PENDÊNCIAS RN-ELE ME AMA (Salmo 116)


Slide1

               

                TEXTO BÍBLICO – SALMO 116

                116.1   Amo o SENHOR, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. 116.2   Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver. 116.3   Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. 116.4   Então, invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma. 116.5   Compassivo e justo é o SENHOR; o nosso Deus é misericordioso. 116.6   O SENHOR vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou. 116.7   Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo. 116.8   Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés. 116.9   Andarei na presença do SENHOR, na terra dos viventes. 116.10   Eu cria, ainda que disse: estive sobremodo aflito. 116.11   Eu disse na minha perturbação: todo homem é mentiroso. 116.12   Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo? 116.13   Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do SENHOR. 116.14   Cumprirei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo. 116.15   Preciosa é aos olhos do SENHOR a morte dos seus santos. 116.16   SENHOR, deveras sou teu servo, teu servo, filho da tua serva; quebraste as minhas cadeias. 116.17   Oferecer-te-ei sacrifícios de ações de graças e invocarei o nome do SENHOR. 116.18   Cumprirei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo, 116.19   nos átrios da Casa do SENHOR, no meio de ti, ó Jerusalém. Aleluia!

             DEUS ME AMA E OUVE A MINHA ORAÇÃO v.1-2

                116.1   Amo o SENHOR, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. 116.2   Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver.

Robinson Crusoé sobreviveu a um naufrágio. Ficou totalmente sozinho em uma ilha deserta. Sua situação era de causar dó. Deitou-se em seu leito, acometido de febre. A febre durou bastante tempo, e ele não tinha ninguém para cuidar dele — nem para lhe trazer um copo de água fresca. Ele estava pronto para morrer. Estivera habituado ao pecado, e tinha todos os vícios de um marinheiro; mas sua condição desesperadora o fez pensar. Abriu a Bíblia que encontrou em seu baú, e seus olhos caíram sobre a passagem: “Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás”. (Salmo 50.15). Naquela noite ele orou pela primeira vez em sua vida, e dali em diante houve nele sempre esperança em Deus, o que marcou o nascimento da vida celestial.

Nos problemas não murmure, ore! Em circunstâncias adversas: saúde, finanças, família, relacionamentos, decepções. Em vez de murmurar contra Deus, devemos apresentar essa causa a Deus em oração. Podemos crer que ele ouve a nossa oração: 116.2   Porque inclinou para mim os seus ouvidos.

116.1   Amo o SENHOR, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas.

 

                DEUS ME AMA E PROVIDENCIA LIVRAMENTOS v.3-6

                116.3   Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. 116.4   Então, invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma. 116.5   Compassivo e justo é o SENHOR; o nosso Deus é misericordioso. 116.6   O SENHOR vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou.

                Você já teve livramentos de Deus? Você sabia que: 34.7   O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. (Salmo).

  1. ONDE O SALMISTA ESTEVE, SL 116.3;

                116.3   Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza.

(a) Aflição no corpo. (b) Angústia de consciência. (c) Tristeza de coração. (d) Auto-acusação: “Eu já estava”: 116.3   Os laços da morte estavam me apertando, os horrores da sepultura tomaram conta de mim, e eu fiquei aflito e apavorado..

  1. O QUE O SALMISTA FEZ, SL 116.4;

116.4   Então, invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma.

                (a) Direta: “Clamei”.

(b) Imediata: “então”, quando o problema veio; oração foi o primeiro remédio buscado, não o último, como acontece com muitos.

(c) Breve – limitada à coisa devida que é necessária: “Livra-me”.

(d) Importuna: “Senhor!”.

  1. O QUE O SALMISTA APRENDEU, SL 116.5.

                116.5   Compassivo e justo é o SENHOR; o nosso Deus é misericordioso. 116.6   O SENHOR vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou.

                O salmista afirma os atributos de Deus: compassivo, justo, misericordioso.

Deus quer o bem-estar de todos a quem ama. Ele busca, de forma altruísta, o nosso máximo bem-estar. De numerosas referências bíblicas, João 3.16 é provavelmente a mais conhecida: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

O apóstolo João diz: “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (ljo 4.10).

A misericórdia de Deus é sua compaixão amorosa por seu povo. “Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem” (SI 103.13).

               

                116.8   Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés.

                Mesmo quando Deus não nos livrar, é porque ele tem o direito de nos querer perto dele: 116.15   Preciosa é aos olhos do SENHOR a morte dos seus santos.

                DEUS ME AMA E TEM SIDO GENEROSO v.7

                116.7   Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo.

Deuteronômio 7.7,8, lemos: “Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis m a is numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão poderosa”.

               

                DEUS ME AMA APESAR DE v.10-11

                116.10   Eu cria, ainda que disse: estive sobremodo aflito. 116.11   Eu disse na minha perturbação: todo homem é mentiroso.

                Momentos da vida que desanimas, pensamos em olhar para trás: “Há momentos que na vida, pensamos em olhar pra trás e preciso pedir ajuda para poder continuar. O Salmista passou por isto, os discípulos, nós também podemos passar. E mesmo assim Deus continua nos amando.

                116.10   Eu continuei crendo, mesmo quando disse: “estou completamente esmagado.” 116.11   Não parei de crer, mesmo quando afirmei, sem pensar: “não se pode confiar em ninguém.”

                DEUS ME AMA E EU SOU GRATO POR ISTO

                116.12   Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo? 116.13   Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do SENHOR. 116.14   Cumprirei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo.

                As promessas ativas do salmo. Eu invocarei (Sl 116.2), Eu andarei (Sl 116.9), Eu erguerei (Sl 116.13), Eu cumprirei (Sl 116.14), Eu oferecerei (Sl 116.17).

               

                COMO PODE SER AGRADECER

Em amor secreto a Deus, em conversação, em testemunho público. 1. Como votos podem ser pagos em público. Indo ao culto público como a primeira coisa que fazemos quando a saúde é restaurada. Unindo-nos com entusiasmo nos cantos. Usando oportunidades para testemunho aberto sobre a bondade do Senhor. 3. A utilidade especial do ato público. Interessa a outros, toca seus corações, reprova, incentiva.

                116.16   SENHOR, deveras sou teu servo, teu servo, filho da tua serva; quebraste as minhas cadeias. 116.17   Oferecer-te-ei sacrifícios de ações de graças e invocarei o nome do SENHOR. 116.18   Cumprirei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo, 116.19   nos átrios da Casa do SENHOR, no meio de ti, ó Jerusalém. Aleluia!

 

CONCLUSÃO

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.