NATAL RN-Cemitérios públicos e privados tem programação especial para hoje


169902

Todos os cemitérios de Natal terão momentos de reflexão para diversas religiões até o fim do dia. Mas para muita gente aproveitou a data para complementar a renda com a venda de velas, flores, água e lanches nas avenidas em frente às necrópoles, o que dificultou o trânsito. A sobriedade de muitos visitantes só foi quebrada pela suspensão de água nos cemitérios administrados pela Prefeitura de Natal.
Morada da Paz também teve grande movimento nesta segunda-feira

Embora a programação se estenda até o final da tarde, um número considerável de pessoas optou por homenagear seus entes queridos logo cedo. É o caso da professora aposentada Lourdes Alves Monteiro de 63 anos. No cemitério Morada da Paz, em Parnamirim, ela foi visitar o pai, um cunhado e um sobrinho. “Desde que meu pai era vivo a gente tem essa tradição. Ele dizia para a gente ir ao cemitério e rezar pelos outros para que as pessoas façam o mesmo pela gente”, comentou.

Católica, a professora sempre tem o hábito de rezar um terço diante do túmulo e trazer flores. Para Lourdes, a vida não acaba com a morte. “Tem a ressurreição, que Jesus é quem sabe quando vai ser”, acredita. Mas a aposentada não foi sozinha visitar seus falecidos. Acompanhada de outras oito pessoas, de todas as idades, Lourdes Alves ficou para ver a missa e até tirou uma selfie com os familiares.
Famosos
Além de haver mais movimento, os cemitérios públicos possuem jazigos ilustres. Um dos mais visitados ainda é do criminoso João Rodrigues Baracho, morto aos 32 anos em 1962. Na sua modesta estrutura do descanso eterno havia na manhã de hoje garrafas d’água, latas de cerveja, velas, papel com oração de agradecimento, copos com espumante com baratas afogadas e até um pedaço de pizza.
Há 15 anos, o casal Josefa e Francisco oferecem a Baracho dois maços de vela e duas garrafas d´água. “Meu filho estava há 18 anos sem arranjar um emprego. Eu me apeguei com ele, primeiramente com Jesus né, e disse que ia trazer todo Dia de Finados”, contou a aposentada. Segundo eles, a água foi o último pedido de Baracho à beira da morte. Por ter sido negado, seus devotos tentam compensar a sede depois da morte.
Cemitério do Bom Pastor teve grande movimento – Foto:Magnus Nascimento
Josefa Lacerda também chegou a ficar dias internada na UTI com problema no coração. Depois que começou a recuperar-se, também pediu a interseção do bandido. Para o casal, Baracho foi um Robin Wood potiguar. “Ele fazia o que fazia para dar para os pobres. Ele só assaltava quem tinha [muito dinheiro]”, asseverou o marido de Josefa.
Torneira seca
A Prefeitura de Natal determinou que nenhum cemitério da cidade tivesse àgua nas torneiras. “No decorrer dos anos anteriores, tinha muita gente que preparava os túmulos no dia de Finados. Aí, sujavam o túmulo vizinho de tinta, ficava tudo molhado, pessoas ficavam escorregando na água. É por isso que nesse ano decidimos que não teria água hoje. Até alertamos a população com antecedência para que não deixasse de preparar seu túmulo”, explicou Kellington Gama, diretor do departamento de Cemitério da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).
Mas teve gente não gostou da ideia. A comerciante Rosa Lima é uma delas. “Não tem água para a gente colocar uma florzinha no túmulo. Se eu colocar a flor que comprei sem água, ela vai morrer na mesma hora”, reclamou. “Também está tudo sujo. Muitos túmulos que a família não cuida mais ficam assim abandonados”, falou, apontado para o espaço vizinho ao da sua família.
Trânsito e Transporte 
O trânsito nas vias em frente aos cemitérios está parcial ou completamente interditado. Portanto, quem não vai para uma necrópole deve evitar trafegar por esses locais. A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) também mudou parte do percurso dos ônibus que passam pelo Bom Pastor. As linhas 01, 08, 22, 59 e 71 tiveram seu itinerário adaptado. A secretaria informou que na ida, os ônibus serão desviados pelas ruas Petronildo Diogo Silva, Napoleão Laureano e a av. Amintas Barros. Na volta, o o caminho é pelas ruas Santa Tereza, Manoel Miranda e Aristófanes Fernandes. Como é feriado nacional, todos os ônibus de Natal operam com a tarifa social, ou seja, a passagem está pela metade do preço para qualquer usuário.
PROGRAMAÇÃO NOS CEMITÉRIOS PRIVADOS
– Morada da Paz
14:00h Palestra Espírita
15:00h Missa com o Pe. Iranildo Augusto
16:30h Homenagem Especial
17:00h Missa com o Arcebispo. Dom Jaime Vieria Rocha e co-celebração por Cônego José Mario
– Parque da Passagem
14:30h Culto com Pastor Ezequiel Minist. de Louvor Raios de Luz
16:00h Homenagem Especial
17:00h Missa com o Pe. Gentil
– Caicó
Morada da Paz
16:00h Missa com o Pe. Messias Vitor Cerimonial musical, Suênia Monteiro Vieira e Halisom Silva

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.