NATAL RN-Força feminina nas arquibancadas: ABC conta com fiéis escudeiras


image

No Brasil, o futebol é muitas vezes tratado como algo que vai muito além de um simples esporte. Para uns, o esporte bretão é uma religião. Em Natal, um grupo de torcedoras alvinegras demonstra a cada jogo todo o seu amor pelo ABC. Tereza Cristina, Nathália Fidélis, Lívia Maria, Luana Dantas, Vanessa Pessoa, Beatriz Alves e Fabiula Pessoa mostram com orgulho suas carteirinhas de sócias torcedoras, e contam desde quando essa paixão pelo Mais Querido começou.

– Todo mundo aqui ama o ABC graças às nossas famílias. Nossos pais, avós, tios e irmãos foram quem nos ensinaram a amar o clube. Ainda bem! – conta Beatriz.

Torcedoras fanáticas do ABC vão a todos os jogos do clube (Foto: Alexandre Filho/ GloboEsporte.com)Torcedoras fanáticas do ABC vão a todos os jogos do clube (Foto: Alexandre Filho/ GloboEsporte.com)

Como todo torcedor apaixonado pelo seu clube, elas fazem do ABC um “personagem” importante de suas histórias de vida. Quando questionadas sobre a representatividade que o clube tem em suas vidas, todas entraram em um consenso.

– O ABC é uma grande família para nós. Os amigos são considerados irmãos, o Frasqueirão é a nossa segunda casa, a camisa a segunda pele e a bandeira o nosso manto sagrado – declarou Nathália.

Em 2014, elas não mediram esforços para acompanhar de perto o elenco alvinegro jogar. Para assistir à partida entre Vasco e ABC, válida pela Série B do Campeonato Brasileiro, cinco delas viajaram até o Rio de Janeiro. Na Cidade Maravilhosa, elas conheceram pontos turísticos mundialmente conhecidos, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e por último, claro, o Maracanã, local do duelo entre as equipes. O resultado não foi o esperado (o Vasco derrotou o ABC por 1 a 0), mas as lembranças são as melhores.

– Foi o auge das nossas viagens, porque nós viajamos muito pelo interior do estado, pelo Nordeste, sempre acompanhando o clube, mas nunca tínhamos ido para lá assistir o ABC jogar – disse Vanessa, que afirma que o grupo vai repetir a dose para ver o ABC enfrentar o Botafogo pela Série B deste ano.

Ainda na temporada passada, apesar da campanha ruim na Série B, as fanáticas seguidoras do ABC puderam vivenciar a melhor campanha da equipe na Copa do Brasil. Além de eliminar o Vasco nas oitavas de final, com uma vitória por 2 a 1 sobre os cariocas na Arena das Dunas, na fase seguinte, apesar de ser eliminado, o ABC conseguiu um realizar um grande feito. O elenco alvinegro venceu o time do Cruzeiro, que se sagrou campeão brasileiro dois meses depois. O resultado final, de 3 a 2 para o Mais Querido, inclusive com um golaço do atacante Alvinho, traz esperanças ao grupo de torcedoras de que na temporada 2015 seja ainda melhor do que a anterior.

No ano do centenário do clube, as expectativas são as melhores possíveis. O acesso à Série A é o objetivo principal, mas, para o primeiro semestre, as jovens revelam um desejo: a conquista do Campeonato Potiguar no mesmo ano em que os rivais também comemoram 100 anos de fundação. Por falar em rivalidade, sempre que possível elas cutucam o rival alvirrubro.

– No Rio Grande do Norte só o ABC disputa a Série B, o resto é da ‘C’ para baixo – brinca Luana, lembrando o fato de que o arquirrival disputará a Série C este ano.

Porém, nem tudo são flores. Mostrando entender de futebol, elas se dizem preocupadas com o atual momento do clube e não poupam críticas ao técnico Roberto Fonseca. Segundo elas, falta a Fonseca “um pouco de coragem”, pois o treinador é considerado por elas como “retranqueiro”. Mas, para as torcedoras, nem tudo está perdido. Reconhecendo os valores do atual elenco e a boa atuação no Clássico Rei, elas respondem, em uníssono, quem é o melhor jogador da equipe: “Daniel Amora!”.

Apesar das críticas ao técnico Roberto Fonseca e da incredulidade no título do primeiro turno do estadual, elas não desanimam. Neste domingo, o ABC enfrenta o Santa Cruz às 17h, no Estádio Iberezão, e elas afirmam que estarão lá para apoiar a equipe. E como neste domingo é comemorado o Dia Internacional da Mulher, o grupo de torcedoras alvinegras espera ter motivos de sobra para festejar a data.

* Com supervisão de Augusto Gomes.

Para ler mais notícias do GloboEsporte.com Rio Grande do Norte, clique emgloboesporte.globo.com/rn. Siga também o GE RN no Twitter e por RSS.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.