RECIFE PE-Estrutura do Galo da Madrugada é montada no Centro do Recife


 

Estrutura do Galo da Madrugada é montada no Centro do Recife

Principal personagem da folia pernambucana deve ficar em pé às 16h.
Galo gigante permanecerá na Ponte Duarte Coelho durante todo o carnaval.

Danielle CarvalhoDo G1 PE

Galo da Madrugada começa a ser montado no Recife (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Estrutura do Galo da Madrugada começa a ser montada no Recife (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Pode vir a ventania que for, mas o Galo da Madrugada não vai arredar o pé da Ponte Duarte Coelho até a Terça-feira Gorda. É o que garante o artista plástico Sávio Araújo, autor e realizador da obra. “Com a base pesando 30 toneladas e uma estrutura interna vazada, o pior que pode acontecer é as penas voarem, e aí todo mundo ganha mais uma fantasia”, brincou.

Sávio Araújo, autor e realizador do Galo Maestro (Foto: Danielle Carvalho/G1)Sávio Araújo, autor e realizador do Galo Maestro
(Foto: Danielle Carvalho/G1)

Desde o início da montagem até a hora em que o personagem principal do Carnaval pernambucano se levanta para brilhar, prevista para às 16h desta quinta-feira (4), dezenas de pessoas aproveitam para tirar fotos, fazer vídeos e admirar o colorido do Galo Maestro.

Acompanhar a montagem do Galo já é tradição para Marcelo de Santana, 45 anos. Fantasiado, ele pedala do KM 10 de Aldeia até o Bairro do Recife para não perder nenhum detalhe. “Se é para montar o Galo eu estou presente. Só saio quando ele estiver em pé. Meu Carnaval começa hoje e só termina quarta-feira”, comemorou.

Marcelo de Santana, 45 anos, acompanha todos os anos a montagem do Galo da Madrugada (Foto: Danielle Carvalho/G1)Marcelo de Santana, 45 anos, acompanha todos os anos a
montagem do Galo da Madrugada
(Foto: Danielle Carvalho/G1)

A nova roupa do ‘Galo Maestro’ conquistou os foliões. Este ano ele está vestido com as cores verde e vermelho, referentes às agremiações centenárias celebradas pelo Recife: o Clube Misto Pão Duro e o Maracatu Nação Porto Rico. Estilo não falta no queridinho pernambucano. Na coxa, ele tem a flauta do Maestro Forró e, no rosto, o óculos de Chico Science.

“Nas asas, vermelho-beterraba. As penas grandes e verdes da cauda simbolizam os coqueiros. Suas dragonas, em formato de ‘bolo de rolo’, com enxerto de ‘marmelada’, satirizam as mazela políticas e mercadológicas. O roupão nas cores verde limão, abacate e coco, sinalizam benefícios que essas frutas trazem à saúde, promovendo um corpo saudável para brincar”, detalha Sávio Araújo.

Andréa Cruz, 33 anos, é apaixonada pelo Carnaval pernambucano (Foto: Danielle Carvalho/G1)Andréa Cruz, 33 anos, é apaixonada pelo Carnaval
pernambucano (Foto: Danielle Carvalho/G1)

O encanador Valdemir da Silva, 46 anos, também gostou do visual e garante que este ano vai levar a mulher e a mãe para o desfile. “Tá bonito demais o Galo. E num é que ele tá parecendo mesmo com Chico Science? Esse ano vou brincar com minha mulher e minha mãe, que mesmo idosa é apaixonada peo Carnaval”, disse.”Cada ano que passa o Galo da Madrugada está mais bonito. Este ano ele está ainda mais lindo. Um chame esse óculos escuro”, brincou Andréa Cruz, 33 anos.

O Galo da Madrugada é a maior escultura carnavalesca do mundo. Mede 27 metros de altura e pesa 33 toneladas. Com estrutura de ferro, a peça é coberta por fibra de coco, material leve, resistente e sustentável.

Montagem
A Ponte Duarte Coelho foi interditada na noite de quarta-feira (3), para chegada do material necessário para montagem do Galo. As peças, transportadas em seis caminhões, sairam do ateliê do artista plástico, localizado em Igarassu, contando com a ajuda de moradores da comunidade de Nova Cruz, integrantes do projeto social CoraçãoCaju.

Galo da Madrugada começa a ser montado no Recife (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Galo da Madrugada começa a ser montado no Recife (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

A escultura, que é um ponto de aglutinação de foliões e turistas no Centro do Recife, também animará os presentes com frevos de artistas locais. Além disso, em intervalos de 10 minutos, executará, de seu sistema de som interno, sua tradicional vinheta baseada na melodia do clássico Vassourinhas. Também “entoará” canções, e vai “frevar”, realizando o “passo do parafuso” em giros de 360º em torno de seu eixo.

tópicos:

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.