PERNAMBUCO-PE-Marco Zero recebe cinco sessões da Paixão de Cristo do Recife


paixao_1

30/03/2015 19h52 – Atualizado em 30/03/2015 19h52

Marco Zero recebe cinco sessões da Paixão de Cristo do Recife

José Pimentel interpreta Jesus e assina direção da peça; que é gratuita.
Espetáculo será apresentado entre esta quarta-feira (1°) e domingo (5).

Do G1 PE

Há 38 anos, José Pimentel é intérprete de Cristo  (Foto: Wellington Dantas/ Divulgação)José Pimentel interpreta Cristo há 38 anos (Foto: Wellington Dantas/ Divulgação)

Tradição da Semana Santa na capital pernambucana, a Paixão de Cristo do Recife será apresentada na Praça do Marco Zero, entre quarta-feira (1º) e domingo (5), sempre às 20h. O espetáculo comemora a 19ª edição em 2015, sob direção de José Pimentel, que também interpreta Jesus. A entrada é gratuita.

O elenco é formado por quase 400 atores e figurantes, incluindo nomes conhecidos do público pernambucano, como Reinaldo de Oliveira (Herodes) e Renato Phaelante (Caifás), ambos do Teatro de Amadores de Pernambuco. Os principais personagens femininos ficam com Angélica Zenith (Maria) e Gabriela Quental (Madalena). Os atores Pedro Francisco de Souza e Ivo Barreto dão vida a Pilatos e Judas, respectivamente.

As cenas são apresentadas em nove cenários. Três estruturas de 20 metros de comprimento por 14 de largura, ligadas por uma passarela com dois planos, estão montadas no Marco Zero e possibilitam que o público assista à peça sem precisar se deslocar. Os cenários são assinados por Octávio Catanho e os figurinos por Edilson Rygaard e Roberto Costa.

Este ano, as principais mudanças estão na trilha sonora e iluminação do espetáculo, utlizando equipamentos com moderna tecnologia digital, canhões de luz e efeitos especiais. Os efeitos especiais ajudam a compor as cenas, como na aparição dos demônios e no terremoto, logo após a morte de Cristo. Foguetes passam sobre a cabeça do público e estouram na árvore do enforcamento na morte de Judas. Na ascensão de Cristo, José Pimentel levita a sete metros do chão. Só para a ressurreição são 40 quilos de fogos por apresentação.

O espetáculo, que era conhecido como a Paixão de Todos, foi criado em 1997. Durante cinco anos, foi encenado no estádio do Arruda. Entre 2002 e 2005, ocupou o Marco Zero. Em 2006, por conta de reformas na praça, foi encenado em frente ao Forte do Brum. Desde 2007, retornou ao Marco Zero e, atualmente, conta com patrocínio dos governos estadual e municipal. Sexta-feira é geralmente o dia de maior público, reunindo cerca de 25 mil pessoas.

Trânsito
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) vai monitorar as ruas ao redor da Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife. Ao todo, 100 agentes de trânsito participarão da operação, que, diariamente, terá início às 18h e vai até a 00h. A Avenida Alfredo Lisboa, onde a Praça do Marco Zero está situada, ficará fechada para o tráfego de veículos desde a Ponte 12 de Setembro (Ponte Giratória), a partir da quarta (1º).

Além disso, haverá pontos de bloqueio nos cruzamentos com vias transversais à avenida, como a Rua Madre de Deus, Avenida Marquês de Olinda, Rua Mariz e Barros, Rua da Moeda, Rua Vigário Tenório, Travessa do Tuituí e Avenida Barbosa Lima Sobrinho. A expectativa é que as interdições sejam desfeitas após a dispersão total do público, por volta das 22h.

Serviço
19ª Paixão de Cristo do Recife
De 1º a 5 de abril, às 20h
Praça do Marco Zero, Bairro do Recife
Entrada gratuita

tópicos:

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.