MUNDO NO FINAL-‘Prédio de Neymar’ em Balneário Camboriú balança durante passagem de ciclone;


As torres do Yachthouse em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, foram vistas balançando com o vento de até 120 km/h, segundo a construtora, durante a passagem do ciclone em Santa Catarina nesta quinta-feira (13).

O local é conhecido pelo investimento de Neymar, que comprou uma das coberturas ainda na planta.

Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
De acordo com especialistas, o movimento é necessário e desejável nos edifícios. O leve balançar da estrutura protege de fissuras, por exemplo (veja explicação abaixo).

Com 81 andares, as torres lideram o ranking dos edifícios residenciais mais altos do Brasil, segundo o Skyscraper Center.

O vídeo foi compartilhado pela construtora Pasqualotto & GT, responsável pela obra, que monitora a velocidade do vento em seus empreendimentos. A empresa afirma que um aparelho, instalado no alto do edifício, marcou rajadas de 120 km/h nesta quinta-feira.

Alcino Pasqualotto, proprietário da construtora, diz que o movimento não é sentido pelos moradores. Eles percebem apenas o som do vento e, se olharem pela janela, podem ver um leve vaivém.

Vento balança torre do Yachthouse by Pininfarina — Foto: Juliano Mattjie/ Arquivo pessoal
Vento balança torre do Yachthouse by Pininfarina — Foto: Juliano Mattjie/ Arquivo pessoal

A cobertura de Neymar já foi entregue ao atacante do Paris Saint-Germain, no último andar do Yachthouse by Pininfarina. O super apartamento está passando por obras de personalização, com instalação de piso, piscina e decoração.

Balançar é preciso
Todos os edifícios precisam ter algum nível de oscilação, ainda que ela não seja percebida, segundo especialistas. O fenômeno é natural e desejável, pois o movimento evita que o prédio tenha danos estruturais causados pelo vento.

“Deixar o prédio em pé, que chamamos de estado limite último (ELU), é a parte mais simples (de projetar um edifício). O mais difícil é o conforto, garantir que as pessoas não sintam que o prédio está balançando, ainda que seja um movimento muito pequeno, diz o engenheiro Bruno Franzmann, que atuou em projetos de arranha-céus em Balneário Camboriú.

O nível de oscilação é considerado também para mensurar tubulações e esquadrias. Quanto mais alto o edifício, maior o “balanço”.

Em agosto de 2022, também durante a passagem de um ciclone, as torres do Yachthouse já haviam chamado a atenção pelo balanço.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
50 vídeos
Vídeo mostra momento em que avião derrapa na pista do aeroporto de Florianópolis
Vídeo mostra passageiros gritando no momento em que avião derrapa em SC
Placa atinge carro durante passagem de ciclone em SC

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.