito em várias regiões da cidade.

Até por volta das 17h30, a Defesa Civil deSalvador tinha registrado 114 ocorrências. Não há registro de feridos. De acordo com o órgão, foram nove alagamentos de imóvel, 14 ameaças de desabamento de imóvel, três ameaças de desabamento de muro, oito ameaças de deslizamento de terra, uma ameaça de queda de árvore, duas árvores caídas, quatro avaliações de imóveis alagados, um desabamento de imóvel, cinco desabamentos de muro, nove desabamentos parciais, 54 deslizamentos de terra, três infiltrações e uma pista rompida.

Um desabamento de muro ocorreu no bairro de Cajazeiras 5. Segundo informações de uma moradora, o susto foi grande com o barulho, que acordou muitas pessoas na vizinhança.

Em outro ponto da cidade, um muro desabou sobre um carro no bairro de Luís Anselmo, em Salvador. Por sorte, ninguém ficou ferido.

A Rua Régis Pacheco, no bairro de Uruguai, na Cidade Baixa, ficou completamente alagada durante a manhã deste sábado.

No bairro de Escada, no subúrbio, um canal transbordou e invadiu as duas pistas da Avenida Suburbana. A região ficou toda alagada. Uma árvore caiu durante a madrugada na Avenida Sete de Setembro, na região do Campo Grande, perto do Forte de São Pedro. Pela manhã, funcionários da Superintência de Obras Públicas de Salvador cortaram e retiraram a árvore do local. O trânsito ficou bloqueado e ninguém ficou ferido.

Muro desaba em Cajazeiras V (Foto: Arquivo pessoal)Muro desabou no bairro de Cajazeiras, em Salvador. (Foto: Arquivo pessoal)
Lauro de Freitas (Foto: Divulgação/Defesa Civil)Rio transbordou e alagou diversos bairros de Lauro de Freitas (Foto: Divulgação/Defesa Civil)
Lauro de Freitas (Foto: Divulgação/Defesa Civil)Moradors ficaram ilhados em Lauro de Freitas. (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.