NATAL RN-Missa natalina leva centenas de fiéis para Catedral Metropolitana


172447A Catedral Metropolitana de Natal atraiu um grande número de fieis, que foram recebidos com uma mensagem de alegria, do arcebispo metropolitano dom Jaime Vieira Rocha durante celebração da missa de Natal na noite de hoje (24). Logo no início da missa, uma família conduziu a imagem do menino Jesus que foi entregue ao arcebispo e colocada num presépio. Cerca de mil pessoas participaram da celebração, que começou às 21h.

Ana SilvaFiéis celebram Missa do Galo na Catedral Metropolitana de NatalFiéis celebram Missa do Galo na Catedral Metropolitana de Natal


O arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, enfatizou ser o natal um momento de reflexão, que traz o apelo em celebrar a alegria pelo nascimento do Salvador do mundo que veio trazer a verdadeira paz. “Estamos vivendo a graça da noite santa do Natal do senhor de 2015, que para humanidade se reveste de algumas atitudes que vão sendo apresentadas pelo tempo e circunstâncias. Peço reflexão, silêncio e solidariedade”, disse.

Dom Jaime destacou a mensagem do Papa Francisco para este natal.  Pedindo silêncio para que se possa ouvir a voz do amor. ” Ele nos convida a termos a consciência de que o natal é uma ruidosa festa, mas precisamos voltar para o silêncio e ouvir o amor de Deus no presépio. Vamos partilhar de proximidade com Maria, José e o menino Deus e ter consciência de que somos irmãos”, afirma.

Durante a homilia, Dom Jaime chamou os cristãos para se aproximarem da palavra de Cristo, e assim, ajudar uns aos outros. “Devemos ser conscientes de que somos irmãos e devemos zelar pelo amor de Deus que vem a nós. O Papa Francisco chama atenção para que possamos descobrir a beleza do mundo pelo zelo ao meio ambiente para enfrentarmos problemas e desafios do tempo de hoje. Vivemos  em uma sociedade complexa, vamos combater as injustiças e desatenção”, disse.

Com o intuito de agradecer pelas muitas graças alcançadas e louvar o “aniversariante” da noite, o aposentado Teotônio da Costa, 75 anos, manteve a tradição de vários anos em assistir a celebração. Há 25 anos o aposentado traz a família para a missa da Catedral. “Essa missa é um referencial, pois celebra o nascimento de Cristo. Todo ano a gente vem agradecer pelo ano que Deus nos concedeu, por tudo que ele reservou para nós”, afirma.

O vendedor Jorge Vinicius Rodrigues, 32 anos, destacou a importância da missa e explicou que vem à Catedral Metropolitana para ouvir a mensagem do Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha. Jorge disse que passou por um ano difícil, e veio agradecer pelos obstáculos enfrentados. “Esse ano foi difícil mas também de grandes vitórias. Diante do altar do Senhor apresentamos todas conquistas e entregamos novo ano que inicia”, disse.

Ana SilvaEstudante Vanessa Soares, 35 anos, levou toda a família vestida de vermelho para a missaEstudante Vanessa Soares, 35 anos, levou toda a família vestida de vermelho para a missa


A família da estudante Vanessa Soares, 35 anos, chamava atenção dos que entravam na Catedral na noite de natal. A estudante, o marido e os dois filhos estavam vestidos de vermelho. Segundo Vanessa, desde o ano passado, a cor foi adotada pela família no dia 24 como uma maneira de homenagear a família, que para ela é o símbolo maior da noite de Natal. “É uma maneira de agradecer pela união da nossa família nesta noite tão importante”, explicou.

Missa

Também chamada Missa do Galo, a celebração que remete ao nascimento de Jesus teve origem em Roma, a partir do século V e tradicionalmente é realizada à meia-noite, do dia 24 de dezembro, véspera do Natal, com o sentido de procurar a luz em meio à escuridão. O nome remete a ave considerada símbolo de vigilância e fidelidade e que desperta aos primeiros raios de sol. Os tempos modernos levaram à antecipação do horário.

Veja fotos da missa do Galo:

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.