RECIFE-PE-Mulher é assassinada na frente de filha de 5 anos em Olinda; companheiro é preso em flagrante por feminicídio


Uma mulher de 40 anos foi assassinada dentro de casa, em Olinda, no Grande Recife, nesta terça (12). O crime ocorreu na frente da filha da vítima, de 5 anos de idade, segundo o delegado que investiga o caso. A Polícia Civil informou que prendeu em flagrante o companheiro dela, de 35 anos, por feminicídio (veja vídeo acima).

O crime de Olinda ocorreu na comunidade da Ilha do Maruim, de madrugada. Débora Amaro dos Santos foi encontrada morta. Parentes dela disseram que ela teria sido espancada.

O delegado Francisco Océlio, que apura o crime, informou que exames realizados pelos médicos legistas apontam para a possibilidade de óbito provocado por asfixia por esganadura.

O suspeito do crime foi identificado como Edílson Mendonça da Trindade Júnior. Ele seguiu para a Delegacia de Rio Doce, em Olinda, onde ocorreu a autuação em flagrante.

Débora Amaro foi assassinada e o companheiro foi preso por suspeita de feminicídio — Foto: Reprodução/WhatsApp

Débora Amaro foi assassinada e o companheiro foi preso por suspeita de feminicídio — Foto: Reprodução/WhatsApp

Ele vai passar pela audiência de custódia. É quando a Justiça vai definir se o homem permanecerá preso ou poderá responder em liberdade.

No fim da manhã, uma equipe da TV Globo foi até o Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro, na Área central do Recife.

Lá, os parentes aguardavam a liberação do corpo de Débora Amaro dos Santos. Eles não quiseram gravar entrevista, mas confirmaram que o assassinato foi presenciado pela criança, dentro de casa.

Mulher foi assassinada a facadas dentro de um apartamento em Paulista

00:00/00:00

Erro ao carregar o recurso de vídeo.

Ocorreu um problema ao tentar carregar o vídeo. Atualize a sua página para tentar novamente.

Acesso gratuito

Faça seu login grátis e tenha acesso ilimitado às exclusividades G1

Mulher foi assassinada a facadas dentro de um apartamento em Paulista

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que as investigações “seguem em andamento”, até a “elucidação do caso”.

Este foi o segundo feminicídio registrado no Grande Recife nas últimas 24 horas. Na tarde de segunda (11), uma mulher foi encontrada morta dentro de um a apartamento em Paulista (veja vídeo acima).

O rosto dela estava coberto por um travesseiro e havia marcas de facada pelo corpo. Um homem, com quem ela teria tido um relacionamento, foi preso em flagrante por feminicídio.

Lei

 

De acordo com o Código penal, o feminicídio é configurado quando o assassinato de uma mulher é cometido por “razões da condição de sexo feminino”.

Ainda de acordo com a Lei nº 13.104/2015, não é levado em consideração o gênero do autor. A pena prevista é de 12 a 30 anos de reclusão.

Estatísticas

 

Em fevereiro de 2022, houve uma redução nos registros de violência contra a mulher no comparativo com o mesmo período em 2021. Os dados são da Secretaria de Defesa Social (SDS).

Com relação aos casos de feminicídio, quando o assassinato ocorre pelo fato de a vítima ser mulher, o número caiu 72,7% (de 11 para 3) nesse período. No acumulado de janeiro e fevereiro, a queda foi de 57,1% (de 21 para 9).

LEIA TAMBÉM:

No ano passado, Pernambuco contabilizou 86 crimes de feminicídio. Segundo a Secretaria de Defesa Social, esse número é 12,79% maior do que o registrado em 2020, quando ocorreram 75 crimes desse tipo no estado.

No primeiro bimestre deste ano, 291 vítimas de estupro procuraram a Polícia Civil para denunciar o crime, o que equivale a uma redução de 38,21% em relação aos 471 casos registrados em janeiro e fevereiro de 2021.

Em fevereiro de 2022, 117 mulheres registraram boletim de ocorrência por esse tipo de crime em Pernambuco, o que corresponde a uma diminuição de 26,42% no comparativo com as 159 vítimas desse mesmo mês em 2021.

VÍDEOS: Mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

 

200 vídeosVídeo mostra atendimento a estudantes que tiveram crise de ansiedade em escola no Recife
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.