RIO GRANDE DO NORTE -BRASIL-Fátima Bezerra (PT) é empossada para segundo mandato como governadora do Rio Grande do Norte


Reeleita em 2022, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), foi empossada em sessão solene realizada na manhã deste domingo (1º), na Assembleia Legislativa do RN, em Natal. O vice-governador eleito, Walter Alves, também foi empossado.

Durante entrevista, a governadora destacou que a nova gestão vai priorizar a “promoção do desenvolvimento, com geração de emprego, combate à fome e o fortalecimento das políticas sociais”.

“Fico muito feliz em tomar posse como governadora no mesmo dia em que Lula será empossado presidente. Isso nos dá confiança de fazer um governo muito melhor que o primeiro. Muito trabalhamos nos últimos quatro anos, mas fatores históricos, hostilidade política e prioridades inadiáveis fizeram com que nosso esforço não fosse inteiramente premiado”, destacou em pronunciamento oficial.

 

Fátima Bezerra foi eleita para o segundo mandato com 58,31% dos votos válidos (1.066.314 votos), no pleito passado.

Governadora Fátima Bezerra (PT) e o o vice-governador eleito, Walter Alves, são empossados — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Governadora Fátima Bezerra (PT) e o o vice-governador eleito, Walter Alves, são empossados — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A governadora foi recepcionada pela Banda da Polícia Militar e pela Guarda de Honra dos Dragões da Independência, por volta das 9h.

A cerimônia teve início às 9h30, com a composição da mesa, seguida da declaração de posse nos cargos, leitura do compromisso e pronunciamento da governadora (veja a íntegra).

Governadora Fátima Bezerra é recepcionada pela Banda da Polícia Militar  — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Governadora Fátima Bezerra é recepcionada pela Banda da Polícia Militar — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Fátima iniciou o discurso lembrando que chegou ao governo “em uma situação gravíssima, mergulhado na mais grave crise fiscal, financeira e orçamentária da sua história”, e que, quatro anos depois, o Estado “voltou a ter credibilidade e organizou suas contas; respeita, valoriza e investe nos serviços e servidores públicos; ampliou a cidadania e a valorização das minorias”.

Também destacou que é preciso “corrigir o que deve ser corrigido e avançar no que está dando certo, para consolidar as conquistas populares”.

“Seguiremos comprometidos com o equilíbrio fiscal das receitas e despesas do Estado, premissa indispensável para que outras conquistas possam ser celebradas”, ressaltou.

Fátima Bezerra e Walter Alves recebem bandeira do Rio Grande do Norte das mãos do presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Posse do presidente Lula

 

Após a sessão solene de posse em Natal, a governadora Fátima Bezerra confirmou que viaja para Brasília para participar da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na tarde deste domingo (1º). Ela informou que, inicialmente, não há reunião programada com Lula e que “a agenda agora é de festa”. “Depois de tudo que o Brasil passou nesses últimos quatro anos, com a democracia tão ameaçada, é um dia de agradecer a Deus e celebrar a democracia”, declarou.

Governadora Fátima Bezerra (PT) é empossada — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A governadora seguirá na capital federal para acompanhar a posse de ministros e ministras da nova composição do Executivo Nacional.

“Vou ficar até quarta-feira (4) para prestigiar a posse de alguns ministros. Logo em seguida, vai ser muito trabalho. Nós estaremos na porta dos ministérios em busca de projetos, de recursos para o Rio Grande do Norte. A reunião de Lula com os governadores, creio eu, deve acontecer até o fim de janeiro”, contou.

Sobre Fátima Bezerra

 

Fátima Bezerra nasceu em 19 de maio de 1955 em Nova Palmeira, na Paraíba, e mora no Rio Grande do Norte desde a adolescência. Professora e pedagoga, ela se filiou ao PT em 1981 e entrou na carreira política-eleitoral após atuação no sindicato dos professores do estado.

Fátima foi eleita deputada estadual duas vezes consecutivas, em 1994 e 1998. Em 2002, disputou pela primeira vez um cargo na Câmara Federal. Ganhou e foi eleita outras duas vezes, em 2006 e 2010, sempre pelo Rio Grande do Norte. Entre as candidaturas vitoriosas no Legislativo, disputou a Prefeitura de Natal nos anos de 1996, 2000, 2004 e 2008, mas perdeu nas quatro ocasiões.

Em 2014, com 808.055 votos potiguares (54,84% dos válidos), Fátima foi eleita senadora. Ela poderia permanecer no cargo até 2022, mas decidiu se candidatar ao governo do estado, sendo a única governadora eleita no país em 2018. Na oportunidade, venceu a disputa em segundo turno, com 1.022.910 votos (57,60% dos válidos), contra 753.035 votos (42,40%) de Carlos Eduardo (PDT).

Em 2022, foi reeleita em primeiro turno com 1.066.496 votos, ou 58,31% dos válidos, à frente de Fábio Dantas (Solidariedade), com 406.461 votos (22,22%), e Capitão Styvenson (Podemos), com 307.330 votos (16,80%).

Fátima obteve a maior votação para o cargo na história do Rio Grande do Norte – superou a marca de 1.022.910 votos que era dela, em 2018, na disputa do segundo turno.

VÍDEOS: Mais assi

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.