“Mesmo sem Incentivo o Comércio de Baixa do Meio é Responsável por Geração de Emprego” Segundo alguns Pequenos Empresários…


HPIM0351

Mesmo o comércio sendo responsável por garantir grande parte dos empregos no distrito, os empresários lamentam que muitos produtos que são comprados pela prefeitura fora do município deveriam ser adquiridos no comércio local. Isso dificulta a contratação de mais funcionários, se não tem rotatividade de mercadorias não tem como manter funcionários empregados ou contratar novos.

O grande responsável por empregar a população atualmente é a prefeitura que tem quase 1/3 da população empregada, isso chega a quase 3.364 mil servidores na folha de pagamento. Se houvesse um planejamento de investimento no comércio poderíamos colocar uma boa parte de pessoas no trabalho formal de carteira assinada garantindo seus direitos trabalhistas, visto que um funcionário de contrato na prefeitura não tem esses direitos.

São muitos os relatos que ouvimos dos pais de famílias que precisam encaminhar seus filhos para outros Municípios ou Estados em busca de oportunidade de emprego, o que gera tristeza na família.

Para o empresario farmacêuticoWildemberg Bezerra, o maior problema é que não existe politicas que defendam essa causa, para ele se a câmara de vereadores tivesse representantes com a finalidade de criar projetos para gerar emprego e renda a realidade dos jovens do município em especial do distrito de Baixa do Meio seria completamente diferente.Os comerciantes que não recebem incentivo estão na dificuldade de manter seus trabalhadores e as portas de seus comércios abertas, eles vêem a situação do comércio de Baixa do Meio entrar numa grande crise e a partir disso aumentar o desemprego na cidade.

Na verdade não se ver otimismo na geração de emprego e renda pelo poder  publico municipal, os poucos investimento que a prefeitura faz em obras não contempla essa essa lacuna. A Câmara Municipal por sua vez não trata desse assunto como deveria tratar, visto que isso geraria dignidade ao povo do município.

A cada dia que passa fica mais difícil emprego no polo industrial da Petrobras instalada no município, isso fica provado pelo discurso do vereador Edinho de Moacir quando reconhece que: “pessoas não conseguem entrar nas empresas por falta de qualificação, segundo ele um pai de família não tem como pagar um curso estando desempregado.” Porém continua defendendo o gestor com unhas e dentes.

Isso atrai mão de obra de outros lugares deixando o povo da cidade sem emprego pelo motivo de falta de investimento publico em qualificação profissional.

Como podem ver o futuro de Guamaré não é um dos melhores. Emprego é a garantia de dignidade de qualquer cidadão, se não tem, logo qualquer jovem irá procurar o caminho do erro. O poder publico deve garantir o ingresso dos nossos jovens ao emprego. Não cabe a um Gestor Publico prometer em campanha emprego na prefeitura, visto que a ingressão na carreira publica é através deCONCURSO PÚBLICO. Quando um Gestor municipal “incha” uma folha de pagamento contratando pessoas, ele está iludindo a população, por que ele sabe que a qualquer hora o Ministério Publico irá recomendar a demissão de todos, e isso tem ocorrido já em nossa cidade, e causará transtorno a todos. Imaginem o que o povo vai fazer sem emprego dado pelo prefeito, e agora sem a qualificação que não teve e o comércio não emprega por que não teve incentivo.

O Prefeito e Vereadores que não faz politicas de geração de emprego, que não trabalha para o futuro, mas para se manterem no poder, eles não apoiam o comercio para não dar liberdade ao povo, não fazem a politica de gastos municipal participativa por que não sabem “onde” o dinheiro foi gasto, não cria creches de tempo integral por que irão prometer novamente as mesmas promessas, não constrói uma escola de modelo pois somente é interessante que seus filhos se formem, não investe na educação pois fica mais fácil manobrar o povo alienado. Sinto muito amigos  não tenho como parabenizar um gestor que usa da maquiagem.

Vale dizer que nosso município tem uma renda entre R$ 14 a 20 Milhões de Reais ao mês, não podemos dizer que não tem como fazer uma cidade diferente. Reformas são apenas reformas, logo estarão necessitando de outra reforma, mas a politica de planejamento garante os direitos ao povo e o futuro dos nossos filhos e netos.

Muda Guamaré.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.