A PALAVRA DO DIA- no Senhor, no seu poder e na sua sabedoria. Ele nos capacitará a vencermos todas as batalhas,


No dicionário da língua portuguesa, a palavra soberania está explicada como ‘autoridade suprema que detém o poder sem restrições’. Teologicamente, ‘soberania’ significa controle e domínio absoluto de Deus sobre tudo e sobre todos. Assim, Deus é e está além e acima de toda força ou poder ou autoridade.

Nossa mente não consegue entender muito bem os atributos de Deus. Ele é um Ser Todo-Poderoso, Todo-Bom, Todo-Conhecedor, Todo-Sábio. Mas, se não compreendermos o poder absoluto e total de Deus, como poderemos aprender a descansar nEle? Se não entendermos a soberania do Pai, não conseguiremos entregar nossas ansiedades, problemas e preocupações, que ocupam tanto o nosso coração. Por isso, quanto mais próximos estivermos dessa compreensão, mais seguros e confiantes viveremos no Senhor.

É a Palavra que nos ensina sobre a soberania de Deus e nós devemos tomar posse dessa verdade. Vamos ver alguns exemplos.

–     Deus é antes de todas as coisas – Col 1:17 e Salmo 90:2 – Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus.

–     Deus criou todas as coisas – Col 1:16 ‘pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.’

–     Deus sustenta todas as coisas – Heb 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa.

–     Deus está acima de todas as coisas – Sl 97:9 – Pois tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra! És exaltado muito acima de todos os deuses!

–     Deus sabe todas as coisas – Is 46:10 – Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito permanecerá em pé, e farei tudo o que me agrada.

–     Deus pode todas as coisas – Mt 19:26 e Jó 42:2 – Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis” / Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.

–     Deus possui todas as coisas – Sl 24:1 – Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem.

–     Deus é Rei sobre todas as coisas – I Cr 29:11 – Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó Senhor, é o reino; tu estás acima de tudo.

–     Deus está no controle de todas as coisas – Is 14:24 – O Senhor dos Exércitos jurou: “Certamente, como planejei, assim acontecerá, e, como pensei, assim será.

–     Deus é Onipresente – Jr 23:24 – Poderá alguém esconder-se sem que eu o veja?”, pergunta o Senhor. “Não sou eu aquele que enche os céus e a terra?”, pergunta o Senhor. / Salmo 139:7-10: Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? 8 Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura também lá estás.     9 Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, 10 mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.

Não é reconfortante saber que o nosso Deus é tão grande? Muito mais ainda por sabermos que Ele cuida de nós. O Deus Soberano, Todo-Poderoso e Todo-Sábio é quem cuida de mim e de você. O Salmo 23 nos explica bem o cuidado que Ele tem por nós. Ele é o nosso Pastor e não permite que nada nos falte, Ele guia os nossos caminhos, Ele nos livra do mal e nos protege, Ele nos cobre com sua bondade e misericórdia. Também o capítulo 40 de Isaías retrata a soberania de Deus e seu cuidado para conosco:

10 – O Soberano, o Senhor, vem com poder! Com seu braço forte ele governa. A sua recompensa com ele está, e seu galardão o acompanha. 11 – Como pastor ele cuida de seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo; conduz com cuidado as ovelhas que amamentam suas crias. 28 – Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto; sua sabedoria é insondável. 29 – Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. 30 – Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; 31 – mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

Diante disso, que possamos confiar totalmente no Senhor, no seu poder e na sua sabedoria. Ele nos capacitará a vencermos todas as batalhas, nos confirmará e nos fortalecerá. Vamos nos manter firmes na graça e na vontade de Deus, alertas e vigilantes contra toda cilada do diabo, pois Deus nos levará adiante. O seu desejo é que avancemos e que entendamos que isso não acontece na nossa força, mas na força dele.

Gisele K. Sgarbi Ribeiro

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.