O Brasileirão pega fogo


download (2)

O Cruzeiro ainda é o líder, com folga. Mas a rodada deste fim de semana do Campeonato Brasileiro deixou a reta final da competição, ainda com dez jogos e 30 pontos a serem disputados pela frente, bem mais intrigante, com disputas empolgantes nos dois flancos da tabela.

A começar justamente pela derrota da Raposa no Maracanã, pelos pés do Flamengo, por 3 a 0. Com o resultado, o segundo revés consecutivo do time, algo que não acontecia pelo Brasileiro desde o ano passado, a distância para o vice-líder caiu para seis pontos – 56 a 50. Estamos tratando do Internacional, no caso, que se reabilitou da goleada sofrida contra a Chapecoense para derrotar o fortíssimo Fluminense por 2 a 1, no Beira-Rio e retomar a segunda colocação.

“Sem palavras. Depois da rodada passada, falamos muito que a torcida era importante para voltar a vencer. Ganhar confiança. O primeiro passo foi dado”, afirmou o atacante Nilmar, que saiu do banco para ajudar no importante resultado colorado, numa jornada benéfica, uma vez que a briga para se colocar na zona de classificação para a Copa Libertadores da América, o famoso G-4, também se desenvolve de modo imprevisível.

Simultaneamente ao jogo no Beira-Rio, o Atlético Mineiro vencia o São Paulo para retornar a este setor, numa partida bem equilibrada – como pede o campeonato –, para retornar ao quarto lugar. Apenas dois pontos separam os dois times: 49 a 47. “Esse resultado teve um aspecto emocional muito forte para a sequência do campeonato. Foi um jogo muito difícil”, disse o técnico Levir Culpi.

Sobe e desce

O Galo se aproveitou de um confronto direto com um time de ponta para ganhar suas posições, depois de ver tanto o Corinthians como o Grêmio perderem suas partidas no sábado, na abertura da 28ª rodada.

Foram dois jogos que influenciaram nas duas extremidades da tabela, por sinal. Ao derrotar o Grêmio por 2 a 1, de virada, o Palmeiras subiu para os 34 pontos e se distanciou ainda mais da zona do rebaixamento. Além disso, conseguiu um resultado importante para ganhar confiança para o quarto final da competição.

Com 34 pontos, o time agora está em 12º, a quatro pontos da zona de descenso. O Tricolor gaúcho ficou com 46 pontos, em quinto, um abaixo do Galo. Com a mesma contagem aparece o Timão, em sexto, após ser derrotado por 1 a 0 pelo Botafogo em Manaus. O triunfo tirou o clube carioca da lanterna, ultrapassando o Coritiba no número de vitórias (8 a 7, sendo ambos têm 29 pontos).

Quem também deixou o Coxa para trás foi o Criciúma, e com um resultado de impacto, ao bater o Santos por 3 a 0 em seus domínios. A equipe catarinense tem agora 30 pontos, em 18º, perdendo para o Bahia saldo de gols.

Do mesmo estado, a Chapecoense deu sequência a sua boa fase ao derrotar o Bahia por 1 a 0, em Salvador. O time agora chegou aos 34 pontos, logo abaixo do Palmeiras, e, ao mesmo tempo, abriu quatro para os baianos, em mais um choque direto.

Janela aberta?

Do outro lado da tabela, a vitória do Flamengo para cima do Cruzeiro faz os adversários pensarem se o atual campeão está em seu pior momento no campeonato. Os comandados de Marcelo Oliveira não perdiam duas partidas seguidas pelo Brasileirão desde o ano passado, quando, acabou cedendo nas antepenúltima e penúltima rodadas da edição 2013, já entrando em campo com o título assegurado.

Além disso, a Raposa não perdia por três gols de diferença na competição desde agosto de 2012 – se formos considerar outros certames, é preciso mencionar uma vitória do arquirrival Atlético Mineiro, no Independência, pelo Estadual de 2013.

O Inter foi quem se aproveitou, numa combinação de resultados perfeita para deixar o revés diante da Chapecoense para trás. “Depois do que aconteceu na quinta, a gente vê que vale a todo o esforço e sacrifício. Ninguém está aqui só por dinheiro”, afirmou o meia Alex, autor de um golaço contra o Flu de Fred, emocionado no Beira-Rio. “A nossa carreira é muito difícil. Somos julgados o tempo todo. Esse sentimento veio de dentro, nada é fácil no futebol. Essa é a explicação por ter extravasado esse choro.”

Resultados da 28ª rodada

Sábado

Palmeiras 2 x 1 Grêmio

Goiás 3 x 0 Coritiba

Botafogo 1 x 0 Corinthians

Domingo

Flamengo 3 x 0 Cruzeiro

Atlético/MG 1 x 0 São Paulo

Bahia 0 x 1 Chapecoense

Internacional 2 x 1 Fluminense

Sport 1 x 2 Vitória

Atlético/PR 3 x 0 Figueirense

Criciúma 3 x 0 Santos

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.