Natal RN; Polícia identifica preso morto em cadeia no RN; são 20 casos este ano


mag

O Instituto Técnico e Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) identificou o preso que foi encontrado morto na tarde deste sábado (17) dentro do presídio provisório Professor Raimundo Nonato Fernandes, na Zona Norte de Natal. Magnum Guedes de Moura, de 28 anos, morreu dentro de uma cela. O Itep ainda não sabe qual a forma como ele foi assassinado. Somente em 2015, são 20 os casos de assassinatos de detentos dentro do sistema prisional potiguar.

Magnum Guedes virou réu em uma ação penal um dia antes de ser assassinado. Na sexta-feira (16), o juiz Cleanto Alves Pantaleão Filho, da 3ª vara criminal de Natal, recebeu denúncia do Ministério Público contra ele. Magnum respondia por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo e seria notificado para, em 10 dias, apresentar defesa. Ele havia sido preso no dia 10 de setembro passado, por uma equipe da Delegacia de Homicídios de Natal (Dehom), sob suspeita de envolvimento em um assassinato em Ponta Negra, na Zona Sul da cidade.

Em entrevista ao G1 nesta sexta (16), o juiz da vara de execuções penais, Henrique Baltazar, reforçou que havia possibilidade de mais outras mortes em presídios potiguares. “Em muitos casos os presos são mortos por outros detentos e eles simulam um suicídio, mas não simulam nem com tanta preocupação. Essa situação é absurda. O Estado é responsável pela vida dos presos e não está cumprindo com mais uma de suas obrigações”, disse Baltzar.

“Hoje são as facções criminosas que controlam os presídios. A situação é calamitosa e eu não entendo porque o Ministério Público ainda não buscou uma intervenção federal no sistema prisional do Rio Grande do Norte”, acrescentou o magistrado.

20 mortes em 2015
Este ano, segundo a Coordenadoria de Análises Criminais da Secretaria de Segurança Pública, 20 detentos já foram assassinados ou encontrados mortos em condições suspeitas dentro de unidades prisionais do estado. Com a morte registrada neste sábado (17), foram 18 somente depois de agosto, quando conflitos entre facções criminosas começaram a se intensificar nos presídios.

O primeiro conflito envolvendo grupos rivais aconteceu no dia 16 de agosto na Cadeia Pública de Caraúbas, na região Oeste do estado. Na ocasião, quatro presos assassinados a facadas:Antônio Edigleidson de Souza, o Ceará, de 27 anos; Genilson Bezerra de Oliveira, mais conhecido como Assuzinho ou Quinho, de 36 anos; Gledstone Clementino Araújo, chamado de Jacaré, de 36 anos; e João Paulo Silva Dias, o JP, de 38 anos.

Dois dias depois, um detento foi morto no Presídio Rogério Coutinho Madruga, que também fica em Nísia Floresta. A vítima foi identificada como Emerson Santos da Luz, de 28 anos, mais conhecido como ‘Índio’.

Policiais militares e agentes penitenciários retomaram o controle da Cadeia Pública de Caraúbas (Foto: Divulgação/PM)Cadeia Pública de Caraúbas, na região Oeste do estado (Foto: Divulgação/PM)

Já na manhã do dia 24 de agosto, na Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó, um interno também foi assassinado a facadas. Fábio Júnior da Silva Patrício, 21 anos, era natural da cidade de Serra Caiada.

A polícia ainda investiga a possibilidade de outros dois detentos terem sido assassinados em razão dos conflitos. Também no dia 24 de agosto, um preso identificado como Cassiano Henrique Galvão, de 21 anos, foi encontrado enforcado dentro do Presídio Provisório Raimundo Nonato, na Zona Norte de Natal. No dia seguinte, o presidiário Denison Costa e Silva, de 27 anos, foi encontrado morto em uma das nove celas do primeiro andar do Centro de Detenção Provisória do Potengi, também na Zona Norte da capital potiguar. Ele foi encontrado enforcado com um lençol.

No dia 5 deste mês, dois detentos foram encontrados mortos no próprio Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato Fernandes, que também é conhecido como Cadeia Pública de Natal. Os corpos foram identificados como Edson Nascimento da Costa e Alexsandro Ferreira de Freitas.

Na mesma madrugada, dois apenados foram assassinados a facadas dentro da Penitenciária Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o Pereirão, que fica na cidade de Caicó, na região Seridó do estado. As vítimas foram José Fagner Tibúrcio, de 32 anos, e Sairo Luan Leite, de 21.

No dia seguinte, um detento foi enforcado numa trave de futebol na quadra do pavilhão 1 da Penitenciaria Estadual de Alcaçuz. José Wilde da Silva tinha 38 anos e cumpria pena por tráfico de drogas.

Cryslon Carlos Lima (Foto: Divulgação/Sejuc)Cryslon Carlos Lima (Foto: Divulgação/Sejuc)

Na manhã do dia 9, um preso foi encontrado morto dentro do Centro de Detenção Provisória de Ceará-Mirim, cidade da região Metropolitana da capital potiguar. Segundo a Polícia Civil, o detento estava dependurado pelo pescoço, mas com os joelhos encostados no chão – o que levanta a suspeita de assassinato. A Secretaria de Justiça e Cidadania informou que o preso foi identificado como Cryslon Carlos Lima, de 22 anos, detido na unidade desde abril pelo crime de roubo.

Foto que mostra o preso Joel do Mosquito sendo estrangulado dentro da Cadeia Pública de Natal foi feita e divulgada pelos próprios detentos (Foto: Divulgação/Polícia Civil)Foto que mostra o preso Joel do Mosquito sendo
estrangulado dentro da Cadeia Pública de Natal
foi feita e divulgada pelos próprios detentos
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Já no dia 10, detentos do Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, a Cadeia Pública de Natal, fotografaram e espalharam pelas redes sociais uma imagem que mostra o traficante Joel Rodrigues da Silva, o ‘Joel do Mosquito’, sendo estrangulado dentro do pavilhão B da unidade. O corpo do preso foi encontrado dependurado pelo pescoço.

No dia 16, Clésio Barbosa de Souza Oliveira, de 36 anos, foi encontrado dependurado em uma pilastra na entrada do pavilhão 4 do presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta.

Abaixo, veja a lista completa dos presos mortos em 2015

Dia 17/10 – Magnum Guedes de Moura (Presídio Raimundo Nonato Fernandes, em Natal)
Dia 16/10 – Clésio Barbosa de Souza Oliveira (Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta)
Dia 10/10 – Joel Rodrigues da Silva (Presídio Raimundo Nonato Fernandes, em Natal)
Dia 9/10 – Cryslon Carlos Lima (CDP de Ceará Mirim, em Ceará-Mirim)
Dia 6/10 – José Wilde da Silva (Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta)
Dia 5/10 – Edson Nascimento da Costa (Presídio Raimundo Nonato Fernandes, em Natal)
Dia 5/10 – Alexandre Ferreira Freitas (Presídio Raimundo Nonato Fernandes, em Natal)
Dia 5/10 – José Fagner Tibúrcio (Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó)
Dia 5/10 – Sairo Luan Leite (Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó)
Dia 3/10 – Jefferson Vieira Lopes da Silva (Penitenciária Agrícola Mário Negócio, em Mossoró)
Dia 25/8 – Denison Costa e Silva (CDP do Potengi, em Natal)
Dia 24/8 – Cassiano Henrique Galvão (Presídio Raimundo Nonato Fernandes, em Natal)
Dia 24/8 – Fábio Júnior da Silva Patrício (Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó)
Dia 18/8 – Emerson Santos da Luz (Presídio Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta)
Dia 16/8 – Antônio Edigleidson de Souza (Cadeia Pública de Caraúbas, em Caraúbas)
Dia 16/8 – Genilson Bezerra de Oliveira (Cadeia Pública de Caraúbas, em Caraúbas)
Dia 16/8 – Gladstone Clementino Araújo (Cadeia Pública de Caraúbas, em Caraúbas)
Dia 16/8 – João Paulo Silva Dias (Cadeia Pública de Caraúbas, em Caraúbas)
Dia 10/6 – Alexsandro Teodósio da Silva Pessoa (Presídio Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta)
Dia 6/2 – Eliel Heberton da Silva (Ceduc de Caicó, em Caicó)

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.