NATAL RN-Roberto Fernandes lamenta queda do ABC: “É refletir, planejar e voltar muito mais forte”



Roberto Fernandes, técnico do ABC — Foto: ReproduçãoRoberto Fernandes, técnico do ABC — Foto: Reprodução

Roberto Fernandes, técnico do ABC — Foto: Reprodução

O filme de 2013 não se repetiu no ABC. Contratado para salvar o Alvinegro do rebaixamento, desta vez na Série C, Roberto Fernandes não conseguiu obter êxito. Em 10 jogos, foram duas vitórias, cinco empates e três derrotas. Ainda no domingo, pouco depois da vitória do Treze sobre o Confiança, que acabou decretando a queda do ABC para a Série D, ele se manifestou em uma rede social (veja acima).

– Lamento demais o rebaixamento, principalmente pelo torcedor, esse, sim, em nenhum momento fraquejou, ao contrário, mostrou que é muito maior que o time e resultados… Agora é refletir, planejar, e voltar muito mais forte e preparado para recuperar o espaço perdido… – escreveu.

O treinador também usou trecho da música “Volta por cima”, composição de Paulo Vanzolini que virou clássico na voz do cantor Noite Ilustrada. Aquela que diz: “Reconhece a queda e não desanima. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.

Roberto Fernandes lamenta rebaixamento do ABC para a Série D — Foto: Diego Simonetti/@MajorFotografiasRoberto Fernandes lamenta rebaixamento do ABC para a Série D — Foto: Diego Simonetti/@MajorFotografias

Roberto Fernandes lamenta rebaixamento do ABC para a Série D — Foto: Diego Simonetti/@MajorFotografias

Erros de avaliação e reflexão

Na entrevista coletiva de sábado, logo após o empate com o Sampaio Corrêa, Roberto Fernandes comentou que o ABC errou em avaliações ao longo da temporada. Um destes erros envolve o inchaço do elenco e o fato de o clube não poder contratar no momento decisivo da competição.

– Eu tenho a consciência muito tranquila de que a gente fez o que estava ao nosso alcance. Ao longo da temporada, cabe uma avaliação depois que acabar o campeonato. Eu acho que errou-se muito na avaliação da característica da competição, o tamanho do ABC e da sua tradição. Houve uma avaliação equivocada em vários momentos. Quando eu assumi o ABC, faltava um turno inteiro e mais um jogo, e a gente só tinha quatro contratações (para fazer). Equipes que estão disputando o acesso contrataram ainda essa semana. Equívocos… Cada campeonato tem seu perfil. A gente, em algum momento, equivocou-se na avaliação desse perfil. Entrega não faltou – falou.

Roberto ainda lembrou da primeira passagem pelo futebol do Rio Grande do Norte, em 2012, quando ABC e América-RN disputavam a Série B do Campeonato Brasileiro. Agora, os dois maiores clubes do estado vão se reencontrar na Série D de 2020, e ainda tem o risco do rebaixamento do Globo FC. O treinador até comparou com a atual situação dos principais clubes de Alagoas, CSA e CRB.

– A reflexão é muito mais profunda. Nós temos hoje a possibilidade real de as duas equipes do Rio Grande do Norte serem rebaixadas (referindo-se ao Globo FC). Se isso acontecer, o Rio Grande do Norte só vai ficar, em termos de ranking, igual ao Piauí. Todos os outros estados passaram a gente. Quando eu cheguei aqui (2012), as duas equipes eram Série B. Se ficar olhando o pequenininho, ‘a culpa foi disso’, ‘a culpa foi daquilo’ (…) Tem que olhar o macro que tem muita coisa que precisamos ter uma avaliação e ver o que está se fazendo do lado. O que fez, por exemplo, o futebol alagoano? Em 2012, o CRB estava na Série C, tinha perdido o acesso para o América-RN no ano anterior, e o CSA nem Série D era. O CSA hoje está na Série A e o CRB brigando pelo acesso na Série B – declarou.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.