PENDÊNCIAS RN-Robinson discute com Banco Mundial adequação e aceleração de projetos do RN Sustentável


Banco_Mundial_Demis_Roussos_2

Robinson discute com Banco Mundial adequação e aceleração de projetos do RN Sustentável

Robinson discute com Banco Mundial adequação e aceleração de projetos do RN Sustentável

dial adequação e aceleração de projetos do RN Sustentável

Robinson discute com Banco Mundial adequação e aceleração de projetos do RN Sustentável
O governador Robinson Faria, executivos do Banco Mundial e auxiliares de governo se reuniram hoje para a apresentação dos resultados de uma semana de avaliação sobre o Projeto RN Sustentável, numa ação denominada Missão de Avaliação de Meio Termo. A equipe anunciou também a manutenção de todas as ações dos investimentos acordados com possibilidade de inclusão de novos projetos.
Robinson Faria disse que “fizemos uma avaliação do andamento dos projetos e constatamos que temos uma situação bastante promissora. Fizemos também sugestões ao Banco Mundial para adequação de alguns projetos, otimização de gastos e inclusão de novos projetos com a finalidade de melhorar a infraestrutura do Estado para receber novos investimentos e crescer”.

Robinson discute com Banco Mundial adequação e aceleração de projetos do RN Sustentável

O secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira que também é o coordenador do Projeto RN Sustentável explicou que “os maiores investimentos do Projeto estão no gatilho para iniciarem as licitações ainda este ano. São 56 projetos que representam 86% do valor do empréstimo. Obras como a construção e equipamentos do Hospital Regional de Mossoró, maior obra do empréstimo, que já vai iniciar a licitação até julho”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo fez explanação sobre o Parque Tecnológico que está com os estudos de viabilidade técnica e econômica já contratados.
O coordenador de operações do Banco Mundial no Brasil, Boris Utria reconheceu o comprometimento do Governo com o projeto e os esforços para a implantação e disse que, mesmo diante da crise que o país vive, “o Rio Grande do Norte está se reinventando e se consolidando. O Estado tem uma administração coerente com os objetivos e interesses do Banco Mundial, que são o desenvolvimento, a luta contra as doenças e melhores resultados na administração”.
O gerente da unidade de agricultura do Banco Mundial Laurent Msselati constatou o dinamismo do Estado e se disse confiante que o programa continuará sendo implementado. Ele admitiu a necessidade de reestruturação de alguns projetos e de redução da burocracia para acelerar a implantação. “Temos confiança no Governo do Rio Grande do Norte e na sua equipe técnica”, declarou.
Robinson Faria agradeceu a disposição do Banco Mundial em aceitar a adequação de alguns projetos. “Vivemos um momento novo em nosso Estado, que pela primeira vez é administrado por uma equipe técnica, com a participação direta dos diversos setores sociais. Então, estas adequações visam projetos que tenham um melhor alcance e se aproximem mais das reais necessidades dos vários segmentos da sociedade”, justificou.
O Governador destacou algumas das principais medidas que são preocupação constante da administração e citou a segurança, o turismo, o agronegócio, a pesca, a mineração e a produção de artesanato.
A Gerente do Projeto e Coordenadora Geral da Missão, Fátima Amazonas lembrou que o Projeto RN Sustentável é ambicioso, complexo e árduo, mas que o empenho da equipe mostra que os resultados estão sendo alcançados.
O RN Sustentável abrange ações para aumentar a segurança alimentar, o acesso à infraestrutura produtiva, acesso a mercados para a agricultura familiar, melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de educação, saúde e segurança pública, melhorar os sistemas de controle de despesas, dos recursos humanos e da gestão de ativos físicos baseados em resultados.
O encontro aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do RN (FIERN) e contou com a participação governador Robinson Faria, dos secretários de Estado do Trabalho, Habitação e Ação Social (SETHAS), Julianne Faria, do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, do Planejamento, Gustavo Nogueira, da Segurança e Defesa Social, Kalina Leite, da Saúde, Eulália Albuquerque, do Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, do Turismo, Ruy Pereira, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, da Educação e Cultura, Cláudia Santa Rosa, da Infraestrutura, Jáder Torres, da Comunicação, Juliska Azevedo, diretor do Departamento de Estradas de Rodagens, Jorge Ernesto Pinto Fraxe.
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.