PENDÊNCIAS RN-Construtoras do RN apontam atraso; Ministério desmente


images

Publicação: 2015-03-07 00:00:00 | Comentários: 0
A+A-
No Rio Grande do Norte, o Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon RN) afirmou esta semana que atrasos nos repasses dos recursos federais para o programa Minha Casa, Minha Vida começam a preocupar construtoras que têm obras financiadas pelo programa no Estado. Cinco delas, responsáveis por oito empreendimentos em Natal e que mantêm 1,5 mil vagas de empregos diretos nas obras, calculam ter R$ 10 milhões a receber, relacionados a uma medição em atraso e outra que vence no próximo dia 14.

Caso o pagamento não seja efetuado até esta data, as consequências – segundo as empresas – poderão ir desde a paralisação das obras e ameaça de demissão. O Ministério das Cidades negou, porém, que haja atrasos no pagamento. Em nota, disse que  o programa “segue com o fluxo normal”. Entre dezembro de 2014 e janeiro deste ano,  empresas de outros estados também se queixaram da situação.

Balanço
Pesquisa divulgada ontem pelo Sinduscon RN mostra que a venda de imóveis residenciais no estado – não necessariamente do Minha Casa, Minha Vida – acelerou no último trimestre de 2014, mas que o volume de lançamentos, mês a mês, não se sustentou em alta durante todo o período. No último trimestre, houve um crescimento de 43,9% na venda, na comparação com o trimestre anterior. Entre julho e setembro foram vendidos 734 unidades residenciais, enquanto entre outubro e dezembro, o número chegou a 1.056 unidades.

Em outubro, houve um crescimento de 11,4% no Índice de Velocidade de Vendas de imóveis residenciais, o maior registrado desde o início do cálculo, em julho de 2013. Porém, o índice perdeu força nos meses seguintes: Em novembro, alcançou 5,76% e em dezembro 4,90%.

Com relação ao lançamento de imóveis residenciais, enquanto em outubro foram lançados 653, em novembro não aconteceu nenhum lançamento e em dezembro só foram 62. Mesmo assim, no quarto trimestre foram lançados oito vezes mais imóveis residenciais que no trimestre anterior, quando foram apenas 87 unidades em três meses.

De acordo com a pesquisa, realizada pela Consult, Natal e Parnamirim lideram a comercialização de imóveis, com quase 95,9% das vendas em dezembro. Os bairros mais procurados são Pitimbu, Ponta Negra e Neópolis. Fora da zona sul, o comprador prefere Tirol, na zona leste.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.