O Brasileirão pega fogo
O Cruzeiro ainda é o líder, com folga. Mas a rodada deste fim de semana do Campeonato Brasileiro deixou a reta final da competição, ainda com dez jogos e 30 pontos a serem disputados pela frente, bem mais intrigante, com disputas empolgantes nos dois flancos da tabela.
A começar justamente pela derrota da Raposa no Maracanã, pelos pés do Flamengo, por 3 a 0. Com o resultado, o segundo revés consecutivo do time, algo que não acontecia pelo Brasileiro desde o ano passado, a distância para o vice-líder caiu para seis pontos – 56 a 50. Estamos tratando do Internacional, no caso, que se reabilitou da goleada sofrida contra a Chapecoense para derrotar o fortíssimo Fluminense por 2 a 1, no Beira-Rio e retomar a segunda colocação.
“Sem palavras. Depois da rodada passada, falamos muito que a torcida era importante para voltar a vencer. Ganhar confiança. O primeiro passo foi dado”, afirmou o atacante Nilmar, que saiu do banco para ajudar no importante resultado colorado, numa jornada benéfica, uma vez que a briga para se colocar na zona de classificação para a Copa Libertadores da América, o famoso G-4, também se desenvolve de modo imprevisível.
Simultaneamente ao jogo no Beira-Rio, o Atlético Mineiro vencia o São Paulo para retornar a este setor, numa partida bem equilibrada – como pede o campeonato –, para retornar ao quarto lugar. Apenas dois pontos separam os dois times: 49 a 47. “Esse resultado teve um aspecto emocional muito forte para a sequência do campeonato. Foi um jogo muito difícil”, disse o técnico Levir Culpi.
Sobe e desce
O Galo se aproveitou de um confronto direto com um time de ponta para ganhar suas posições, depois de ver tanto o Corinthians como o Grêmio perderem suas partidas no sábado, na abertura da 28ª rodada.
Foram dois jogos que influenciaram nas duas extremidades da tabela, por sinal. Ao derrotar o Grêmio por 2 a 1, de virada, o Palmeiras subiu para os 34 pontos e se distanciou ainda mais da zona do rebaixamento. Além disso, conseguiu um resultado importante para ganhar confiança para o quarto final da competição.
Com 34 pontos, o time agora está em 12º, a quatro pontos da zona de descenso. O Tricolor gaúcho ficou com 46 pontos, em quinto, um abaixo do Galo. Com a mesma contagem aparece o Timão, em sexto, após ser derrotado por 1 a 0 pelo Botafogo em Manaus. O triunfo tirou o clube carioca da lanterna, ultrapassando o Coritiba no número de vitórias (8 a 7, sendo ambos têm 29 pontos).
Quem também deixou o Coxa para trás foi o Criciúma, e com um resultado de impacto, ao bater o Santos por 3 a 0 em seus domínios. A equipe catarinense tem agora 30 pontos, em 18º, perdendo para o Bahia saldo de gols.
Do mesmo estado, a Chapecoense deu sequência a sua boa fase ao derrotar o Bahia por 1 a 0, em Salvador. O time agora chegou aos 34 pontos, logo abaixo do Palmeiras, e, ao mesmo tempo, abriu quatro para os baianos, em mais um choque direto.
Janela aberta?
Do outro lado da tabela, a vitória do Flamengo para cima do Cruzeiro faz os adversários pensarem se o atual campeão está em seu pior momento no campeonato. Os comandados de Marcelo Oliveira não perdiam duas partidas seguidas pelo Brasileirão desde o ano passado, quando, acabou cedendo nas antepenúltima e penúltima rodadas da edição 2013, já entrando em campo com o título assegurado.
Além disso, a Raposa não perdia por três gols de diferença na competição desde agosto de 2012 – se formos considerar outros certames, é preciso mencionar uma vitória do arquirrival Atlético Mineiro, no Independência, pelo Estadual de 2013.
O Inter foi quem se aproveitou, numa combinação de resultados perfeita para deixar o revés diante da Chapecoense para trás. “Depois do que aconteceu na quinta, a gente vê que vale a todo o esforço e sacrifício. Ninguém está aqui só por dinheiro”, afirmou o meia Alex, autor de um golaço contra o Flu de Fred, emocionado no Beira-Rio. “A nossa carreira é muito difícil. Somos julgados o tempo todo. Esse sentimento veio de dentro, nada é fácil no futebol. Essa é a explicação por ter extravasado esse choro.”
Resultados da 28ª rodada
Sábado
Palmeiras 2 x 1 Grêmio
Goiás 3 x 0 Coritiba
Botafogo 1 x 0 Corinthians
Domingo
Flamengo 3 x 0 Cruzeiro
Atlético/MG 1 x 0 São Paulo
Bahia 0 x 1 Chapecoense
Internacional 2 x 1 Fluminense
Sport 1 x 2 Vitória
Atlético/PR 3 x 0 Figueirense
Criciúma 3 x 0 Santos
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook