REFLEXÃO; REFLEXÃO 1 – SALMO 37


REFLEXÃO – SALMO 37:1-3

INTRODUÇÃO: Neste salmo sapiencial (sabedoria) Davi usa uma série de expressões proverbiais para exortar os justos a confiarem no Senhor, que os fará herdar a terra (vv.9, 22,29), e a não se inquietarem por causa dos ímpios que serão desarraigados da terra (vv.22, 28, 34). O salmo é um acróstico alfabético em que versículos alternados começam com letras sucessivas do alfabeto hebraico.

1 – Não te indignes… nem tenhas inveja dos que praticam iniqüidade (v.1)
Você já teve inveja do ímpio? José (Gn 37:3-4) era odiado por seus irmãos, isso devido a inveja que seus irmãos sentiam do amor dispensado por Jacó a ele.
Às vezes ficamos indignados (hebraico – `al tithhar = não fique zangado) ao vermos o ímpio prosperando e nosso trabalho em vão. O ímpio prospera muitas vezes porque sonega, não dá a César o que é de César, rouba do governo, rouba do justo, engana seus próprios clientes e pagam injustamente aos seus funcionários. O ímpio se enriquece de forma injusta, mas se enriquece.
Em nosso país é natural que sintamos inveja porque no Brasil o justo paga
 caro por ser justo. Aqueles que buscam viver honestamente, em retidão assistem todo o fruto do seu trabalho se perder nas mãos dos cobradores de impostos, nas falcatruas dos governantes, na impunidade de nosso sistema judiciário.
Em nosso país os ímpios tomam emprestados e não pagam (Sl 37:21). Deputados, senadores e seus afilhados devem fortunas aos cofres do governo, contudo sabemos que nunca pagarão. Você não fica irritado ao ouvir estas verdades?
O Salmo 37 é uma resposta para nós que buscamos viver na verdade, na justiça, que servimos a Deus e que assistimos o mal prosperar dia a dia. Este salmo é um chamado para que não desistamos do bem, para que continuemos na pratica da justiça, para que não venhamos desejar fazer o mesmo que os ímpios (v.16).
A maior bênção que podemos alcançar não está nas riquezas, não provem do muito que possuímos, mas da nossa fidelidade a Deus, provém do coração que teme a Deus. A maior bênção que podemos alcançar é um lugar na Nova Jerusalém e lá só entrarão aqueles que tem as mãos limpas, coração puro, conforme descreve o salmo de número quinze (Sl 15). Não tenha inveja da prosperidade do ímpio, pois eles não entrarão no Reino de Deus (Sl 37:9,22).

2 – Confia no Senhor e faze o bem (v.3)
Esta expressão está ligada uma a outra, porque aquele que confia no Senhor não poderá praticar as mesmas obras do ímpio. Se eu confio no Senhor não usarei de meios escusos para alcançar meus objetivos. Se minha confiança no Senhor é verdadeira, andarei nos caminhos do Senhor, pois sei que ao buscar em primeiro lugar o Seu Reino as demais coisas me serão acrescentadas (Mt 6:33).
Diante da inveja (Sl 94:20), da prosperidade do ímpio, muitos se associam ao trono da iniqüidade em busca da riqueza.
Aquele que confia no Senhor não tem razão de andar ansioso, preocupado com o amanhã, afinal de conta, a sua confiança está depositada em Deus.
Você não confia no Senhor? O Senhor nosso Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos, do que cremos (Ef 3:20). Sim, nosso Deus pode fazer o mar se acalmar, a tempestade cessar, pode nos fazer andar sobre as águas, pode multiplicar o nosso pão, curar nossas enfermidades, abençoar o fruto de nossas mãos.
Confia no Senhor e faze o bem porque Ele é o seu pastor e não deixará que nada te falte (Sl 23:1).
José foi prospero porque confiou no Senhor e fez o bem (Gn 39:7-13).
Podemos passar por provas, mas lembre-se Ele é fiel e não nos permitirá sermos tentado além de nossas forças, pelo contrário nos proverá livramento (1 Co 10:13).
Tem um cântico que diz assim: “Encontrei um grande amigo, ele é Filho de Deus Pai, o Seu nome é Jesus Cristo, Nele a gente pode confiar…”.
“Se Deus e por nós quem será contra nós?” (Rm 8:31).

3 – Habita na terra e alimenta-te da verdade (v.3)
O que significa habitar? Morar. A terra prometida já tinha sido dado a Israel. Esta é a ordem do rei Davi ao seu povo: Habita na terra. O rei Davi esta convocando o povo para possuir a terra em sua expressão máxima, era ora de desfrutar dela, tomar posse dela, de sua riqueza, de seus frutos. Também convoca o povo para se alimentar da verdade, que poderia ser traduzido da seguinte forma: “alimentar-te da Sua fidelidade”. Ambas expressões transmitem a mesma idéia. Creia na vitória de Deus, tome posse do que Deus fez por nós seu povo.
Somos chamados para morar na terra prometida. Deus em Jesus Cristo nos chamou para sermos moradores da cidade santa, da Nova Jerusalém, para sermos cidadãos do Seu Reino.
Você é chamado por Deus para viver numa nova dimensão de vida. Tome posse dessa nova vida que Jesus cristo conquistou para você. Portanto alimenta-te da verdade, da Sua fidelidade. Talvez você se pergunte: “O que é alimentar da verdade?”
Jesus declarou ser a verdade (Jo 14:6). Alimentar da verdade é crer em Jesus Cristo como Filho de Deus, o enviado de Deus para remissão de nossos pecados. Quando você se alimenta da verdade, isto é, quando você recebe a Jesus como Senhor de sua vida, você passa a habitar na terra prometida e as verdades de Jesus cristo passam a ser realidades na sua vida.
O Senhor nos deu diversas promessas? Possuas, tome posse de cada promessa. Não ande por vistas, nem por circunstância, alimenta-te da verdade, creia nas vitórias de Jesus, elas são para você. Diga não ao pecado e suas conseqüências. Na cruz Jesus conquistou uma nova vida para você, ela é para ser vivida hoje, não é para o amanhã. Habita na terra! Tome posse da Palavra de Deus na sua vida, na vida de sua família. Creia na fidelidade de Deus, alimenta-te de sua fidelidade, da verdade. Comece pela fé a viver na terra prometida, viva como se estivesse vivendo no céu. Onde Jesus está aí está o céu. Se você viver sem tirar os olhos de Jesus, você viverá de vitória em vitória, terá uma vida triunfante, mesmo no meio de um mundo tenebroso. Ao que crê nada é impossível.

CONCLUSÃO: Não há razão para ficarmos zangados nem invejosos pela prosperidade dos ímpios, pois estes estão condenados ao extermínio, não possuíram a terra prometida. Devemos continuar confiantes em Deus, praticando o bem, vivendo de forma justa, tomando posse da terra prometida que nos foi dado em Cristo Jesus.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.