Pendências RN; OAB quer fim do sigilo de delação de Sérgio Machado


Jornal GGN – Nesta semana, a Ordem dos Advogados do Brasil anunciou que irá pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) o fim do sigilo dos depoimentos da delação premiada de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro. Para a OAB, o fim do sigilo garante que os advogados que atuam no caso tenham amplo direito de defesa, e também informa para a sociedade, de maneira transparente, sobre os fatos revelados nos depoimentos.

A nota da OAB diz que o país passa por uma “crise ética sem precedentes”, mas que ela dá para a sociedade a oportunidade de “depuração” da classe política no Brasil. “Quanto maior a transparência sobre o conteúdo e a possibilidade de acesso a ele pela sociedade, melhor para o Estado Democrático de Direito”, afirma a Ordem.

Investigado pela Operação Lava Jato, Sérgio Machado gravou conversas com líderes do PMDB, como o senador Romero Jucá, o presidente do Senado, Renana Calheiros e o ex-presidente da República, José Sarney.

Na terça-feira (7), um grupo de senadores solicitou ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que divulgue os detalhes da delação de Machado. Os parlamentares dizem que os trechos que foram publicado geram “ambiente de insegurança jurídica e política”, argumentando que a transparência é a melhor defesa contra “interesses ocultos.”

Com informações da Agência Brasilsergio_machado

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.