MUNDO NOVO-Inteligência artificial detecta câncer de mama com precisão semelhante à de médicos


02/08/2023 – 15H54 (ATUALIZADO EM 02/08/2023 – 16H11)
https://www.r7.com/hX3V

A-
A+
Trabalho envolveu mais de 80 mil mamografias
Trabalho envolveu mais de 80 mil mamografias
DIVULGAÇÃO/SES
Um programa de IA (inteligência artificial) parece ser capaz de reduzir a carga de trabalho dos radiologistas na detecção do câncer de mama, segundo os primeiros resultados de uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (2), embora seja cedo para atestar sua eficácia.

Realizado na Suécia e publicado na The Lancet Oncology, o estudo conclui também que não há riscos no uso de IA para orientar as análises dos radiologistas.

VEJA TAMBÉM
Cientistas descobrem tratamento capaz de curar o câncer de mama em duas semanas
SAÚDE
Cientistas descobrem tratamento capaz de curar o câncer de mama em duas semanas
Número de mamografias cai na pandemia e casos de câncer ficam mais graves
SAÚDE
Número de mamografias cai na pandemia e casos de câncer ficam mais graves
Tratamento inovador elimina totalmente o câncer de mama em estágio inicial
SAÚDE
Tratamento inovador elimina totalmente o câncer de mama em estágio inicial
Os pesquisadores separaram cerca de 80 mil mulheres em dois grupos de tamanhos semelhantes.

Todas realizaram uma mamografia, mas o primeiro grupo foi acompanhado da forma convencional, ou seja, pelos olhos de dois radiologistas independentes, enquanto os dados dos segundo foram analisados primeiramente por uma IA e depois por apenas um radiologista.

A análise feita pela IA não apresentou um desempenho pior e até mesmo detectou um maior número de tumores em seu grupo. Por outro lado, a taxa de “falsos positivos” — casos nos quais o primeiro exame detecta falsamente um câncer — foi similar.

O uso desta tecnologia pode reduzir à metade a carga de trabalho destes médicos, porque o procedimento que envolve a IA precisa de apenas um radiologista.

Estes resultados são promissores, pois os exames de detecção são uma das principais formas de combater o câncer de mama. Em países como a França, os testes são muito frequentes entre mulheres de 50 a 74 anos, seguindo as recomendações europeias.

“O grande potencial da IA neste momento é que poderia reduzir o estresse dos radiologistas pela quantidade excessiva de análises” de exames, disse Kristina Lang, radiologista da Universidade Lund, na Suécia, e autora principal do estudo.

Porém, Lang acredita que esses promissores resultados preliminares não sejam “suficientes por si só para confirmar que a IA está pronta para ser implementada nas mamografias de triagem”, disse em um comunicado.

Apesar do estudo, é cedo demais para concluir a atuação da IA neste campo, e serão necessários vários anos para saber se é tão eficaz quanto a dupla opinião humana.

Neste sentido, os pesquisadores preveem comparar, dentro de dois anos, a taxa de cânceres diagnosticados que não foram detectados nas análises.

Os dados do estudo lançam luz sobre o risco de “sobrediagnóstico”, ou seja, a detecção de tumores que não teriam se convertido em perigosos sem tratamento.

A questão do sobrediagnóstico concentra as críticas contra a política de testes generalizados, embora as pesquisas confirmem seu papel em reduzir a mortalidade por câncer de mama.

O risco de sobrediagnóstico “deveria despertar a cautela em relação à interpretação dos resultados”, advertiu o oncologista Nereo Segnan, que não participou do estudo, em declaração a The Lancet Oncology, embora tenha reconhecido que a pesquisa é promissora.

Stephen Duffy, professor de detecção de câncer na Universidade Queen Mary, em Londres, que não participou do estudo, afirma que a IA pode ter diagnosticado em excesso certas formas de câncer de mama inicial, chamadas de carcinoma ductal in situ.

No entanto, elogiou a “pesquisa de alta qualidade” e disse que reduzir a carga de trabalho dos radiologistas é “uma questão de considerável importância” em muitos programas de detecção de câncer de mama.

Já completou 50 anos? Hora de fazer a mamografia

Mamografia é o principal exame para se descobrir alterações ou irregularidades na mama

1 / 7
https://www.r7.com/hX3V

Mamografia é o principal exame para se descobrir alterações ou irregularidades na mama

O câncer de mama é o mais comum entre as brasileiras. Apenas neste ano, 59.700 mulheres devem ter o diagnóstico de câncer de mama confirmado em todo o país, segundo o INCA – o Instituto Nacional do Câncer

ThinkStock

CÂNCER
MAMA
MAMOGRAFIA
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
https://www.r7.com/hX3V

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.