MOSSORÓ RN-Polícia Federal prende oito em Mossoró
Na ação de ontem, foram presos diversos parentes do empresário Edvaldo Fagundes, que até o fechamento desta edição (18h) ainda era considerado foragido junto com um dos filhos identificado como Rodolfo Leonardo Soares Fagundes de Albuquerque. Foram detidos a esposa do empresário Zulaide de Freitas Gadelha e dois filhos identificados como Ana Catarina Fagundes de Albuquerque e Edvaldo Fagundes de Albuquerque Filho.
Além deles, foram presos um genro do empresário identificado como Felipe Vieira Pinto; os administradores Genival Silvano de Souza e Miguel Ângelo Barra e Silva; e o contador Tupinambá de Paiva Carvalho. As prisões teriam ocorrido para evitar fugas dos investigados, segundo o procurador Emanoel de Melo em entrevista coletiva ontem após a operação.
Sonegação
De acordo com o MPF, o grupo é acusado de integrar uma organização criminosa que, desde 1990, pratica crimes de sonegação fiscal, apropriação indébita previdenciária, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. “Por meio de um grande emaranhado de empresas, muitas delas de ‘fachada’, o chamado Grupo Líder conseguiu sonegar mais de R$ 500 milhões”, detalhou trecho do material divulgado pelo MPF.
Segundo as investigações, o empresário, a esposa e quatro filhos detinham poder de mando no grupo. O MPF apontou 13 laranjas e 21 empresas envolvidas.
As supostas ilegalidades já haviam levado a Polícia Federal a deflagrar outras duas operações – em dezembro de 2013 e em 26 de março deste ano. As ações de autoria dos procuradores da República Aécio Tarouco e Emanuel Ferreira apontam que a organização criava empresas que só existiam no papel.
A utilização dos chamados “laranjas” seria para garantir o livre ingresso de receitas nos caixas do grupo, assim como o branqueamento de bens, mediante complexo esquema de blindagem patrimonial contra as ações da Receita. As investigações do MPF, ainda em andamento, também apontaram que o Grupo Líder teria como “matriz” a empresa Tecidos Líder Indústria e Comércio Ltda., autuada pela primeira vez em 2004.
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook