RETIRO DE CARNAVAL -Levar para o retiro de carnaval: 6 coisas que você não pode esquecer


Levar para o retiro de carnaval: 6 coisas que você não pode esquecer

Levar para o retiro de carnaval: 6 coisas que você não pode esquecer
O carnaval está chegando e isso só significa uma coisa para a galera da igreja: o retiro está logo aí! Saber o que levar para o retiro de carnaval pode tornar o evento ainda mais proveitoso. Esse evento é um marco muito esperado todos os anos e representa um momento de descanso, reflexão, tempo para Deus, lazer, diversão e novas amizades.

Nas vésperas do retiro, os inscritos já começam a se preparar para os dias tão desejados – e é nesse momento que a preocupação com “o que eu tenho que levar?” toma conta de quase todo mundo. Não se preocupe, o E-inscrição vai te ajudar!

Para evitar correrias e garantir que os preparativos para o retiro sejam tranquilos e bem-sucedidos, preparamos dicas práticas para você fazer as malas com a gente e não esquecer nada importante em casa. Está pronto? Continue lendo!

Antes de fazer as malas, leve em consideração:
Atenção: antes de elaborar a tradicional listinha de itens que não podem faltar, é necessário que você leve alguns fatores em consideração. Afinal, a composição da sua mala pode mudar completamente dependendo de:

Quantos dias o retiro vai durar: há igrejas que promovem o retiro durante o carnaval inteiro (5 dias), e há outras que o fazem por 3 dias, 4 ou até 2. Para evitar levar coisas demais ou de menos, a quantidade de dias do evento precisa ser levada em consideração antes de preparar sua mala;
Onde o retiro vai acontecer: o local do evento tem lama? Grama? Calçada? Os espaços de ministração são fechados ou abertos? Tudo isso precisa ser analisado antes de fechar o zíper da mala;
Previsão do tempo: vale a pena conferir a previsão do tempo antes de montar sua mala e decidir o que levar para o retiro de carnaval. Isso definirá seu vestuário.
6 coisas que você não pode esquecer de levar para o retiro de carnaval
Agora que você já sabe quais são as variáveis, vamos te mostrar 6 coisas que você não pode esquecer de levar para o retiro de carnaval. Já pega um bloquinho de notas e começa a anotar aí:

#1 Roupas leves para sujar
O retiro é uma ocasião especial, mas não é o evento adequado para utilizar suas melhores roupas. Lembre-se: você vai jogar bola, praticar esportes, suar, rolar no chão, tomar banho de piscina e fazer outras diversas atividades ao ar livre – leve roupas leves que você possa sujar!

Há quem foque somente nas roupas para usar na ministração e esqueça dos momentos de lazer, mas isso é um erro. Nossa dica é que você pense em tudo o que vai fazer e separe mudas de roupas para essas atividades específicas – nada de colocar na mala as primeiras roupas que enxergar no seu armário sem antes ter pensado se vai realmente usar em alguma ocasião.

Por isso, separe intencionalmente as famosas roupas de guerra (aquelas que você só usa em casa para fazer faxina ou ginástica). Afinal, você não vai querer sujar a roupa que preparou para o culto da noite em um jogo de vôlei à tarde, não é?

#2 Toalhas e materiais de higiene pessoal
Parece impossível que alguém esqueça esses itens, mas acontece. Levar toalhas e materiais de higiene pessoal é algo indispensável quando falamos de retiro de carnaval. Afinal, esse não é um evento de apenas uma noite ou algumas horas, mas de vários dias.

Por isso, se você quer evitar ficar emprestando do amigo essas coisas que são tão pessoais, priorize-as na sua lista de peças importantes e não esqueça por nada. Alguns itens fundamentais, são: toalhas de banho e de rosto, sabonete, shampoo, condicionador, escova e creme dental, desodorante, fio dental, pente ou escova de cabelo.

Quanto a esses itens, temos algumas dicas importantes para você:

Leve no mínimo duas toalhas de banho e uma de rosto: utilizar a mesma toalha durante os 5 dias de retiro não é o mais recomendado – afinal, você vai tomar muitos banhos ao longo do evento. Por isso, reserve duas de banho e também uma de rosto;
Leve shampoo e condicionador em tubos menores: para economizar espaço, opte por shampoos e condicionadores em embalagens menores;
Não esqueça da saboneteira: para evitar deixar o sabonete perdido no chuveiro que muitas outras pessoas vão utilizar ou ter que guardá-lo molhado, leve uma saboneteira de plástico. Esse é um detalhe bem relevante e que muitas pessoas esquecem.
#3 Lençol, travesseiro, fronha e cobertor
Para aproveitar todos os dias do retiro, estar disposto para se divertir com os amigos e não dormir em nenhuma ministração, não esqueça de levar o que é essencial para uma boa noite de sono: lençol, travesseiro, fronha e cobertor.

A gente sabe que esses itens ocupam bastante espaço, mas eles não podem ser deixados de lado. Você pode até dizer que não se importa em dormir de qualquer jeito, mas a qualidade do seu sono em um retiro é algo fundamental.

Portanto, escolha um cobertor ou um edredom, separe um lençol e uma fronha bem limpinhos e já guarde na mala.

#4 Uma blusa mais quente
Mesmo que a previsão do tempo indique que todos os dias do carnaval serão preenchidos pelo sol e o calor, a gente nunca sabe. Por isso, para evitar ficar passando frio, insira na mala também uma blusa mais quente.

Não precisa ser um combo de blusas, casacos e jaquetas, tá? Mas leve algo para se proteger do vento frio e para estar preparado caso o tempo decida virar.

#5 Repelente, protetor solar e remédios
Você vai passar um tempo bem considerável ao ar livre – esteja preparado.

Insira na sua necessaire de produtos pessoais um repelente e um protetor solar. Há quem diga que isso é só detalhe bobo mas, na verdade, esses dois itens são indispensáveis.

Não queremos que você passe o retiro inteiro se recuperando de uma insolação ou sofrendo com alergias derivadas de picadas de insetos, não é?

#6 Bíblia, caderno e caneta
Esses itens são importantes no momento dos cultos e ministrações e também nos momentos a sós de reflexão e devocional. Afinal, estamos falando de um retiro espiritual. Portanto, pegue sua Bíblia, seu caderno, umas duas canetas por garantia e já guarde na bolsa.

Não esqueça que, além de ser um evento para se divertir e passar tempo com os amigos, o retiro de carnaval é, principalmente, um período em que você se retira para ofertar seu tempo exclusivamente a Deus.

Portanto, esqueça qualquer coisa, mas não esqueça sua Bíblia e nem um caderno/bloco de notas para registrar tudo o que você vai aprender e refletir nesses dias tão preciosos.

Como organizar tudo isso e não esquecer de levar para o retiro de carnaval?
Parece quase impossível conseguir guardar tudo sem precisar levar 3 malas enormes para o retiro, não é? Mas calma! A gente te ajuda.

Nós elencamos para você aí em cima só o que não pode faltar na sua mala – e, com isso – você já entendeu que em um retiro, deve-se levar apenas o que é realmente necessário, sem luxos. Assim você evita volumes que só vão te atrapalhar e ocupar espaço nos quartos e no ônibus também.

Seguindo essa dica e a nossa listinha acima, temos certeza que você já elimina uma dezena de coisas que você tinha pensado em levar para o retiro de carnaval.

Mas para te ajudar a economizar ainda mais espaço e manter sua mala organizada, temos mais algumas dicas bem práticas para você. Pega aqui:

Enrole as roupas: se você guardar suas roupas de qualquer jeito dentro da mala, é claro que vai faltar espaço. Por isso, opte por enrolar suas roupas. Assim você economiza espaço e ainda evita que elas cheguem no local do retiro todas amassadas;
Ensaque cobertores, edredons, lençol e toalhas à vácuo: esse é um truque bem legal para economizar espaço e reduzir o tamanho dos itens maiores. A dica é que você utilize sacos à vácuo (existem kits prontos desse produto disponíveis para compra) ou então faça o seu em casa: utilize um saco plástico comum e o feche à vácuo através de um aspirador;
Peças pesadas embaixo, peças de uso contínuo em cima: sujou uma roupa? Coloque-a dentro de um saco plástico e guarde no fundo da mala, juntamente com os itens pesados que você não vai utilizar com tanta frequência. Peças de uso contínuo (higiene pessoal, roupas leves), porém, devem ser colocadas sempre em cima – assim você evita fazer uma bagunça todas às vezes que precisar utilizar;
Utilize bolsas menores para separar itens específicos: a ideia não é que você leve 5 bolsas diferentes, mas que você guarde cosméticos, remédios e repelente em uma necessaire, que por sua vez pode ser guardada dentro de uma mochila. Nessa mochila, guarde sua Bíblia, caderno e canetas também.
Você é o organizador do retiro?
Se você é o organizador do retiro de carnaval da sua igreja, temos 3 dicas especiais para você.

A primeira é que você compartilhe esse artigo com todos os inscritos do retiro! Assim você se certifica que todos estarão preparados e com a mala completa para aproveitar o evento.

A segunda é um combo de outras dicas de organização para você. Aqui no nosso blog, você encontra diversos blogs posts sobre organização de eventos e, em especial, sobre como organizar um Retiro inesquecível. Leia alguns de nossos artigos específicos e aproveite:

4 segredos para organizar um retiro espiritual;
Retiro para casais: como organizar?;
Como organizar um retiro espiritual incrível? Saiba tudo aqui;
Checklist de como fazer um retiro espiritual perfeito;
Como gerenciar a hospedagem em retiros e acampamentos.
E a última dica?
Nossa terceira dica (a mais especial de todas) é sobre uma ferramenta de auxílio que vai revolucionar sua forma de gerenciar retiros e os demais eventos da igreja.

Afinal, para que o planejamento, a organização e a execução do seu retiro sejam impecáveis, você precisa contar com uma plataforma de gestão. Essa ferramenta te ajudará a gerenciar inscrições, financeiro, a venda de ingressos, as hospedagens dos participantes e até o pós-evento.

O E-inscrição é uma plataforma de gestão de cursos e eventos que simplifica os processos de eventos e cursos e auxilia na administração das informações de maneira prática e eficiente, otimizando o tempo do organizador.

E quando falamos de financeiro, as coisas ficam ainda melhores:

Você só paga quando vende, por inscrição confirmada;
Em eventos gratuitos, nosso serviço é gratuito;
Para eventos pagos, contamos com a melhor tarifa do mercado, apenas 6,9% – enquanto outras plataformas chegam a cobrar 10%;
É possível antecipar recebíveis.
Todas essas vantagens, para desfrutar de dezenas de funcionalidades da plataforma de gestão do E-i. Veja algumas delas:

Formulários personalizados;
Inscrições online;
Gestão de informações dos inscritos para arquivos em PDF;
Possibilidade de oferecer diversas opções de pagamento: parcelas em até 12x em boleto e no cartão de crédito;
Emissão de certificados;
Envio de e-mails para lista de contatos ou inscritos;
Página do evento com design moderno e de fácil configuração;
Descontos e cupons para grupos que o organizador quiser.
E aí? Pronto para organizar o melhor retiro da sua vida? Conta com a gente!

FAÇA SEU RETIRO COM O E-INSCRIÇÃO!
O que achou das nossas dicas? Agora que você já sabe o que levar para o retiro de carnaval, é só guardar tudo e pegar o ônibus com a galera!

Para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado, assine nossa newsletter no formulário abaixo!

Inscreva-se n

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.