NÃO É FAKE -Médicos conseguem eliminar câncer de mama agressivo sem quimioterapia


Estudo sugere que um terço dos pacientes poderia se beneficiar dessa nova abordagem de tratamento
Agência EFE
SAÚDE | por Agência EFE | Do R7

03/06/2023 – 07H36 (ATUALIZADO EM 03/06/2023 – 17H48)
https://www.r7.com/vwnw

A-
A+
Médicos dizem ser seguro tratar alguns pacientes com câncer de mama sem quimioterapia
Médicos dizem ser seguro tratar alguns pacientes com câncer de mama sem quimioterapia
DIVULGAÇÃO/SES
Adaptar a terapia do câncer de mama com base na resposta do paciente pode eliminar a necessidade de quimioterapia em um número significativo de tratamentos, que atualmente são padrão, de acordo com um estudo que sugere que um terço dos pacientes pode evitar essa técnica com sucesso.

O ensaio clínico de fase 2 PHERGain, liderado pela empresa hispano-americana de pesquisa em oncologia Medsir, foi apresentado em Chicago na sexta-feira (2), primeiro dia da reunião anual da ASCO (Sociedade Americana de Oncologia Clínica). O evento, o maior encontro do setor, que reúne cerca de 40 mil profissionais, vai até terça-feira (6).

VEJA TAMBÉM
Tratamento inovador elimina totalmente o câncer de mama em estágio inicial
SAÚDE
Tratamento inovador elimina totalmente o câncer de mama em estágio inicial
Por que falar em cura do câncer é difícil – e o que significa a remissão
SAÚDE
Por que falar em cura do câncer é difícil – e o que significa a remissão
Tratamento elimina em um mês câncer de paciente que já não tinha mais esperanças
SAÚDE
Tratamento elimina em um mês câncer de paciente que já não tinha mais esperanças
Entre junho de 2017 e abril de 2019, o estudo envolveu 356 pacientes maiores de 18 anos com câncer de mama HER2+ operável em estágio inicial, de 2 a 3. Este subtipo agressivo tradicionalmente requer quimioterapia como tratamento padrão.

Os pacientes do grupo A receberam uma combinação de quimioterapia e medicamentos trastuzumabe e pertuzumabe, enquanto o tratamento do grupo B foi adaptativo, projetado para contornar a quimioterapia com base no progresso individual.

O último grupo começou com dois ciclos de pertuzumabe, trastuzumabe e terapia endócrina. Se a tomografia por emissão de pósitrons (PET scan) mostrasse uma resposta, eles seriam submetidos a mais seis ciclos sem quimioterapia.

Após os seis ciclos de tratamento, os pacientes do grupo A foram submetidos à cirurgia, enquanto os pacientes do grupo B o fizeram após oito ciclos.

Depois da cirurgia, aqueles que não apresentavam sinais de câncer (conhecidos como resposta patológica completa ou pCR) continuaram o tratamento sem quimioterapia.

Liderados pelos médicos Javier Cortés, Antonio Llombart-Cussac e José Pérez, o estudo teve como objetivo avaliar tanto a porcentagem de pCR na mama e na axila, no momento da cirurgia, naqueles que responderam bem ao PET scan, quanto a sobrevida livre de doença após três anos.

Em 2021, o The Lancet relatou que 37,9% dos pacientes do grupo B que responderam ao tratamento alcançaram uma resposta patológica completa. Na sexta-feira, na conferência de Chicago, foi revelado o segundo critério: as taxas de sobrevivência.

No grupo B, como enfatizou Cortés durante a apresentação, foram incluídos tanto os pacientes que eventualmente receberam quimioterapia quanto os que conseguiram continuar sem ela.

Os dados mostram que 95,4% dos pacientes (255) desse grupo não tiveram recidiva três anos depois, e entre os que conseguiram evitar a quimioterapia ao longo do estudo, quase 30%, esse percentual subiu para quase 99%.

Pesquisadores de 45 centros em sete países europeus — Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Portugal e Reino Unido — participaram do estudo.

A equipe destaca que é a primeira a ajustar gradativamente o tratamento com base na resposta, desviando-se da opção padrão de quimioterapia.

A Medsir, cofundada em 2012 por Cortés e Llombart-Cussac, entre outros, observa que cerca de um em cada cinco cânceres de mama tem células cancerígenas com cópias adicionais do gene que produz a proteína HER2. Esse tipo de câncer tende a ser mais agressivo do que outros.

O tratamento típico combina quimioterapia, trastuzumabe e pertuzumabe. Mas os resultados promissores obtidos apenas com os dois últimos fármacos questionam agora a obrigatoriedade do recurso à quimioterapia, técnica mais tóxica e com maiores efeitos secundários.

Os achados são, portanto, encorajadores, demonstrando que em certos pacientes, com tumores em estágio inicial ou menos avançados, é possível e seguro evitar a quimioterapia sem comprometer o resultado final.

“Gostaria de agradecer aos pacientes e suas famílias, aos pesquisadores e a toda a equipe por confiar em nós e nos permitir realizar essa pesquisa independente”, concluiu Cortés, professor da Universidade Europeia de Madri e diretor do International Breast Centro de Câncer de Barcelona e Madri.

Veja mitos e verdades sobre o câncer de mama

mamografia, itaquerão, corinthians

mamografia-exame-mama
Mães sentadas e amamentando

Outubro Rosa, mês da conscientização sobre o câncer de mama
mamografia, itaquerão, corinthians

1 / 7
https://www.r7.com/vwnw

mamografia-exame-mama
Mães sentadas e amamentando

Outubro Rosa, mês da conscientização sobre o câncer de mama
mamografia, itaquerão, corinthians
O câncer só é desenvolvido por quem já teve caso na família. Mito. O mastologista explica que os cânceres, no geral, se originam por causa de um desgaste do organismo, que acontece por diversos fatores – isso é o que ocorre em 90% dos casos de tumores de mama. ‘Mais ou menos 10% são hereditários, a pessoa já nasce com o defeito genético que causa câncer e, nesses casos, há bastante histórico na família’, observa

Freepik

CÂNCER DE MAMA
QUIMIOTERAPIA
CIRURGIA
REMÉDIOS
TRATAMENTO
https://www.r7.com/vwnw

Celulares não vendidos estão sendo comprados a preço de fábrica
MaisVolume Lotes
|
Sponsored
Esse método estranho pode auxiliar sua visão naturalmente
(assista)
Ocularpower
|
Sponsored

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.